sexta-feira, 17 de julho de 2009

Ensaio para Marte

Astronautas passam 3 meses confinados em aparelho que simula viagem ao planeta, para testar resistência física e emocional

Rio - Os seis voluntários da simulação de voo ao Planeta Marte, que estavam isolados do mundo exterior há 105 dias, foram “soltos” ontem. Observados diariamente, eles participavam de uma espécie de ‘Big Brother’ com o objetivo de estudar os efeitos no homem do isolamento de longa duração.

A tripulação (quatro russos, um francês e um alemão) saiu do módulo do Instituto de Problemas Biomédicos (IPBM) da Academia de Ciências da Rússia sorridente e aparentemente em boas condições físicas.

O russo Serguei Riazanski, 34 anos, comandante da operação, disse estar “perfeitamente bem”. Iniciada em 31 de março, a experiência foi dividida em três partes: simulação do voo da nave pela órbita terrestre, trajeto a Marte e estadia do aparelho na órbita marciana.

Os seis viveram estes três meses em minúsculos cômodos individuais, de cerca de 3 metros quadrados. Desde que a escotilha foi fechada, suas únicas possibilidades de deixar o módulo eram em caso de doença ou outros fatores que pudessem forçar um voluntário a abandonar a experiência. No entanto, todos conseguiram chegar até o final.

A experiência foi uma prévia do projeto “Marte-500”, que simulará um voo ao Planeta Vermelho com outra tripulação e de início previsto para o final deste ano ou 2010. A próxima etapa consistirá em fechar seis pessoas no módulo durante 520 dias, duração total de uma missão a Marte. Um voo de ida e volta da Terra a Marte, que a Agência Espacial Europeia crê que terá condições de realizar em 2030, levaria 520 dias: 250 para a ida, 30 no local e 240 para a volta.

Entre os efeitos psicológicos e fisiológicos observados durante o período de isolamento no módulo estão o estresse, a regulação hormonal, a imunidade, a qualidade do sono e o humor da tripulação.

Agentes de endemias cruzam os braços em favelas, por medo

Responsáveis pelo combate ao mosquito da dengue, 100 servidores decidem parar depois que colega foi morto no lugar de estuprador

Rio - O desaparecimento do agente de controle de endemias Júlio Baptista Almeida da Silva Barroso, 29 anos, que teria sido confundido com um estuprador e sequestrado por traficantes da Favela Nova Brasília, no Complexo do Alemão, levou os supervisores dos mata-mosquitos a suspender o combate a focos do Aedes aegypti nas comunidades da área programática 3.1, que abrange os complexos do Alemão, da Penha e da Maré, as favelas de Manguinhos, Vigário Geral e Parada de Lucas e da Ilha do Governador. Cerca de cem agentes estarão fora das comunidades e serão remanejados.



Assustados com a barbárie, colegas do funcionário público contam muitos outros casos de violência e constrangimento em comunidades dominadas pelo tráfico. No Complexo do Alemão, por exemplo, há cerca de três meses, os mata-mosquitos passaram a trabalhar com agentes do Programa de Saúde da Família na tentativa de, em grupos, evitar riscos.

“As comunidades são nossa prioridade, principalmente pelas condições do sistema sanitário, mas os agentes de endemias não têm como trabalhar hoje nessas áreas. Todos serão transferidos para a área urbana até que haja resposta para esta situação”, afirmou um dos coordenadores da AP 3.1.

O índice de infestação considerado aceitável pela Organização Mundial de Saúde é de até 1% das residências e nessas comunidades, segundo os agentes, a taxa está em torno de 7%. Cada funcionário, que trabalha diariamente das 8h às 17h, visita 25 casas por dia.

Como O DIA noticiou ontem, Júlio teria sido confundido com um estuprador que se disfarçava de mata-mosquitos para atacar mulheres na região. Ele desapareceu na tarde do último dia 9, depois do trabalho. Segundo informações passadas à polícia, uma mulher teria apontado para o rapaz quando ele passava perto da antiga fábrica de refrigerantes na Estrada do Itararé, esquina com a Rua Jehovan Costa. Pelo menos sete homens que estavam em um ponto de mototáxi teriam abordado Júlio e o levado para dentro da favela.

Júlio teria tentado argumentar, mostrando sua identificação. Moradores e pessoas que passavam pela rua teriam sido espantadas pelo grupo. A mãe de Júlio, Dona Elenice Almeida da Silva, 71 anos, se agarra à religião para confortar o sofrimento. “Não tenho ilusão de que vou encontrá-lo. Nem sei se o corpo dele vai aparecer porque a gente sabe do que esses bandidos são capazes. Como sou espírita, sei que o espírito dele sempre estará por perto e por isso preciso ter e guardar apenas boas lembranças”, disse ela.

O prefeito Eduardo Paes cobrou a investigação do caso. “Não há certeza nisso, por enquanto é especulação. Eu fiz um pedido à polícia para que continue investigando”, disse Paes. Presidente do Movimento Popular de Favelas, William de Oliveira questionou a paralisação do serviço nas comunidades. “Somos solidários à dor da família, mas o trabalho não pode parar. As comunidades têm poucos serviços públicos e os focos do mosquito estão espalhados”. O secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, disse que não há determinação para retirar os agentes. “ Eles vão continuar entrando na comunidade porque precisamos fazer esse trabalho. Mas vamos dar a eles a condição de segurança”, afirmou.

Servidores denunciam falta de segurança

Agentes de controle de endemias vão se reunir hoje, às 9h, na porta da prefeitura, na Cidade Nova. Eles vão cobrar mais segurança e empenho nas buscas por Júlio. Os servidores também sugerem que agentes comunitários sejam capacitados para atuar nas comunidades e evitar situações de risco.

“Já ficamos sob fogo cruzado em confrontos e muitas vezes ficamos sob a mira de armas. Eu mesma passei um dia inteiro trabalhando no Alemão com um bandido armado atrás de mim. Ele queria que eu recolhesse caramujos africanos, apesar de essa não ser nossa função”, contou uma funcionária pública.

Outra agente de endemias disse que uma colega foi feita refém, enquanto cuidava de uma casa na Ilha . “Os bandidos invadiram a casa onde ela colocava o larvicida e a mantiveram presa por mais de meia hora”, lembrou.

Servidores também reclamam das condições de trabalho. Há postos instalados nas comunidades que funcionam, segundo os agentes, no banheiro de uma associação de moradores e até debaixo das escadas de uma igreja.

INVESTIGAÇÃO

INQUÉRITO EM TRÊS DELEGACIAS
Depois de passar por três delegacias, o inquérito sobre o desaparecimento de Júlio voltou para a 44ª DP (Inhaúma). Hoje, um amigo do agente de saúde, que recebeu a informação sobre sua suposta morte, será ouvido. Ontem, a irmã de Júlio prestou depoimento na delegacia.

CASO PARADO
As vítimas do estuprador que se passava por mata-mosquito viram a foto de Júlio e negaram que ele fosse o criminoso. “Esta certeza eu já tinha. Julinho era muito correto em tudo. A mãe sabe o filho que tem. Mas quero que todas as pessoas saibam quem ele era. Não quero que ele fique com nenhuma mancha”, disse Elenice Almeida, mãe do rapaz. “Infelizmente, o inquérito está parado. Três suspeitos detidos não foram reconhecidos”, disse o delegado Felipe Curi. Digitais coletadas na casa de uma vítima serão confrontadas com banco de dados do Detran.

ORDEM DO TRÁFICO
O agente de saúde teria sido morto por traficantes do Complexo do Alemão, por ter sido confundido com o criminoso que atacou sete vítimas disfarçado de mata-mosquito. A ordem para a suposta morte de Júlio pode ter partido do chefe do tráfico do local, Luciano Martiniano da Silva, o Pezão.

Palco do show de Madonna na França afunda e deixa 1 morto

Paris (França) - O afundamento do palco em fase de montagem para o próximo show em Marselha, sul da França, da cantora americana Madonna causou hoje a morte de uma pessoa, informaram fontes policiais. Várias pessoas também ficaram feridas no incidente, e ainda não se sabe as circunstâncias que o causaram.

Em nota transmitida pela Live Nation France, filial que organiza seus espetáculos, Madonna disse que está arrasada com a tragédia. "Acabo de saber da notícia trágica e estou prostrada. Minhas preces estão voltadas para os feridos e suas famílias, e expresso minha simpatia profunda por todos os envolvidos por esta notícia dilacerante", declarou a diva.

O palco para o show, previsto para 19 de julho, estava sendo montado no estádio Velodrome dessa cidade francesa.

Ex-guarda de prisão reclama de perseguição por 'ser sexy'

Londres (Inglaterra) - Uma ex-funcionária de uma prisão na Grã-Bretanha está processando seus antigos empregadores alegando ter se sentido forçada a pedir demissão após ter sofrido perseguição dos colegas por causa de sua beleza.

Segundo a BBC Brasil, Amitjo Kajla, 27 anos, afirma ter sido vítima de perseguição e assédio moral na prisão de Brindsford, em Wolverhampton, dedicada a jovens criminosos, pela maneira como se comportava e se vestia.

Mas nas primeiras audiências, vários de seus ex-colegas questionaram seu comportamento com os prisioneiros e deram a entender que ela se recusou a adotar sugestões sobre como se apresentar diante deles.

Eles alegam ter ouvido um prisioneiro dizer a ela: "A senhorita é muito sexy". Os ex-colegas também afirmaram que muitos dos prisioneiros sabiam onde Kajla morava.

A BBC Brasil ainda informa, que outra colega disse que Kajla não seguia as recomendações de manter o cabelo e a maquiagem discretos, e que usava um "uniforme justo".

Com informações de agências internacionais

Austrália: turista sobrevive por 12 dias perdido em montanha

Austrália - Um turista do Reino Unido de 19 anos foi encontrado hoje com vida depois de 12 dias perdido nas Montanhas Azuis, a oeste da cidade australiana de Sydney.v

Jamie Neale tinha sido visto pela última vez no último dia 3 quando saiu de seu albergue em direção ao cume do monte Solitary, uma excursão que habitualmente dura cerca de dez horas. Apesar de ser um turista com experiência, ele não retornou naquele dia.

Após o resgate, Neale foi encaminhado para um hospital. Seu pai e um tio chegaram a viajar à Austrália esta semana para se unir à equipe de buscas, formada por quase 60 pessoas.

As informações são da EFE

Bordel dá desconto para clientes que usam bicicleta em Berlim

Berlim (Alemanha) - Um bordel de Berlim, na Alemanha, encontrou um modo criativo de atrair clientes preocupados com o aquecimento global e com a crise econômica: o estabelecimento oferece desconto para clientes que usarem bicicletas para chegar ao local, informou a Reuters, nesta segunda-feira.

