domingo, 31 de maio de 2009

Mulher de 280 kg dá à luz criança saudável na Rússia

Moscou (Rússia) - Uma mulher de 280 kg deu à luz a uma criança de 2,45 kg em um hospital de Moscou, na 34ª semana de gestação, publica nesta quinta-feira o jornal Moskovski Komsomolets.

O bebê, que nasceu por cesárea no último dia 15, será levado em breve à unidade de neonatologia de uma clínica de Moscou. O recém-nascido, que passou seus primeiros dias em uma incubadora, teve que ser alimentado através de sonda especial, mas agora já toma mamadeira.

Assim que os médicos souberam que Nona, 35 anos, esperava um bebê, a aconselharam a interromper a gravidez pelo risco que representava à vida da mãe, que então pesava 240 kg.

Os doutores consideraram um milagre a gravidez de Nona, que foi contra desde o início ao aborto e inclusive assinou um documento no qual eximia os médicos de qualquer responsabilidade pelos possíveis problemas durante a gestação e o parto.

Na 34ª semana de gestação, uma equipe de médicos dirigida pelo ginecologista Mark Kurtser decidiu realizar uma cesariana, após constatar uma piora no estado de saúde da mulher.

A primeira dificuldade foi a anestesia, já que os médicos temiam que uma mínima imprecisão na dose pudesse ter consequências irreparáveis para a mãe, cuja atividade cardiovascular estava no limite.

Além disso, para chegar ao feto, os cirurgiões tiveram que ultrapassar com o bisturi três camadas de gordura.

Nona, que decidiu chamar o bebê de Richard, está feliz, mas, como é mãe solteira, está consciente das grandes dificuldades que a esperam para criar o filho. 

As informações são da EFE

Boliviana é detida por tentar vender 2 filhos e dar outro

La Paz (Bolívia) - A polícia boliviana deteve uma mulher que tentou vender dois de seus filhos por US$ 120 e quis deixar outro como garantia de pagamento de suas contas num hotel, confirmou nesta quarta-feira a Promotoria de Santa Cruz (leste).

Segundo a promotora Pura Cuéllar, a mãe, 34 anos, colocou à venda uma menina de um mês de vida e uma criança de 4 anos. Além disso, quis deixar como garantia de pagamento ao hotel em que estava hospedada outro de seus filhos, de 9 anos.

O caso, destacou Cuéllar, é resultante de um "drama familiar", já que a mulher, além de viver na miséria, tem oito filhos - de três pais diferentes - e dois netos.

A mãe foi detida pela polícia na terça-feira, ao ser denunciada pelos hóspedes do hotel ao qual ofereceu seus filhos, e hoje comparecerá a uma audiência judicial.

A Promotoria já pediu para que o Estado proteja os filhos mais novos da mulher, que em sua defesa alegou que vivem na pobreza e não tem como manter as crianças.

As autoridades de Santa Cruz disseram ao jornal El Deber que a mulher pode ser julgada por tráfico de pessoas com fins de lucro e que veem "agravantes" no caso porque a mulher quis solucionar seus problemas "da forma mais fácil": vendendo os filhos. 

As informações são da EFE

Ladrão é morto a pedradas em tentativa de assalto na Espanha

Málaga (Espanha) - Um homem de 37 anos foi morto a pedradas por um grupo de pessoas depois de uma tentativa frustrada de assalto em Málaga, na Espanha. A vítima foi identificada como Manuel Berlanga Ríos. A notícia foi divulgada pelo jornal El País.

O crime ocorreu na última quarta-feira, quando Ríos tentou roubar uma sala de jogos. Apesar de estar como uma faca, ele não conseguiu levar nenhum produto e acabou fugindo. Mas, três testemunhas o seguiram aos gritos de "ladrão".

A perseguição durou 800 m até que ele ficasse cercado. De acordo com informações da polícia, pelo menos cinco pessoas apedrejaram e espancaram a vítima. Os serviços de emergência foram chamados, mas Ríos já estava morto quando chegaram. Ele ficou com o rosto desfigurado e apresentava muitas contusões pelo corpo.

As informações são do Terra

Tigre mata tratador diante de turistas em zoológico

Nova Zelândia - Um raro tigre branco atacou e matou seu tratador, nesta quarta-feira, em um zoológico da Nova Zelândia diante do olhar horrorizado de um grupo de turistas. Segundo a polícia local, o tigre agarrou o tratador enquanto ele limpava o cercado onde vivia o animal. Outros funcionários tentaram desvencilhá-lo do tigre, sem sucesso.

O ataque ocorreu no zoológico Zion Wildlife Gardens, na cidade de Whangarei, a cerca de 200 km de Auckland. O zoológico, que abriga cerca de 40 tigres e leões raros, foi fechado aos visitantes, e o tigre que atacou o tratador foi sacrificado.