"A recessão atingiu o nosso ramo", disse Thomas Goetz, dono do bordel Maison d'Envie. "Esperamos que o desconto atraia mais pessoas. É bom para o meio ambiente, é bom para os negócios e é bom para as garotas".

Os clientes que chegarem ao bordel em uma bicicleta ou puderem provar que usaram um meio de transporte público ganharão um desconto de 5 euros (cerca de R$ 13) nos programas.

"Nós temos cerca de três a cinco novos clientes por dia que aproveitam o desconto", disse Thomas. Ele também garantiu que o trânsito nas imediações melhorou nas redondezas.

As informações são do Terra

Buquê de casamento causa acidente de avião na Itália

Roma (Itália) - A tradição de jogar buquês de flores durante casamentos causou a queda de um avião na noite do último sábado na Itália, informou o jornal Corriere della Sera.

Segundo a BBC Brasil, um acidente teria acontecido no parque Montioni, na cidade de Suvereto, na região da Toscana, depois que um casal de noivos contratou um avião para jogar as flores para as mulheres convidadas.

No entanto, elas teriam sido sugadas pelo motor da pequena aeronave no momento em que foram jogadas, causando um incêndio e uma explosão.

O piloto, Luciano Nannelli, de 61 anos, escapou sem ferimentos, mas o passageiro responsável por jogar o buquê sofreu traumatismos craniano e na face e fraturas em ambas as pernas.

Nenhuma das pessoas que estava na pousada onde a aeronave caiu sofreu ferimentos.

Mulher mais velha a dar à luz morre em decorrência de tumor

Los Angeles (EUA) - A espanhola Carmen Bousada, que se tornou a mulher mais velha do mundo a dar à luz, com 67 anos de idade, morreu em decorrência de um tumor, apenas dois anos e meio depois de ser mãe de gêmeos.

Poucos detalhes sobre a morte foram divulgados. O óbito foi informado pelo irmão de Carmen, ao jornal espanhol Diario de Cádiz.

Nem lugar onde Carmen morreu, aos 70 anos, foi divulgado, somente que aconteceu no sábado e que a mulher foi diagnosticada com um tumor poucos meses depois de ser mãe, de acordo com o jornal.

Segundo disse à imprensa quando foi mãe, a espanhola, da cidade de Cádiz, no sul da Espanha, teve que mentir sobre sua idade para receber um tratamento de fecundação in vitro, em uma clínica de Los Angeles, já que o limite legal é de 55 anos.

Após receber o tratamento, os gêmeos Pau e Christian nasceram em uma clínica de Barcelona, pesando 2,1 kg e 2,3 kg, respectivamente.

Os meninos, que nasceram sete semanas antes do previsto, ficaram hospitalizados durante três semanas, mas deixaram o hospital em bom estado de saúde.

O caso de Carmen a colocou no Livro Guinness dos Recordes como a "mãe mais velha do mundo", já que é 130 dias mais velha que a romena Adriana Iliescu, quem deu à luz a menina, Eliza, em 2005, aos 66 anos.

A gravidez e o parto de Carmen geraram debates sobre os aspectos éticos e humanos de uma maternidade tão tardia.

As informações são da EFE

FBI procura professor americano acusado de pedofilia

Washington (EUA) - O FBI incluiu nesta quinta-feira em sua lista dos mais procurados dos Estados Unidos Enric Justin Toth, um professor de 27 anos acusado de produzir pornografia infantil e que poderia estar se oferecendo na internet para dar aulas particulares.

A polícia informou que Toth, que trabalhava como professor em uma escola particular na área metropolitana de Washington, é procurado pelas acusações de pornografia infantil.

O FBI divulgou os dados e as fotografias do suspeito porque teme que ele possa se oferecer como professor particular na internet e pede a colaboração dos cidadãos para conseguir qualquer dado que possa levar à detenção dele.

Toth, 27 anos, mede 1,60 m e pesa 70 kg. Tem o cabelo curto e castanho, olhos verdes e, segundo as fotos distribuídas, costuma usar óculos.

O FBI desconhece o lugar de seu nascimento e sua nacionalidade, mas adverte que "pode ser considerado perigoso e poderia ter tendências suicidas".

Toth foi acusado por um júri do Tribunal Federal do Distrito de Maryland em 1º de dezembro de 2008 de ter produzido pornografia infantil no estado de Maryland e em outros lugares.

Naquele mesmo dia, foi publicada uma ordem federal de detenção, mas o professor segue em paradeiro desconhecido.

As infomrações são da EFE

Raio fere 25 durante jogo de futebol na Áustria

Estíria (Áustria) - Um raio feriu levemente 25 pessoas que disputavam ou assistiam a uma partida de futebol na região austríaca de Estíria, informou nesta quarta-feira a polícia.

O acidente aconteceu ontem à tarde, na cidade de Leoben, nas instalações da Associação Atlética da polícia local. Segundo informações, um grupo de pessoas foi treinar e decidiu passar a tarde jogando bola.

Depois de alguns minutos em campo, um raio caiu perto de uma das entradas do local, sem acertar ninguém. O impacto do raio, no entanto, derrubou vários jogadores e espectadores, que sentiram enjôos. Quatro pessoas foram levadas para um hospital, mas já receberam alta.

As informações são da EFE

Mulher perde 50 kg para adotar criança na Grã-Bretanha

Londres (Inglaterra) - Uma mulher da cidade de Beechwood, no interior da Grã-Bretanha, foi aconselhada a emagrecer para poder adotar uma criança. Melanie King pesava 127 kg e sofria de problemas de saúde decorrentes da obesidade, como asma.

Segundo a BBC Brasil, a mulher foi recusada para um tratamento de inseminação artificial na Grã-Bretanha por causa de seu peso, além de ter sofrido um aborto espontâneo ao fazer uma tentativa em outro país. Então, ela e o marido optaram pela adoção.

Mas para conseguir adotar ela teve que perder cerca de 50 kg, o que levou aproximadamente oito meses.

Um representante do Conselho de Middlesbrough, que cuidou do processo de adoção, explicou ao jornal local Evening Gazette que o bem-estar da criança é o principal critério na avaliação dos possíveis pais adotivos.

Com informações de agências internacionais

Carcereiro de Ingrid Betancourt é extraditado aos EUA

Bogotá (Colômbia) - O ex-chefe das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) Gerardo Antonio Aguilar, conhecido como "César", um dos carcereiros da ex- candidata presidencial colombiana Ingrid Betancourt e de três americanos, foi extraditado nesta quinta-feira aos EUA, confirmaram fontes policiais.

Cerca de 50 homens da polícia escoltaram "César" até o avião do departamento antidrogas americano (DEA) que o transferirá a Washington para que seja julgado por um tribunal do Distrito de Columbia pelos crimes de narcotráfico e lavagem de ativos.


As informações são da EFE

Explosão em fábrica de fogos de artifício mata 6 no Paquistão

Islamabad (Paquistão) - Pelo menos seis pessoas morreram nesta quarta-feira e várias ficaram feridas numa explosão que destruiu uma fábrica de fogos de artifício no leste do Paquistão, informou a emissora Geo TV.

O acidente aconteceu na localidade de Muridke, perto da cidade de Lahore, capital da província de Punjab, no leste do país. A fábrica funcionava numa casa alugada. Além de derrubar o imóvel, a explosão causou danos às residências próximas.

No sul da Ásia, são frequentes os acidentes em fábricas de explosivos, fogos de artifício e morteiros. Geralmente, estes estabelecimentos desrespeitam as normas de segurança estipuladas pelas autoridades.

As informações são da EFE

Farc libertam 2 engenheiros civis sequestrados há 8 meses

Bogotá (Colômbia) - Dois engenheiros civis sequestrados pela guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) há oito meses foram libertados nas últimas horas em uma estrada do Departamento (Estado) colombiano de Arauca, na fronteira com a Venezuela.

De acordo com informações da Radio Caracol, os dois libertados, identificados como Lina María Mogollón Vargas e Sergio Antonio Cobos Gómez, foram sequestrados por guerrilheiros das Farc em 20 de novembro de 2008 nos arredores do complexo petroleiro de Arauca, onde trabalhavam.

Cobos Gómez disse à rádio que viver em cativeiro "é difícil" e que não deseja isso para "nenhum ser humano". Livre, ele afirmou sentir "uma felicidade enorme".

O engenheiro civil não sabe se a empresa pagou um resgate para que eles fossem libertados.

Segundo números oficiais, as Farc mantêm mais de 700 pessoas sequestradas em todo o país.

As informações são da EFE

Equipes encontram 2 caixas-pretas de avião no Irã

Teerã (Irã) - Autoridades do Irã anunciaram que foram encontradas duas das três caixas-pretas do avião da Caspian Airlines que caiu no norte do país, na quarta-feira, com 168 pessoas a bordo.

Segundo informações da BBC Brasil, pelo menos uma das duas caixas estava danificada. As caixas-pretas devem ser enviadas para análise na Rússia, pela fabricante do avião - um Tupolev Tu-154 com 22 anos de uso.

Os destroços da aeronave estão espalhados por uma grande área rural da província de Qazvin, a 120 km a noroeste de Teerã.

O avião fazia o voo entre a capital iraniana e Yerevan, na Armênia, quando caiu 16 minutos após a decolagem. Testemunhas afirmam ter visto a aeronave descer "de bico", com a cauda em chamas.

Com informações de agências internacionais

Foco na Zona Sul

Rio - As favelas Pavão, Pavãozinho e Cantagalo, em Ipanema e Copacabana, serão as próximas a receber uma Unidade de Polícia Pacificadora — o programa que tem ocupado comunidades e expulsado traficantes de drogas.

A ocupação, que ocorrerá ainda em 2009, reforçará a tendência de priorizar o trabalho em favelas da Zona Sul — Dona Marta, em Botafogo, e Chapéu Mangueira/Babilônia, no Leme, já estão sob o controle da PM. As outras comunidades beneficiadas são o Batan, em Realengo, e Cidade de Deus, em Jacarepaguá.

Protesto do crime

A ocupação do Pavão/Pavãozinho era prevista por traficantes dos morros. Eles chegaram a promover uma reunião com moradores para que estes reclamassem de algumas obras do PAC nas comunidades e fizessem um abaixo-assinado contra a ida da polícia.

Quarentena para pessoas próximas à paciente

Rio - Pessoas que tiveram contato com a paciente do Rio estão sendo monitoradas. Um parente dela apresentou sintomas leves e passa bem. O secretário Hans Dohmann argumentou que, quando buscou o PAM, a vítima não preencheu os critérios para uso do medicamento Tamiflu. “Tomamos todas as medidas necessárias”, garante.

A confirmação da morte não muda a estratégia adotada no Rio, segundo Dohmann, que disse não temer aumento de procura nos hospitais por conta de casos de gripe. “Essa é uma gripe que em 99,55% dos casos o paciente passa sem complicação, e a letalidade ocorre em cerca de 0,45%, igual à gripe comum. Essa mulher faz parte da minoria que morre sem ser do grupo de risco e que tem o tipo agressivo da gripe”, disse.

Morta não era do grupo de risco

O Rio registrou a primeira morte por gripe suína. Uma mulher de 37 anos morreu segunda-feira de pneumonia depois de passar oito dias internada em um hospital particular da Zona Norte da cidade. Em todo o Brasil, já são 11 óbitos pela doença — 7 no Rio Grande do Sul, 3 em São Paulo e um no Rio. Do total, 7 foram confirmados ontem. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou que o vírus já circula no País. Ou seja: não é transmitido apenas a quem viaja ao exterior ou tem contato com quem viajou.

Segundo o secretário municipal de Saúde do Rio, Hans Dohmann, a primeira vítima da doença na cidade não viajou recentemente para outros países, nem teve contato com pessoas que vieram do exterior. A mulher não se encaixa no perfil de risco da doença, pois não tinha fragilidade de saúde pré-existente que pudesse agravar seu estado. Além dela, outras duas das sete pessoas que tiveram as mortes confirmadas ontem também não seriam do grupo de risco.

A paciente procurou um PAM no dia 3, onde foi medicada contra gripe comum e orientada a retornar em caso de piora. Dia 5, já com sintomas de pneumonia, foi para o hospital particular. A confirmação da gripe suína veio dia 10 e ontem foi concluído outro exame.

Segundo Temporão, o histórico de um paciente de São Paulo, que morreu dia 30, foi o que fez subir o alerta em relação ao contágio no Brasil. “O caso confirma que o novo vírus circula em território nacional. Após profunda análise da vida do paciente, não foi possível encontrar qualquer vínculo com alguém que tenha viajado. Essa é a primeira evidência de que o vírus circula no País”, afirmou.

A constatação coloca o Brasil como o oitavo país do mundo a ter transmissão sustentada da doença, além de EUA, México, Canadá, Chile, Argentina, Austrália e Reino Unido — países para onde o ministério desaconselhou brasileiros a viajarem. Além de São Paulo, há evidências de que o vírus também já circula no Rio Grande do Sul, diz Temporão.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Pais de Rita de Cássia deixam a prisão

Casal conseguiu o direito de liberdade provisória nesta manhã

Rio - A professora Fátima Rodrigues Edivirges Sena, 50 anos, e contador Gilson Rodrigues de Sena, 51 anos, deixaram a prisão no início da tarde desta segunda-feira.

Eles são pais da menina Rita de Cássia Rodrigues de Sena, 5 anos, que morreu sabado à noite após cair do 5º andar do apartamento onde morava, no Condomínio Vivenda de Tomás Coelho, na Zona Norte, 19 minutos depois de ter sido deixada sozinha pela mãe. Eles foram presos em flagrante no sábado por abandono de incapaz e estão sujeitos a pena de até 16 anos de prisão.



O casal conseguiu o direito de liberdade provisória. O pedido da advogada Fátima Pandolfo foi aceito no fim da manhã pelo juiz André Nicolett. Fátima deixou a Polinter de Mesquita, na Baixada Fluminense, em um carro particular junto com a advogada, parentes e o marido Gilson, que foi liberado pouco antes da Polinter do Centro do Rio.

A expectativa agora é pelo enterro de Rita de Cássia. A cerimônia chegou a ser marcada para as 16h desta segunda, no Cemitério de Inhaúma, mas foi transferida para as 11h desta terça-feira, no Cemitério de Irajá.

As irmãs de Rita de Cássia, Carolina, de 18 anos, e Camila, de 14 anos, deveriam prestar depoimento nesta terça-feira na 44ª DP (Inhaúma), mas como o enterro foi marcado para este dia, o depoimento delas deve ser somente na quarta-feira. Carolina está grávida de 8 meses e passou mal quando soube do acidente. Camila está na casa de uma tia e ainda muito abalada.

Tragédia com criança e desespero dos pais

‘Sempre tive todo cuidado com minhas filhas. Em frações de segundos, aconteceu tudo aquilo: Rita estava estirada no chão, com o travesseiro e o edredom de um lado e lençol do outro. A dor é muito grande. Não matei minha filha”, disse Fátima em depoimento desesperado.

Imagens do circuito interno mostram que os pais não impediram a morte por segundos: eles entraram no elevador de volta à casa 31 segundos antes de a filha cair. Segundo a polícia, eles entraram em casa um minuto depois da queda.

Ela tinha medo de altura, diz mãe de menina que caiu

Rio - Nitidamente abalada, Fátima Rodrigues de Sena, mãe da menina Rita de Cássia Rodrigues de Sena, 5 anos, que morreu no último sábado após cair do 5º andar do prédio em que morava na Zona Norte, disse que a filha tinha medo de altura. Segundo Fátima e seu marido, Gilson Rodrigues de Sena, ela "não tinha essa peraltice de ir pra cozinha e subir - porque tem criança que arrisca". Os pais da menina foram soltos nesta segunda-feira após a Justiça conceder habeas-corpus aos dois.

O casal conseguiu o direito de liberdade provisória. O pedido da advogada Fátima Pandolfo foi aceito no fim da manhã pelo juiz André Nicolett. Fátima deixou a Polinter de Mesquita, na Baixada Fluminense, em um carro particular junto com a advogada, parentes e o marido Gilson, que foi liberado pouco antes da Polinter do Centro do Rio.

A expectativa agora é pelo enterro de Rita de Cássia. A cerimônia chegou a ser marcada para as 16h desta segunda, no Cemitério de Inhaúma, mas foi transferida para as 11h desta terça-feira, no Cemitério de Irajá. "Foi horrível. Vocês nem podem imaginar a minha dor. A minha dor é muito grande. Eu sempre tive zelo por ela", comentou Fátima.



As irmãs de Rita de Cássia, Carolina, de 18 anos, e Camila, de 14 anos, deveriam prestar depoimento nesta terça-feira na 44ª DP (Inhaúma), mas como o enterro foi marcado para este dia, o depoimento delas deve ser somente na quarta-feira. Carolina está grávida de 8 meses e passou mal quando soube do acidente. Camila está na casa de uma tia e ainda está muito abalada.

Tragédia com criança e desespero dos pais

‘Sempre tive todo cuidado com minhas filhas. Em frações de segundos, aconteceu tudo aquilo: Rita estava estirada no chão, com o travesseiro e o edredom de um lado e lençol do outro. A dor é muito grande. Não matei minha filha”, disse Fátima em depoimento desesperado.

Imagens do circuito interno mostram que os pais não impediram a morte por segundos: eles entraram no elevador de volta à casa 31 segundos antes de a filha cair. Segundo a polícia, eles entraram em casa um minuto depois da queda.

“Não temos dúvida de que houve crime de abandono de incapaz. Eles deixaram uma criança de 5 anos num apartamento com tela de proteção rasgada. Como pode os pais deixarem uma criança de 5 anos sozinha? Tenho um filho de 5 anos e isso é inconcebível”, disse a delegada Adriana Belém, da 25º DP (Engenho Novo).

A menina caiu às 23h23 por uma tela de proteção que estava rasgada na janela da área de serviço. Junto ao corpo, seus pertences: mochila da Barbie com roupas, cadernos e brinquedos, lençol, travesseiro, edredom, chupeta e tesoura.

Além dos objetos atirados pela criança, a polícia apreendeu no apartamento um revólver 38, de propriedade do pai, que foi agente penitenciário, mas não tem porte de arma.

Ao chegar ao apartamento e não encontrar a filha, Fátima voltou à festa junina onde estava, nervosa. Ela teria sugerido que o DJ anunciasse o sequestro da menina. Vizinhos circularam em busca de algum suspeito e viram o corpo. “A criança respirava e a barriga mexia. A ambulância demorou a chegar. Depois de mais de 20 minutos, senti a pulsação muito fraca”, disse um morador.

A criança chegou a ser levada para o Hospital Salgado Filho, no Méier, aonde já chegou sem vida. O delegado Marco Aurélio de Castro espera resultado da perícia quarta-feira: “Não sei se a criança estava brincando. Acredito que tenha forçado a tela, que, danificada, não suportou o peso”.



Vizinhos elogiam zelo da mãe com as duas filhas

Na delegacia, os pais exibiam o desespero. Mal tinham forças para se defender. “Ela (Rita) colocou uma camisola linda que minha mãe deu. Parecia uma princesa. Ainda pinguei remédio no nariz dela”, relatou a professora Fátima Rodrigues Sena, sobre os últimos instantes com a filha. Vizinhos retratam uma mãe zelosa, sempre junto a Rita e a Camila, 14 anos. “Era muito atenciosa”, confirma Roseli Ribeiro, dona do bar do condomínio.

Peritos vão ao apartamento

Todas as janelas do apartamento possuem redes de proteção. Havia, porém, defeito numa delas. “A empregada encostou o ferro na tela da área de serviço e abriu buraco”, contou a mãe, que ainda acreditava na hipótese de alguém ter jogado a filha. Com os olhos vermelhos e inchados, Gilson chorava. “Ela era uma menina maravilhosa”, disse o contador.

Peritos estiveram no condomínio onde a pequena Rita de Cássia morreu para investigar os motivos do crime. Durante 20 minutos, eles tiraram fotos e recolheram a tela de proteção na área de serviço, que estava furada e a menina teria passado quando se jogou. Para o agente Hélio Martins ainda é cedo para se ter uma conclusão.

- A Polícia trabalha, mas os laudos da perícia precisam de tempo para ficar prontos. Precisamos esperar para tirar uma conclusão, disse Helio Martins.

Médico que negou atendimento a gestantes trabalha há 33 anos no Miguel Couto

Rio - Um profissional competente e de conduta irreprenssível. Assim Mário Guilherme Fonseca, chefe da obstetrícia do Hospital Miguel Couto, descreveu, em depoimento prestado nesta segunda-feira na 14ª DP (Leblon), o médico Roberto Tizi Ferraz, profissional que negou atendimento a três gestantes e ainda escreveu números de linhas de ônibus e da maternidade no braço de uma delas. Manoela Costa, de 29 anos, perdeu o bebê.

Nesta tarde, Mário Guilherme Fonseca prestou depoimento na 14ª DP. Ele afirmou que Tizi tem 33 anos de carreira na unidade da Gávea - 30 como profissional e três como residente - e é considerado um médico muito bom e que nunca respondeu por qualquer irregularidade. O chefe da obstetrícia do Migeul Couto, no entanto, não soube explicar os motivos que levaram o servidor a tomar a atitude de enviar Manoela e mais duas gestantes para a Maternidade Fernando Magalhães, em São Cristóvão.