Dia incrivelmente triste

Segundo a polícia, o ataque foi testemunhado por um grupo de oito visitantes. Em um comunicado no site do zoológico, a direção do Zion Wildlife Gardens afirma que este é "um dia incrivelmente triste" para o parque e diz estar prestando apoio à família do funcionário morto e aos demais funcionários, que estariam "devastados".

No início do ano, outro tigre do mesmo zoológico já havia atacado outro tratador, que precisou passar por cirurgias na perna após o ataque.

O Zion Wildlife Gardens é bastante conhecido na Nova Zelândia, por ter sido o cenário de um programa de TV comandado pelo seu fundador, Craig Busch, conhecido como Lion Man (Homem-Leão). 

As informações são da EFE

Políticos tchecos recebem 'ovadas' durante encontro em Praga

Praga (República Tcheca) - Políticos do Partido Social Democrata foram alvo de ovos jogados por oponentes, durante encontro em Praga, capital da República Tcheca, nesta quarta-feira. Os políticos participavam de um encontro preparatório para a eleição do Parlamento Europeu, marcada para entre 4 e 7 de junho.

O presidente da sigla, Jirí Parouber, tinha começado há pouco seu discurso quando uma série de ovos foram lançados contra ele. Rapidamente, outro integrante do partido abriu um grande guarda-chuva para proteger o líder.

De acordo com a Rádio Praga, Parouber acredita que o ataque foi organizado por seu principal rival, Mirek Topolánek, do Partido Democrático Cívico. Integrantes da sigla negaram a acusação e chegaram a dizer que condenam as "ovadas" contra os adversários. 
 

As informações são do Terra

Caça-submarino russo dispara contra povoado por acidente

Moscou (Rússia) - A Marinha russa informou nesta sexta-feira que um caça-submarino da Frota do Mar Báltico disparou na véspera de forma acidental desde as águas do golfo da Finlândia contra um povoado na região de Leningrado.

"O incidente aconteceu nesta quinta-feira durante exercícios. Felizmente, nenhum dos moradores da cidade ficou ferido", ressaltou um porta-voz militar, citado pela agência Interfax.

Acrescentou que uma comissão especial, formada por representantes do Ministério da Defesa e do Estado-Maior da Marinha, investiga o ocorrido, assim como se são certos os relatórios sobre o achado de lascas de projéteis nos quintais de casas de campo.

Segundo o serviço de imprensa da Marinha, quando ocorreu o incidente, a embarcação estava realizando exercícios em águas do golfo da Finlândia, que incluíam disparos de artilharia contra alvos aéreos.

O presidente da comunidade afetada, Yuri Mikhailov, disse que os moradores tentaram se proteger do "granizo metálico" nos porões de suas casas, segundo a agência oficial RIA Novosti.

"Um dos moradores passeava com seu neto, se lançou sobre ele e o protegeu com seu corpo até que cessaram os disparos", que segundo Mikhailov foram 14, enquanto outros falam de entre 9 e 15.

"Alguns foram atingidos por pequenas lascas. O metal era de cor violeta, o que quer dizer que estava em altas temperaturas. Ainda estamos recolhendo lascas em todos os quintais", acrescentou o presidente.  

As informações são da EFE

Modelo seminua pede que deputados europeus divulguem gastos

Londres (Inglaterra) - Uma modelo britânica tirou a roupa nesta quinta-feira com o objetivo de exigir que os deputados do Parlamento Europeu divulguem seus gastos. Amy Diamond foi para a frente do Parlamento britânico com o corpo pintado nas cores da bandeira da União Europeia (UE). Na Inglaterra, alguns políticos renunciaram, depois que a imprensa passou a divulgar gastos pessoais com verba pública.

Há aproximadamente 15 dias, deputados dos três maiores partidos da Grã-Bretanha anunciaram que vão devolver o reembolso que tiveram de parte de despesas supostamente realizadas no desempenho das funções. O anúncio foi feito depois que o jornal Daily Telegraph divulgou uma lista de gastos que incluem de comida de cachorro a churrasqueiras e material para jardinagem.

Os parlamentares britânicos que representam distritos fora da capital, Londres, vinham tendo tradicionalmente permissão para obter o reembolso de despesas ligadas a uma segunda moradia na cidade para que pudessem desempenhar seu papel no legislativo.

O caso teve grande repercussão no país e levou o primeiro-ministro, Gordon Brown, a pedir desculpas em nome de todos os partidos por alguns dos pedidos de ressarcimento, e a dizer que a confiança dos britânicos na classe política precisa ser restituída "imediatamente".


As informações são do Terra

Professora é acusada de abusar de aluno de 14 anos nos EUA

Nova Iorque - Uma professora de uma escola de ensino médio dos Estados Unidos foi acusada de abusar sexualmente de um estudante de 14 anos, depois que a mãe do adolescente encontrou centenas de mensagens de texto e ligações da mulher no telefone dele, informa nesta sexta-feira o jornal The New York Times.