Roberto Tizi presta depoimento no Leblon

Depois de faltar na semana passada, Roberto Tizi está neste momento prestando depoimento na 14ª DP (Leblon). A Delegada Tércia Amoedo tenta esclarecer os motivos que levaram o profissional a negar atendimento para a Manoela e outras três gestantes. Por consequência de descolamento prematuro de placenta, o bebê de Manoela não resistiu e faleceu.

A delegada Tércia Amoedo afirmou que já recebeu o laudo médico de Manoela, enviado pela maternidade Fernando Magalhães, e o documento será submetido a uma análise. Manoela e outras duas gestantes procuraram atendimento no Miguel Couto, mas foram despachadas pelo médico Roberto Tizi. Com o braço escrito com linhas de ônibus, elas foram de van para a maternidade Fernando Magalhães, mas o bebê não resistiu.

O médico pode responder pelo crime de omissão de socorro com resultado em morte. A pena chega a 18 meses. O caso vai para o Juizado Especial Criminal.

Entenda o caso

Médico do Hospital Miguel Couto, no Leblon, recusou o atendimento a três grávidas. Depois de examinar as pacientes, e constatar que uma das gestações era de risco, o obstetra de plantão escreveu com caneta no braço das gestantes o nome da maternidade para onde elas deveriam ir — “Fernando Magalhães” — e os números —“476 e 460” — das linhas dos ônibus que passam próximo à maternidade em São Cristóvão, na Zona Norte.

Com sangramento e fortes dores provocadas por descolamento da placenta, a gestante Manuela Costa, 29 anos, seguiu a recomendação médica. Moradora da Rocinha, ela seguiu de ônibus até a maternidade Fernando Magalhães, onde foi submetida a cesariana de emergência, mas já era tarde demais. A criança nasceu morta. As outras gestantes que também teriam sido marcadas pelo médico tiveram os filhos e já receberam alta. Manuela deve ter alta na segunda-feira. O prefeito Eduardo Paes determinou a demissão dos profissionais envolvidos, caso as denúncias fiquem comprovadas. Ontem à noite, o secretário de Saúde Hans Dohmann visitou Manuela na maternidade. Segundo ele, o médico ainda não foi identificado. “Não consigo entender por que ele fez isso. É absurdo. A punição tem que ser a máxima. Se for cabível a demissão, ele será demitido”, disse o secretário.

O Sindicato dos Médicos do Rio vai encaminhar denúncia ao Ministério Público solicitando apuração do caso. O diretor do sindicato José Romano acredita que falhas no sistema de saúde podem ter levado o médico a agir desta forma. A Secretaria Municipal de Saúde enviou uma carta à Comissão de Ética do Miguel Couto. As sindicâncias deverão ser concluídas em até três semanas.

O vereador Dr. Carlos Eduardo, presidente da Comissão de Saúde Pública da Câmara Municipal lamentou o episódio. “É inadmissível a recusa no atendimento, ainda mais em se tratando de uma gravidez de risco”, criticou. Ele fará inspeção no Miguel Couto.

Caixão de Michael Jackson é retirado da cripta de fundador da Motown

Los Angeles (EUA) - O caixão de Michael Jackson foi removido da cripta do empresário Berry Gordy, criador da Motown, no cemitério de Forest Lawn, em Los Angeles, e foi para o porão do prédio principal. Desde que foi revelado que o corpo de Jackson estava na cripta de Berry, curiosos não pararam de tentar conferir. A família Jackson não gostou e pediu a remoção, por razões de segurança.

As informações são do site O Fuxico.

Sudanesas são chicoteadas por usarem calças

Sudão - Um grupo de mulheres sudanesas foi preso e recebeu chicotadas como punição por usar calças em público na capital, Cartum, segundo uma jornalista que foi presa junto com o grupo.

Lubna Ahmed al-Hussein, que afirma que foi condenada a 40 chicotadas, informou que ela e outras 12 mulheres que usavam calças e blusas foram detidas em um restaurante da cidade.

Segundo a jornalista, várias mulheres do grupo admitiram serem culpadas da acusação de se vestir "de forma indecente" e receberam dez chicotadas imediatamente.

Al-Hussein afirmou que um grupo de entre 20 e 30 policiais entrou de repente em um dos restaurantes mais populares de Cartum e "escolheu apenas garotas que usavam calças. Éramos cerca de 12 ou 13".

"Na delegacia eles libertaram aquelas que usavam calças mais largas ou cujas blusas foram consideradas longas o bastante. Na delegacia encontramos outras garotas do sul (do país), aguardando julgamento, elas eram cristãs e três delas tinham menos de 18 anos."

"As meninas foram sentenciadas a dez chicotadas para cada uma e a sentença foi executada imediatamente", afirmou.

A jornalista afirmou que muitas se declararam culpadas apenas para "acabar logo com isso", mas outras - incluindo ela - escolheram chamar seus advogados e esperar o julgamento.

De acordo com a lei islâmica em vigor no norte do Sudão, onde se encontra a capital, a punição a mulheres que se vestem "de forma indecente" é 40 chicotadas.

Segundo as leis do país, sudaneses que não são muçulmanos não são obrigados a seguir a lei islâmica mesmo na capital ou no norte do país, onde predomina o islamismo.

Com informações das agências internacionais

Homem ateia fogo em casal na região metropolitana de Vitória

Espírito Santo- Um homem ateou fogo em um casal de comerciantes no município de Serra (ES), na região metropolitana de Vitória. O casal ia para casa quando foi atacado, na tarde de domingo.

De acordo com informações do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), as vítimas foram identificadas como Conceição dos Santos Silva, 51 anos, e João Alfredo Duarte Silva, 53 anos.

Eles tiveram queimaduras por todo o corpo e foram encaminhados para o Hospital Dório Silva. De acordo com as primeiras informações, o agressor estava em uma moto.

O caso será investigado pela Delegacia de Crimes Contra a Vida de Serra e a polícia está à procura do suspeito.

As informações são do Terra

Dois uigures morrem por tiros da polícia em Urumqi

Pequim (China) - Dois uigures morreram e outro ficou ferido por disparos da polícia hoje em Urumqi, cenário há oito dias de confrontos étnicos que deixaram 184 mortos e mais de 1,6 mil feridos, informou a agência oficial "Xinhua".

De acordo com o Governo da região autônoma uigur de Xinjiang, da qual Urumqi é capital, a polícia matou os três membros da minoria uigur "em uma tentativa de evitar que atacassem uma quarta pessoa", sem que se saiba, por enquanto, se o incidente está relacionado aos incidentes de 5 de julho.

Testemunhas afirmaram que ouviram hoje disparos nas imediações do bairro uigur da cidade, na metade sul da capital regional.

O incidente foi divulgado um dia depois de a Polícia da cidade anunciar novas limitações para manter a ordem pública, entre elas a de andar com facas ou bastões na rua.

Também foi proibido "gritar palavras de ordem, colocar cartazes ou distribuir folhetos", e lembrou a todos os cidadãos que estejam com seu documento de identidade, caso este seja pedido por postos de controle da Polícia.

As medidas foram determinadas "para evitar que um pequeno número de criminosos que protagonizaram os distúrbios, e que segue em liberdade, busque vingança", disseram as autoridades.

O presidente regional de Xinjiang, Nur Bekri, disse ontem, em discurso televisionado, que 74 feridos continuam em estado muito graves e correm risco de morrer, e que outros 900 seguem hospitalizados.

As informações são da EFE

Terceira vítima de gripe suína é um menino de 9 anos

Porto Alegre - A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul informou na tarde desta segunda-feira que o terceiro caso fatal da gripe suína no País é de um menino de 9 anos de idade. Em entrevista coletiva, o secretário de saúde do município, José Wink, informou que a morte ocorreu no último dia 5 e o resultado positivo para o vírus Influenza A (H1N1), realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O garoto morava com a família na cidade de Sapucaia do Sul. A criança teve contato com um irmão adolescente, que apresentou sintomas leves de gripe em 27 de junho. O rapaz é contato de uma professora que também apresentou sintomas da gripe e realizou viagem à Argentina. Um familiar da professora também teve confirmação por laboratório para influenza A (H1N1).

A vítima teve pneumonia e ficou internado na UTI do Hospital de Clínicas, em Porto Alegre, onde morreu. A primeira morte confirmada pela doença foi também no Rio Grande do Sul. Este, era um caminhoneiro que havia chegado a pouco tempo também da Argentina. O segundo caso confirmado pelo Ministério da Saúde é de uma menina de 11 anos, moradora de Osasco, que veio a óbito dois dias depois dos primeiros sintomas da gripe.

Balanço do governo federal aponta que no Brasil existem 1.027 casos de Influenza A confirmados no Brasil.

Mais de 1000 casos

Nesta sexta-feira foram confirmados mais 52 casos confirmados de gripe suína no Brasil. Número de casos chega a 1027 casos no País. De acordo com nota divulgada pelo Ministério da Saúde na tarde desta sexta, as vigilâncias epidemiológicas do estado de SP e do município, onde foi registrada a nova morte, estão investigando os contatos da menina e da família para encontrar possíveis vínculos com pacientes vindos do exterior ou com pessoas sintomáticas de gripe.



Os novos casos registrados nesta sexta-feira estão em São Paulo (13), Minas Gerais (11), Rio Grande do Sul (11), Rio de Janeiro (9), Pará (3), Tocantins (3), Alagoas (1) e Pernambuco (1). Também nesta sexta, dois casos do Paraná foram excluídos por erro no preenchimento do banco de dados.

As informações das autoridades sanitárias são de que os principais locais de provável infecção dos casos importados foram Argentina (359 casos), Estados Unidos (97) e Chile (61). Com exceção do óbito registrado nesta sexta, e familiares da vítima infectados, cuja transmissão ainda está em investigação, todos os casos autóctones (de pessoa para pessoa) têm vínculos epidemiológicos com pacientes procedentes do exterior.

Segundo a última atualização da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 6 de julho, havia 94.512 casos da nova gripe, em 122 paíse. O número de óbitos foi de 429, com uma taxa de letalidade de 0,45%.

Polícia de Bangladesh prende ladrões que imitavam 'gênio da lâmpada'

Bangladesh - A Polícia de Bangladesh deteve este ano 27 trapaceiros que usavam um curioso e contagioso "modus operandi", ao se fazerem passar por "gênios da lâmpada" para ameaçar as pessoas e tirar seus pertences.

"Hoje, detivemos três. Entre janeiro e julho deste ano, detivemos outros 24", disse à Agência Efe um representante policial do distrito de Gobindaganj, no noroeste do país.

Segundo a fonte, os detidos telefonavam aleatoriamente para números de celular e, fazendo-se passar por gênios da lâmpada, "pediam à vítima dinheiro, propriedades ou objetos de valor", com a condição de respeitar sua vida.

"Muita gente se assustava e lhes dava tudo o que pediam. Em várias ocasiões, confiscamos dinheiro em grandes quantidades, celulares, ou colares e anéis de ouro", disse.

De acordo com a fonte, os ladrões detidos são majoritariamente camponeses pouco alfabetizados que não pertencem a um só grupo, o que mostra que vários grupos estão recorrendo ao "golpe do gênio da lâmpada" para obter dinheiro das pessoas.

As informações são da EFE

Obra no metrô indiano registra 2º acidente em 24 horas

Nova Delhi (Índia) - Três gruas desabaram nesta segunda-feira, quando tentavam levantar uma viga de concreto que caiu em meio às obras do metrô de Nova Delhi. O desastre foi o segundo em cerca de 24 horas. Ontem, o primeiro acidente deixou seis mortos, de acordo com a agência AP.

Um porta-voz do metrô indiano afirmou que não houve feridos no segundo acidente. As gruas, colocadas sobre caminhões, tinham levantado a viga, que caiu ontem, quando desabaram devido ao peso da estrutura de concreto.

Um dos caminhões chegou a ficar em posição vertical após a queda da grua, enquanto as pessoas corriam para se proteger e evitar novas mortes. Ajay Kashyap, chefe da polícia indiana, disse à imprensa que quatro gruas tentavam levantar a viga de 300 t, mas uma delas não funcionou e as outras não conseguiram suportar o peso.

Não foi informado quantas pessoas estavam nas cabines, operando as gruas, no momento do acidente.Um porta-voz da prefeitura negou que houvesse feridos, como chegou a informar uma emissora de TV local.

As informações são do Terra

Terremoto de 6,3 na escala Richter atinge Taiwan

Taiwan - Um terremoto de magnitude 6,3 na escala Richter atingiu a costa de Taiwan nesta segunda-feira, informou a Reuters. Não há notícias de mortos ou feridos.

O epicentro do tremor foi a 61 km ao leste da cidade costeira de Hua-lien. Não foi emitido alerta de tsunami, embora o Centro Geológico dos EUA ter informado que esse tipo de terremoto pode gerar pequenas alterações no mar ao longo da costa.

Babá é acusada de ter relações sexuais com menino de 14 anos nos EUA

Post Falls (EUA) - Uma babá é acusada de ter mantido relações sexuais com um garoto de 14 anos de quem ela deveria cuidar em agosto de 2007, no estado americano de Idaho

Segundo o tribunal, Summer Nelson, de 28 anos, era amiga da mãe do garoto. A polícia registrou o caso em dezembro de 2008, depois que a mãe do menino ficou desconfiada da atenção exagerada que a mulher dava a ele.

De acordo com a AP, ela está presa na cadeia do condado de Kootenai. Ainda não se sabe se ela constituiu advogado.

Com informações de agências internacionais

pequeno comentário: Nesses casos sempre se resta a dúvida, será que realmente foi caso para prisão? Afinal não há relatos de ela ter forçado o garoto a isso, se o proprio garoto não quisesse simplesmente podia ter contado para alguem. Vamos esperar mais informações e ver qual será a pena para a babá.

Explosão no Paquistão deixa nove mortos

Islamabad (Paquistão) - Pelo menos nove pessoas morreram hoje e dezenas ficaram feridas por causa de uma explosão registrada em um seminário religioso na província paquistanesa oriental do Punjab, informou uma fonte oficial.

Segundo a fonte, citada pelo canal "Dawn TV", a explosão aconteceu em um centro de estudos religiosos masculino no município de Mian Channu, pertencente ao distrito de Khanewal.

O responsável da Polícia, Kamran Khan, assegurou que 40 casas ficaram destruídas como consequência da explosão, por isso que se teme que haja pessoas presas sob os escombros.

Os trabalhos de resgate começaram no local da explosão, cuja natureza não pôde ser precisada pelas fontes.

Enquanto isso, fontes policiais citadas pela rede "Geo TV" asseguraram que mais de 50 pessoas, 12 delas em estado crítico, foram levadas para vários hospitais.

As informações são da EFE

Embaixador dos EUA sai ileso de atentado no Iraque

Bagdá (Iraque) - O embaixador dos Estados Unidos em Bagdá, Christopher Hill, saiu ileso de uma tentativa de assassinato ontem no sul do Iraque, informou nesta segunda a delegação diplomática americana no país.

O incidente foi confirmado à televisão iraquiana pela porta-voz da sede diplomática, Susan Ziadeh, que disse que não houve vítimas no atentado.

Aparentemente, o fato aconteceu quando um comboio de oito veículos no qual viajava o diplomata voltava de uma reunião com o Conselho Municipal da cidade de Nassiriya, cerca de 370 km ao sul do Iraque, segundo o site oficial de Nassiriya.

Outras fontes de segurança iraquianas não identificadas disseram ao mesmo site que a delegação americana estava sob a proteção das forças de segurança iraquianas no momento do atentado.

Segundo estas fontes, durante sua estadia em Nassiriya, Hill analisou projetos de reconstrução e se reuniu com professores da Universidade de Dhi Qar e com funcionares municipais para analisar as necessidades da província.

As informações são da EFE

Campanha que aconselha um orgasmo por dia causa polêmica

Londres (Inglaterra) - Uma campanha do Serviço Nacional de Saúde está causando polêmica na Grã-Bretanha. Um folheto distribuído pelo órgão aconselha a população a ter um orgasmo por dia, informa nesta segunda-feira o jornal Huffington Post. O panfleto diz que as pessoas têm direito a uma vida sexual agradável e que as relações sexuais podem ser boas para a saúde cardiovascular.

O slogan da campanha diz que "um orgasmo por dia mantém o médico longe" e é complementado pelo questionamento: "especialistas em saúde defendem cinco porções de frutas ou vegetais ao dia e 30 minutos de atividades físicas três vezes por semana. E quanto ao sexo ou masturbação duas vezes por semana?".

A campanha enfrenta críticas de parte da sociedade, que acredita que ela poderia incentivar menores a manter relações sexuais sem proteção. Um grupo de orientação familiar chegou a dizer que a campanha, além de incentivar o sexo antes da idade adequada, ainda poderia levar ao aumento do índice de doenças sexualmente transmissíveis.

As informações são do Terra

Três mortos em ação do Bope no Morro Santo Amaro

Policiais procuravam os responsáveis pela morte do cabo do Bope, Enio Roberto Santiago Dantas

Rio - Policiais do Bope entraram em confronto, nesta segunda-feira, com bandidos do Morro Santo Amaro, no Catete, Zona Sul do Rio. Três pessoas, que teriam ligação com o tráfico de drogas, foram mortas.

Os policiais foram ao morro para investigar a denúncia de que os três bandidos responsáveis pela morte do cabo do Bope, Enio Roberto Santiago Dantas, baleado na cabeça e no ombro, na última sexta-feira depois de tentar impedir um assalto na Tijuca, estariam na comunidade.

Auxiliados por um carro blindado, que desceu com os corpos dos bandidos mortos, policiais entraram na favela e apreenderam uma submetralhadora, três pistolas, dois revólveres e 21 kg de maconha. Os militares ocuparam os acessos ao morro pelas ruas Pedro Américo e Santo Amaro.

O agente morto era motorista do tenente-coronel Alberto Pinheiro Neto, que é o principal assessor do atual comandante-geral da PM, Mário Sérgio de Brito Duarte. Ele o aguardava em um carro descaracterizado do Bope, quando viu um casal em um gol preto sendo assaltando por dois homens no sinal. Enio reagiu à ação dos bandidos, mas acabou sendo baleado por comparsas dos criminosos.

Comandante pede que população denuncie

Na manhã de sábado, durante reunião com a cúpula da PM no QG, o novo comandante-geral da corporação, coronel Mário Sérgio Duarte, fez um apelo para que a populção denuncie os bandidos que atiraram no policial do Bope, assim como os criminosos que atacaram um motorista na noite de sexta na Tijuca, ação que foi flagrada por equipe de O Dia, e os que alvejaram unidades da PM na manhã deste sábado.

"Quero fazer um alerta. Vamos continuar agindo e peço para que esses criminosos se entreguem. Não queremos um confronto, mas não vamos deixar de buscá-los. As imagens do assalto feitas pelo jornal O Dia são muito claras. Já desativamos o Posto de Policiamento Comunitário que existia na comunidade do Turano e imediatamente colocamos os policiais que lá estavam na rua para patrulhamento. A partir deste flagrante, criamos um subsetor de policiamento naquela região".

O coronel Mário Sérgio também divulgou novos telefones para denúncias da Polícia Militar. São eles:

Ouvidoria: (21) 2333-2765 ou (21) 2333-2766
Serviço Reservado do 6º BPM (Tijuca): (21) 2332-1767
Serviço Reservado do Bope: (21) 2334-3983

Criança morre na Bolívia após cair em uma panela de sopa quente

La Paz (Bolívia) - Uma criança boliviana de dois anos morreu devido às queimaduras sofridas ao cair em uma grande panela de sopa quente que seus pais preparavam para uma festa em homenagem a um parente falecido um ano antes, informou hoje uma fonte oficial.

A Defensoria da Infância e da Adolescência do município de El Alto, cidade vizinha a La Paz, confirmou à Agência Efe que a criança morreu na quarta-feira em um hospital onde estava internada desde segunda-feira quando aconteceu o acidente.

A criança caiu em uma panela enquanto brincava, após uma distração de seus pais que estavam concentrados na preparação de uma comemoração típica da região andina da Bolívia, que lembra os mortos um ano após sua morte.

Miriam Paz, funcionária da Defensoria, disse que pediu formalmente à Promotoria de El Alto para investigar a responsabilidade dos pais, ambos de 24 anos, no acidente.

Apesar de ter morrido há dois dias, a criança não pôde ser enterrada ainda porque a investigação e os trâmites que os pais precisam fazer para obter uma certidão de óbito estão em andamento, segundo explicou a funcionária.

As informações são da EFE

Mais de 300 túmulos são violados e revendidos nos EUA

EUA - Quatro pessoas foram acusadas criminalmente, nesta quinta-feira, após autoridades da cidade de Alsip, perto de Chicago, nos EUA, descobrirem que mais de 300 túmulos de um cemitério foram violados e revendidos.

De acordo com o xerife local, Tom Dart, os acusados escavavam as covas, abriam os caixões, se desfaziam dos restos mortais, revendiam os túmulos e embolsavam o dinheiro. O número inicial de violações que havia sido estimado, inicialmente em 100, subiu para mais de 300.

As autoridades locais estavam investigando o cemitério Burr Oak, onde estão enterradas algumas personalidades da comunidade negra dos EUA, há cerca de 6 semanas. A denúncia inicial era de irregularidades financeiras.

As informações são da emissora CNN

Altas temperaturas no México causam três mortes

México - As altas temperaturas registradas durante a atual temporada de calor, que começou no dia 26 de março, deixaram três mortos nas últimas semanas no México, informou hoje a Secretaria de Saúde.
As autoridades mexicanas indicaram, em comunicado, que duas das três mortes ocorreram na última semana, no estado de Coahuila. A outra foi registrada em Sinaloa.

A secretaria advertiu que nesta temporada, os riscos para a saúde pela exposição a altas temperaturas aumentam, como insolações, lesões dérmicas e diarréias.

As autoridades sanitárias recomendam diversas medidas de prevenção, como o consumo de líquidos, para evitar a desidratação, e o uso de roupas adequadas para se proteger da radiação solar, entre outras.

Nas últimas 24 horas, as temperaturas mais altas, acima de 40 graus centígrados, foram registradas nos estados de Baja Califórnia Sur, Sonora, Coahuila, Nuevo León e Tamaulipas, no norte do país.


As informações são da EFE

Ku Klux Klan comemora aniversário de fundador

EUA - Membros da Fraternidade Cavaleiros Brancos da Ku Klux Klan participam da 11ª comemoração do aniversário de Nathan Bedford, na cidade de Pukalski, Tennessee (EUA). Nathan Bedford Forrest, nascido em 1821, foi general do exército Confederado durante a Guerra Civil Americana e membro fundador da Ku Klux Klan.

A crise econômica e a ascensão do primeiro presidente afro-americano da história, Barack Obama, provocaram um aumento da atividade extremista em muitos pontos dos Estados Unidos. Segundo a SPL Center, entidade que estuda a discriminação racial nos EUA, em 2008 o número de grupos de ódio racial aumentou para 926, um crescimento de 4% em relação ao ano anterior.

No estado do Tennessee, cerca de 32 monumentos são dedicados ao general Forrest, inclusive existindo um memorial com sua estátua na capital Memphis.

Com informações do Terra e de agências internacionais

Homem é morto por touro em festival de São Firmino

Pamplona (Espanha) - Um jovem foi morto por um touro em uma das mais tradicionais corridas de touros da Espanha. Daniel Jimeno Romero, de 27 anos, chegou a ser levado para o Hospital de Navarra, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O incidente em Pamplona, no norte do país, foi a primeira morte em 14 anos do evento.

O touro que havia se separado dos demais animais atacou um grupo de corredores e espectadores do festival. Os serviços de emergência não conseguiram socorrer o homem.

A corrida de touros, ao longo de um trecho de 850 metros nas ruas de Pamplona, atrai milhares de turistas a cada ano.
  Jovem não resistiu aos ferimentos

Oito crianças são achadas em casa com pais mortos nos EUA

Flórida - Oito crianças foram achadas em uma casa na Flórida, nos EUA, onde estavam, também, os corpos dos seus pais. O casal aparentemente foi vítima de uma tentativa de assalto, informou a CNN nesta sexta-feira.

O casal foi encontrados na noite de quinta-feira, após vizinhos ligarem para a polícia dizendo terem ouvido tiros. Uma das vítimas foi atingida por um tiro na cabeça.

Quando os policiais chegaram ao local do crime, encontraram as oito crianças dentro da casa, informou o um porta-voz da polícia de Escambia. As crianças tinham até 11 anos e não apresentavam ferimentos.

As informações são do Terra

Chinês ameça jogar filha de 2 anos da janela

China - Um chinês desempregado de 34 anos foi contido por um bombeiro na cidade de Chengdu, após tentar cometer suicidio e ameaçar jogar a filha de dois anos da janela do oitavo andar do prédio onde vive, na província de Sichuan.

Sequência: (1) Pai tenta jogar filho pela janela. (2) Bombeiro escala varanda. (3) Resgate da criança

Hu Binjun disse que havia discutido com a mulher e consumido drogas. O bombeiro Chen Long, de 22 anos, chegou a tempo de evitar a tragédia. Ele escalou o parapeito do andar de baixo, pegou a menina pelas pernas e empurrou o homem de volta para dentro do apartamento.

O chinês acabou preso e foi até linchado por populares que se aglomeraram esperando o desfecho da cena. A criança sofreu apenas escoriações nos braços e pernas, mas nada muito grave.

Brasileira é encontrada morta em bar na Suíça

Basileia (Suíça) - Uma brasileira de 45 anos que trabalhava em um bar na cidade da Basileia, na Suíça, foi encontrada morta neste fim de semana. Ela foi vista pela última vez com um cliente na madrugada de sábado, segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo.

A vítima, que não teve o nome divulgado, trabalhava no Brasil Bar Novo Help como "animadora", segundo a polícia suíça. No fim da tarde de sábado, foi achada morta em seu quarto, no primeiro andar do bar.

De acordo com o jornal, o plantão do consulado brasileiro em Zurique informou que não estava autorizado a passar informações. A brasileira estava casada com um suíço e tinha um filho no Brasil e outro na Suíça.

As informações são do Terra

Três civis morrem em emboscada nas Filipinas

Filipinas - Três civis morreram e outros três ficaram feridos em uma emboscada de supostos rebeldes comunistas do Novo Exército do Povo (NEP) no centro das Filipinas, nesta segunda-feira. A ação coincide com o retorno ao país do negociador-chefe dos insurgentes para reabrir o processo de paz.

O ataque ocorreu ontem à tarde na ilha de Negros, 600 quilômetros ao sul da capital, onde os guerrilheiros atacaram um caminhão carregado de comida e dispararam contra seus ocupantes, segundo informações da polícia local.

Na mesma hora, aterrissava em Manila o avião de Luis Jalandoni, membro da Frente Democrática Nacional (FND), organização que reúne todas as facções de extrema esquerda das Filipinas.

Oficialmente, Jalandoni viajou ao país para visitar sua irmã doente. O governo prometeu não deter o líder da FND, pois pretende retomar dentro de um mês, na cidade de Oslo, as conversas de paz rompidas desde 2005.

As informações são da EFE

Críticas fazem zoo mudar nome de macaco batizado de Obama

Berlim (Alemanha) - O Jardim Zoológico da cidade alemã de Dresden, pressionado por uma organização que combate o racismo, decidiu mudar o nome do macaco batizado de Obama no ano passado.

A partir de hoje, o animal atende pelo nome de Okeke. Representantes do zoológico disseram que o macaco foi batizado de Obama pelos funcionários do zoo.

A alcunha foi escolhida em função do carisma do atual presidente americano, Barack Obama, e em respeito a uma regra do parque, segundo a qual o nome de todos os animais nascidos em 2008 teriam de começar com a letra "O".

No entanto, a organização Iniciativa Pessoas Negras na Alemanha disse que a escolha do nome era "racista".

"Quando um político negro serve para dar nome a um macaco é discriminatório", afirmou o presidente do grupo, Tahir Della.

As informações são da EFE

Prostituta de luxo narra 'orgias' em casa de Berlusconi

Roma - Patrizia D''Addario, a mulher que diz ter recebido 2 mil euros para manter relações sexuais com o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, contou que uma noite não quis dormir com o político porque no quarto havia outras duas jovens prostitutas, e ela não gosta de "orgias".

"Nunca gostei de orgias e teria ficado em uma situação desagradável", diz Patrizia, em um amplo artigo publicado neste domingo pelo jornal "La Repubblica", que volta a reiterar que Berlusconi sabia que as mulheres que iam a suas festas em Palazzo Grazioli, em Roma, eram prostitutas de luxo, e as pedia ao empresário Giampaolo Tarantini. Ele está sendo investigado pela Procuradoria de Bari por suposta indução à prostituição.

Patrizia, de 42 anos e aspirante a política, disse ao jornal que na noite de 15 de outubro de 2008 não quis dormir "na cama grande" de Palazzo Grazioli, dada pelo líder russo Vladimir Putin a Berlusconi, porque, naquela ocasião, havia no jantar "pelos menos cinco (prostitutas de luxo), duas delas muito vistosas e lésbicas".

O jornal afirma que as declarações de Patrizia foram confirmadas por outra mulher, Maria Teresa De Nicoló, de 37 anos, que participou de outras festas e que disse que o "ritual" era o mesmo.

O "La Repubblica" insiste em que, ao contrário do dito pelo advogado de Berlusconi, Niccolò Ghedini, que sustenta que o primeiro-ministro não sabia de quem se tratava, o presidente do Governo tinha conhecimento de que as meninas de Tarantini eram prostitutas, "como elas mesmas confirmaram".

O jornal acrescenta que o comportamento privado do primeiro-ministro está em "flagrante contradição" com os valores que proclama em público, "Deus e família", e com as leis que propõe ao Parlamento, "entre elas penalizar quem induz à prostituição".

Com informações do Terra e de agências internacionais

Bin Laden diz que Obama segue os passos de Bush

Afeganistão - O líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, disse que o presidente americano, Barack Obama, "seguiu os passos de seu antecessor (George W. Bush), ao aumentar o rancor dos muçulmanos e daqueles que lutam contra a América", em uma gravação de áudio divulgada na madrugada deste domingo em um site islâmico.

Na gravação de 26 minutos dirigida ao povo paquistanês, Bin Laden acusou também Obama de criar "novas e prolongadas guerras".

"Obama ordenou ao presidente paquistanês, Asif Ali Zardari, e a seu Exército que impeçam que o povo do (Vale de) Swat implante a sharia (lei islâmica) por meio do assassinato, da guerra, do bombardeio e da devastação", acrescentou.

Esta é a primeira mensagem de Bin Laden desde a divulgada em 3 de junho, através da rede de televisão Al Jazira, e na qual também acusou Obama de seguir o caminho de seu antecessor e de fomentar o rancor em relação aos muçulmanos.

Na gravação de hoje, acompanhada de um texto em inglês, Bin Laden insistiu no apoio americano ao Governo paquistanês em sua luta contra os mujahedins do Vale de Swat.

O líder da Al Qaeda, em sua mensagem, cuja autenticidade não foi possível verificar, pergunta aos paquistaneses se apoiam a implantação da sharia ou aqueles que lutam contra ela, como a América, Zardari e seus aliados.

"Se estão com o primeiro grupo, deem graças a Deus porque lhes guiou na defesa do Islã. Continuem a jihad (guerra santa) por sua causa. Mas, se apoiam Zardari e seus soldados, estão em perigo", ameaçou.

Para o dirigente do grupo terrorista, Zardari e seu Exército são "aliados de Satã" e mobilizam uma guerra contra "a sharia de Alá, seguindo a causa do ídolo americano".

Com informações do Terra e de agências internacionais

Lula dá a Obama camisa autografada por vário


Itália - No encontro, Lula entregou a Obama uma camisa número 5 da Seleção. Declarado fã de esportes, ele não disfarçou a admiração. “Linda, maravilhosa, gostei”, derreteu-se em elogios, apesar das brincadeiras em relação à vitória, de virada, do time brasileiro sobre o americano na final da Copa das Confederações. Em referência ao jogo, Lula repetia o bordão de Obama: “Sim, nós podemos”.O que o presidente dos EUA não sabia é que muitos jogadores que autografavam a ‘amarelinha’ não comparecem juntos às convocações do técnico Dunga pelo menos desde o ano de 2007 — casos de Edmilson, Daniel Carvalho, Cicinho e Fred. Até o esquecido Dudu Cearense está lá assinando a homenagem. A CBF explicou que tem estoque de camisas autografadas e que Lula levou dez. Só faltou a naftalina.

Diplomata britânico se demite após vídeo de sexo na Rússia

Londres (Inglaterra) Um diplomata britânico pediu demissão depois que um vídeo em que ele aparece mantendo relações sexuais com duas prostitutas foi publicado na internet. James Hudson, 37 anos, era vice-cônsul na cidade russa de Ekaterinburg, informa nesta quinta o jornal Daily Mail. Na gravação de 4 minutos de 18 segundos, intitulada "As aventuras do Sr Hudson na Rússia" (em tradução livre), o diplomata aparece nu ou usando um roupão, com um copo na mão. Ao som de uma música alta, ele abraça e beija uma mulher loira e os dois bebem.

Acredita-se que o vídeo posa ter sido feitos por agentes do serviço secreto russo, a fim de chantagear Hudson. "A inteligência russa tem um longo histórico de fazer filmes e fotos de sexo para comprometer pessoas e controlar seus objetivos", disse um entrevistado não identificado ao jornal The Sun.

O Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido confirmou que o diplomata se demitiu, mas não quis comentar o assunto. Um porta-voz disse que o ministério espera que todos os seus funcionários demonstrem altos níveis de integridade pessoal e profissional e que alegações de comportamento inadequado são sérias.


As informações são do Terra

Turbulência derrubou avião do aventureiro Steven Fossett

Washington (EUA) - A queda do avião pilotado pelo aventureiro Steve Fossett sobre o deserto de Nevada em 2007 foi causada provavelmente por uma turbulência repentina, como informou nesta sexta-feira a Junta Nacional de Segurança no Transporte (NTSB) americana.

Um comunicado desse organismo federal diz que os fortes ventos provavelmente impediram que a pequena aeronave bimotor de Fossett alcançasse uma altura que evitasse o acidente.

Fossett tinha partido em uma viagem de lazer da própria pista que possuía em seu rancho em Nevada. Pouco antes de decolar, informou a um piloto de seu rancho que tinha a intenção de sobrevoar uma estrada e que não levaria paraquedas.

Segundo o relatório, não foram recebidas informações de que Fossett estava em situação de emergência, nem sinais de seu transmissor automático.

Os restos do avião e documentos de Fossett só foram achados um ano depois, em uma região de floresta perto dos lagos Mammouth.

Fossett, que fez fortuna no mercado de matérias-primas de Chicago, ganhou fama no mundo todo por uma série de recordes mundiais que estabeleceu ao voar em balões e planadores.

Em 2002, se tornou a primeira pessoa a dar a volta ao mundo sozinha em um balão.

As informações são da EFE

Jovem que encantou Obama e Sarkozy é evangélica e solteira

Moradora de comunidade carente de Santa Cruz, adolescente virou a cabeça dos presidentes dos EUA e da França, mas, tímida, tem vergonha do próprio corpo: nunca havia usado um vestido e pegou peça emprestada de amiga

Rio - Dona de um belo bumbum, o atributo feminino mais apreciado pelos brasileiros, a carioca Mayara Rodrigues Tavares, 17 anos, encantou os presidentes Barack Obama, dos EUA, e Nicolas Sarkozy, da França. Mas, apesar do comprovado poder de sedução, a jovem de Santa Cruz tem um perfil bem mais recatado: é evangélica, tímida e solteiríssima.



Apesar de ter virado a cabeça das autoridades em evento na Itália, onde representava os adolescentes carentes brasileiros e divulgava seu trabalho social, na quinta-feira, Mayara tem tanta vergonha do corpo que estava pela primeira vez usando um vestido, emprestado por amiga da comunidade de Urucânia, onde mora com os pais e dois irmãos em um quitinete.

“Ela é muito magrinha, por isso só usa calça. Mas é vaidosa, como toda mulher, e nunca passou despercebida, os homens olham mesmo. Se eu pudesse dava um puxão de orelha nesses dois”, ameaçou a mãe da jovem, Lúcia Rodrigues, 37. Esta é a primeira vez que Mayara sai do Rio e, se depender de seu pai, o líder comunitário e vigia noturno Eduardo Tavares, 39 anos, é a última em que ela viaja desacompanhada.

Surpreso, ele só soube do sucesso da filha no encontro dos líderes mais poderosos do mundo quando recebeu ligações dos amigos: “Me ligaram dizendo que não podíamos dar mole, ainda mais com esse tal de Sarkozy. Nunca imaginei que ela fosse chamar a atenção desse jeito. Mas ela é realmente linda e muito capaz”. O pai coruja que se prepare, porque a caçula, Mariana, 13, já está de olho na fama: “A próxima sou eu”.

Menina não percebeu os olhares indiscretos



Segundo o pai, Mayara não tem noção de que causou furor mundial. “Ela ligou, emocionada, mas não fez comentário sobre os olhares. Só disse que chorou e o Lula enxugou as lágrimas dela. Graças a Deus aquele Berlusconi não estava perto”, afirmou ele, brincando com a fama de mulherengo do primeiro-ministro italiano.

Em seu orkut, a menina festejou: “Gente, conheci Lula e Obama!”. Imagem de uma TV americana mostra que Obama tinha acabado de ajudar uma mulher a descer a escada e poderia não estar olhando para o bumbum de Mayara. Quanto a Sarkozy, não há dúvida.

Mayara defende direitos de crianças e adolescentes

Mayara é o orgulho da família e da comunidade, onde milita pelos direitos de crianças e adolescentes há anos. Por causa de pesquisa realizada com os jovens da região em 2007, pela Plataforma de Centros Urbanos do Unicef, ela foi convidada para representar o Sudeste do Brasil em evento paralelo à reunião do G8 na Itália, conhecido como Junior-8. Outros 3 brasileiros estão entre os 56 adolescentes que embarcaram dia 3 para Roma.

A menina, que cursa o 2º ano do Ensino Médio num colégio estadual e sonha fazer faculdade de Serviço Social, deve encontrar o prefeito do Rio, Eduardo Paes, semana que vem. Ela ficou de lhe entregar lista com 20 metas para o desenvolvimento da juventude de comunidades carentes. “Dessa vez ela vai comportada, nada de vestido”, garante o pai.

Menina morre ao cair do 5º andar

Criança de 5 anos havia sido deixada dormindo na cama pela mãe. Ela e o marido acabaram presos por abandono

Rio - ‘Sempre tive todo cuidado com minhas filhas. Em frações de segundos, aconteceu tudo aquilo: Rita estava estirada no chão, com o travesseiro e o edredom de um lado e lençol do outro. A dor é muito grande. Não matei minha filha”. O depoimento desesperado é de Fátima Rodrigues Edivirges Sena, 50 anos, que perdeu a filha caçula, Rita de Cássia Rodrigues de Sena, 5 anos, na noite de sábado. A menina caiu do 5º andar — altura equivalente a 25 m — do apartamento onde morava, no Condomínio Vivenda de Tomás Coelho, na Zona Norte, 19 minutos depois de ter sido deixada sozinha pela mãe. Fátima e Gilson Rodrigues de Sena, 51, foram presos em flagrante por abandono de incapaz e estão sujeitos a pena de até 16 anos de prisão.

Imagens do circuito interno mostram que os pais não impediram a morte por segundos: eles entraram no elevador de volta à casa 31 segundos antes de a filha cair. Segundo a polícia, eles entraram em casa um minuto depois da queda.



“Não temos dúvida de que houve crime de abandono de incapaz. Eles deixaram uma criança de 5 anos num apartamento com tela de proteção rasgada. Como pode os pais deixarem uma criança de 5 anos sozinha? Tenho um filho de 5 anos e isso é inconcebível”, disse a delegada Adriana Belém, da 25º DP (Engenho Novo).

A menina caiu às 23h23 por uma tela de proteção que estava rasgada na janela da área de serviço. Junto ao corpo, seus pertences: uma mochila da Barbie com roupas, cadernos e brinquedos, lençol, travesseiro, edredom, chupeta e tesoura.

Além dos objetos atirados pela criança, a polícia apreendeu no apartamento um revólver 38, de propriedade do pai, que foi agente penitenciário, mas não tem porte de arma.

Ao chegar ao apartamento e não encontrar a filha, Fátima voltou à festa junina onde estava, nervosa. Ela teria sugerido que o DJ anunciasse o sequestro da menina. Vizinhos circularam em busca de algum suspeito e viram o corpo. “A criança respirava e a barriga mexia. A ambulância demorou a chegar. Depois de mais de 20 minutos, senti a pulsação muito fraca”, disse um morador.

A criança chegou a ser levada para o Hospital Salgado Filho, no Méier, aonde já chegou sem vida. O delegado Marco Aurélio de Castro espera resultado da perícia quarta-feira: “Não sei se a criança estava brincando. Acredito que tenha forçado a tela, que, danificada, não suportou o peso”.

Vizinhos elogiam zelo da mãe com as duas filhas

Na delegacia, os pais exibiam o desespero. Mal tinham forças para se defender. “Ela (Rita) colocou uma camisola linda que minha mãe deu. Parecia uma princesa. Ainda pinguei remédio no nariz dela”, relatou a professora Fátima Rodrigues Sena, sobre os últimos instantes com a filha. Vizinhos retratam uma mãe zelosa, sempre junto a Rita e a Camila, 14 anos. “Era muito atenciosa”, confirma Roseli Ribeiro, dona do bar do condomínio.

Todas as janelas do apartamento possuem redes de proteção. Havia, porém, defeito numa delas. “A empregada encostou o ferro na tela da área de serviço e abriu buraco”, contou a mãe, que ainda acreditava na hipótese de alguém ter jogado a filha. Com os olhos vermelhos e inchados, Gilson chorava. “Ela era uma menina maravilhosa”, disse o contador, transferido para a Polinter.

Polícia caça assassino de cabo do Bope e ladrões de carro

Prisão de criminosos é considerada prioritária pela cúpula da PM, que determinou reforço do Batalhão de Choque e do extinto PPC do Turano na região da Tijuca. Foram deflagradas operações em 7 morros da Zona Norte e do Centro

Rio - Em resposta à onda de violência que aterrorizou a Tijuca e bairros vizinhos semana passada, a PM decretou uma caçada aos criminosos. Além do reforço no policiamento a partir de hoje com homens do Batalhão de Choque e do extinto Posto de Policiamento Comunitário (PPC) do Turano, a ordem no 6º BPM (Tijuca) é reprimir os bailes funk, quando, segundo a polícia, bandidos aproveitam para fazer os ataques.



A cúpula da PM determinou prioridade na prisão dos ladrões flagrados por O DIA roubando o carro de um analista de sistemas na esquina da Rua dos Araújos com a Conde de Bonfim, sexta-feira, e também dos assassinos do cabo do Batalhão de Operações Especiais (Bope) Ênio Santos Santiago. Ele foi baleado ao tentar evitar assalto, também sexta, no Largo da Segunda-Feira. O Clube dos Cabos e Soldados da PM anunciou recompensa de R$ 2 mil a quem der pistas que levem aos assassinos de Ênio, pelo telefone 8181-7307.

De acordo com o comandante do 6º BPM, coronel Fernando Príncipe, a polícia tem informações de que bandidos de outros morros se deslocam para os bailes funk e cometem crimes. “Temos registros relacionados à entrada e saída dos bailes. Os criminosos vão em carros roubados e roubam outros para voltar para casa. Temos que impedir isso”, disse.

O relações-públicas da PM, major Oderley Santos, lembrou que o flagrante feito sexta-feira por O DIA, que mostrou a ação de seis criminosos armados com pistolas, ocorreu no dia em que haveria baile no Salgueiro: “Nos dias de baile registramos assaltos com mortes brutais, porque os bandidos agem de forma desproporcional, sem que as vítimas reajam”.

Desde sexta-feira foram feitas operações em 7 morros da Zona Norte e do Centro. A polícia e o Disque-Denúncia (2253-1177) checam informações sobre os crimes. O embate com traficantes fez outras vítimas: sábado, duas pessoas morreram e outras 6 ficaram feridas no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, e um rapaz foi morto no Turano, na Tijuca.

O cabo Ênio foi enterrado ontem com honras militares, no Jardim da Saudade, em Sulacap. Cerca de 200 policiais participaram da cerimônia, que contou com a banda da PM, salva de tiros e sobrevoo de helicóptero. Homens do Bope fizeram oração conduzida pelo assessor especial do comando-geral e ex-comandante do Bope, tenente-coronel Alberto Pinheiro Neto.

Casal salvo por militar agradece

Salvos da mira dos bandidos pela intervenção do cabo Ênio, o casal Jorge Vanzelote e Alessandra Mendes ficou chocado com a notícia da morte do policial. Ontem, eles transmitiram sua solidariedade aos familiares do PM:

“Estamos muito tristes pela morte do cabo Ênio, que no momento do assalto nos protegeu e nos salvou. Acreditamos que, se ele não estivesse ali naquele momento e não tivesse tomado a ação contra os assaltantes, poderíamos estar mortos. Nossos pêsames para a família e amigos. Ele provou ser um policial que honra a profissão e que sempre esteve agindo em prol da população. Achamos ser um anjo que Deus colocou no nosso caminho”.


Vestido com a farda do Bope

'Caveira 37' e ex-01 do Bope, o comandante-geral da PM, Mário Sérgio Duarte, fez questão de ir ao enterro vestido com a farda da tropa de elite. Emocionado, ele não quis falar. Mas, ao lado do secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, convocou a corporação a “transformar a dor da perda do colega em ação”.

Espírita e frequentador de uma igreja evangélica junto com a mulher, o coronel chegou a comentar, durante a internação do cabo Ênio, sua reação à perda de colegas: “A morte é muito dolorosa para mim. Choro por cada soldado meu perdido. Encontro força na crença da existência divina, que ajuda a suportar nossas dores”.

Um juiz em ritmo de aventura

Magistrado mineiro, apelidado de ‘Indiana Jones’, percorre vários países em conflito para dar lições de cidadania. Ele já enfrentou muitas situações de perigo nas missões da força-tarefa da ONU para promover eleições democráticas

Rio - Para muitos leigos, o máximo de ação que a profissão de juiz envolve é bater o martelo antes de gritar: “Silêncio no tribunal!”. Um magistrado mineiro, entretanto, tem no currículo atividades como pouso forçado num campo de futebol, ser perseguido por uma multidão de manifestantes enfurecidos e conversar de perto com guerrilheiros na África. 



Hoje no Conselho Nacional de Justiça, Paulo de Tarso Tamburini Souza faz parte de uma força-tarefa da ONU que atua em países — muitas vezes arrasados por guerra — que estão passando por reformas em seus sistemas jurídicos e eleitorais. Por isso, recebeu o apelido de ‘Juiz Indiana Jones’.

O juiz, que atuava até o ano passado no Tribunal Superior Eleitoral, viaja a países como Palestina, Congo, Guiné-Bissau, Moçambique, Burundi, entre outros, explicando como funciona, principalmente, o sistema eleitoral brasileiro. “A força-tarefa ajuda na formação de profissionais que ajudem a fazer uma eleição, na parte logística, na parte legal e no processamento dos votos”, explica Tamburini.

O trabalho não é fácil: vários países visitados passaram décadas sob fortes ditaduras, com o poder sendo disputado por grupos rebeldes. Muitas vezes os grupos que perderam nas urnas não aceitam as derrotas.

Durante as viagens, Tamburini passou por momentos tensos, principalmente na África. No Congo, onde há resistência a missões da ONU, o comboio onde ele estava chegou a ser perseguido por uma multidão. Também na África, presenciou um julgamento a céu aberto onde um condenado foi executado imediatamente após a sentença.

Nada disso abala o magistrado que, semana passada, deu palestra sobre os sistemas judiciário e eleitoral do Brasil em Gana: “Se o Conselho entender que podemos continuar com esse trabalho, não há nada que impeça”, diz.

O gigante dos mares voltou após quatro anos parado

Maior navio de guerra do Hemisfério Sul retoma este mês suas operações navais

Rio - Um gigante de ferro em contagem regressiva para retornar ao mar. Quatro anos após o acidente que matou três militares e deixou sete feridos, o porta-aviões São Paulo, maior embarcação da esquadra brasileira, vai voltar a navegar em operações de inspeção e adestramento pelo litoral de Santos e Vitória. A previsão é que, até o fim do mês, o navio saia do Arsenal da Marinha, no Centro do Rio, para testar todos os sistemas e equipamentos e treinar os pilotos dos esquadrões de helicópteros e de caça Skyhawk. Militares a bordo do porta-aviões ainda não sabem qual será a primeira missão oficial. Mas, se passar no teste naval, o São Paulo estará pronto em 2010 para proteger recursos ainda não explorados da Amazônia Azul, a fronteira brasileira no mar, e resguardar as reservas de petróleo, principalmente as do pré-sal.



Desde 2005, o São Paulo está parado para a sua primeira grande reforma às vésperas dos seus 50 anos. Neste período, foram gastos R$ 80 milhões para manter e modernizar máquinas e equipamentos. Ganhou novos sistemas de radares capazes de detectar o inimigo a 380 km de distância e três lançadores de mísseis. A catapulta, que impulsiona as aeronaves, foi revisada. Tubulações de combustível, água e até a de vapor na padaria, onde houve o vazamento de gases superaquecidos, foram substituídas. A embarcação também recebeu novos equipamentos de segurança para o CAV, grupamento de resgate e combate a incêndios e alagamentos — os bombeiros do navio. “É item prioritário para garantir a sobrevivência de todos nós”, diz o comandante do São Paulo, o capitão de mar e guerra, Rodolfo Frederico Dibo. Para ele, o navio aeródromo assegura a defesa nacional. “O mundo inteiro vê que o Brasil opera um porta-aviões. Ele impõe respeito aos países vizinhos.”

Apenas nove países possuem porta-aviões, quase uma cidade com autonomia para permanecer até 30 dias em alto mar. Corredores que parecem não ter fim levam a 1.850 cômodos. Os 1.400 militares a bordo contam com UTI, salas de cirurgias e enfermaria com 21 leitos, consultório odontológico, capela, academia de ginástica, sala de jogos, quatro cozinhas, padaria, açougue e refeitórios onde são servidas diariamente 6 mil refeições, com café, almoço, jantar, além do rancho noturno.



Piloto nem usa toda a pista de 160 metros

A façanha é digna dos grandes ases: pousar um caça Skyhawk em pista de apenas 160 metros, 10 vezes menor do que a de um aeroporto. Mesmo assim, só se usam 100 metros. “Quando olho de cima, só vejo água. Não há uma referência e tenho de checar os instrumentos”, diz um dos nossos Top Guns, o capitão de fragata José Vicente de Alvarenga Filho, 40 anos, chefe do Departamento de Aviação do São Paulo.

É nesse trecho mínimo que o piloto mostra perícia e arrojo. O jato tem de tocar o chão na medida exata para que o gancho em sua cauda engate no cabo de aço que cruza a pista. A velocidade cai de 220 km/h a zero quase instantaneamente. Se não houver o engate, o piloto ainda pode usar os 60 metros restantes de pista para arremeter.

Em 25 anos de Marinha, Alvarenga ostenta 80 pousos no porta-aviões e 1.500 horas de voo. “Não posso entrar muito veloz na pista porque o avião pode cortar o cabo de aço como uma faca corta um barbante. Se for muito lento, posso pegar o cabo com as rodas no ar e jogar a aeronave contra o navio”, observa.

Para quem fica no convoo — a área de pouso e decolagem —, os riscos são de assustar. Ele é considerado o lugar mais perigoso para se trabalhar no mundo. O treinamento é rigoroso e as normas de segurança, seguidas à risca. “Não é difícil. É perigoso. Temos que treinar muito. Mas depois entra no sangue”, brinca o piloto.

Detalhes do São Paulo:

PODER DE FOGO
Capaz de transportar de uma só vez 39 aeronaves: 17 helicópteros e 22 caças.

DESLOCAMENTO
É o peso da embarcação: 34 mil toneladas (a plena carga).

VELOCIDADE


Máxima de 30 nós (54 km/h), alta para navios de seu porte. Tem autonomia para navegar sem reabastecer por um mês.

CONDOMÍNIO
Se fosse um condomínio, teria 20 blocos de 15 andares e 1.850 cômodos. Para inspecionar todos os compartimentos do navio são necessários 10 dias.

PASSADO
Comprado da França por US$ 12 milhões (R$ 24 milhões), em 2000, para substituir o Minas Gerais. Construído entre 1957 e 1960, combateu na Guerra do Golfo.

Crazy Notice