Melissa Weber, 27 anos, foi colocada em prisão preventiva por abuso sexual e por colocar em risco o bem-estar de uma criança, segundo Richard A. Brown, promotor do Distrito de Queens, em Nova York. Se condenada, ela pode pegar até sete anos de prisão.

A mãe decidiu investigar o telefone do filho depois que ouviu comentários na escola de que o garoto teria uma relação inadequada com a professora. Em uma das últimas mensagens encontradas pela mãe, Melissa diria para o jovem apagá-las do celular.

A Promotoria afirmou que os encontros ocorreram depois do horário de aula, em sete ocasiões, desde abril. 
'
As informações são do Terra

Passageiros de embarcação incendiada na Itália são resgatados

Roma (Itália) - Os 526 passageiros de um ferry que faz a rota entre Nápoles e Palermo tiveram que ser resgatados hoje depois que foi declarado um incêndio na embarcação, quando esta navegava a 25 milhas da capital siciliana.
 
O incêndio foi declarado na garagem do "Vincenzo Florio", o que provocou a evacuação dos passageiros em pequenas barcas, enquanto a maior parte da tripulação permaneceu a bordo para tentar apagar o incêndio.


A bordo, estava um grupo estudantil de 60 pessoas entre estudantes e professores, que viajavam à Sicília em uma viagem de estudos.
 
Vários navios rebocadores arrastaram o navio até uma área do Golfo de Palermo, a quatro milhas do litoral.
 
A maior parte dos passageiros do ferry, 490 pessoas, foi transferida para uma embarcação que navegava nos arredores.
 
As 36 pessoas restantes, entre elas uma criança e uma mulher grávida, foram resgatadas por uma patrulha da Guarda Litorânea.
 
Após chegar em terra, 19 pessoas tiveram que ser transferidas para hospitais com sintomas de sufocamento por causa da fumaça e com ataques de pânico.
 
As autoridades italianas afirmaram que não está claro se o fogo começou em um dos automóveis que o ferry transportava ou em alguma outra área da embarcação.
 
A companhia responsável do ferry destacou, em comunicado, que a operação de evacuação aconteceu com regularidade e que os passageiros saíram ilesos.

As informações são da EFE

Chiclete causa overdose de cafeína em adolescente italiano

Roma (Itália) - Um adolescente de 13 anos foi diagnosticado com intoxicação por cafeína na Itália depois de consumir dois chicletes cafeinados, segundo um estudo de caso publicado na edição desta sexta-feira da revista científica The Lancet.

Segundo o relato dos médicos, o garoto foi levado pela mãe ao Hospital Monaldi, em Nápoles, depois de ter chegado em casa agitado e agressivo, diferente de seu comportamento normal.

De acordo com informações da BBC, os exames indicaram que ele apresentava taquicardia (147 batimentos/minuto), estava ofegante e com pressão alta. O paciente reclamava ainda de dores abdominais, dor ao urinar e ardência nas pernas.

Depois de levar o filho para casa, a mãe encontrou o pacote de chicletes com cafeína na mochila do menino. Ele então admitiu ter ingerido dois dos chicletes no dia anterior.

Os chicletes continham cerca de 160 mg de cafeína e portanto, o adolescente havia ingerido o equivalente a 320 mg - um pouco mais do que a quantia presente em três xícaras de café. Os médicos afirmam que garoto deve ter sensibilidade à cafeína.
 
Com informações de agências

‘Apocalipse’ marcado para 2012

Rio- Quem achou que as profecias apocalípticas acabariam na virada do século cometeu um engano do tamanho de uma pirâmide. Uma pirâmide maia, para ser mais exato. O suposto fim de um dos calendários da antiga civilização pré-colombiana, marcado para 21 de dezembro 2012, provocou uma enxurrada de previsões de que o mundo vai acabar daqui a três anos, vistas com descrença por cientistas.

O tema inspira livros, filmes, endereços eletrônicos e comunidades em sites de relacionamento. Entre os filmes previstos está uma obra do diretor alemão Roland Emmerich, responsável por ‘O Dia depois de amanhã’, de 2004.

Sites de vários países aproveitam para faturar com a venda de camisetas e até indicam pontos mais seguros do Planeta para se sobreviver a catástrofes que estariam por vir. Fala-se, por exemplo, que em 2012 acontecerá uma inversão súbita dos pólos magnéticos dos planetas, o que, segundo os cientistas, só acontecerá mesmo daqui a milhares de anos. Outra teoria é que a data coincide com um alinhamento do Sol com o centro da Via Láctea — o que para os astrônomos não representa qualquer risco.

O que os “profetas” não dizem é que, segundo historiadores, a data não significava necessariamente que o mundo acabaria nem para os maias. “Um dos calendários maias teria início no ano de 3.114 a.C. Os adeptos da teoria juntam esta informação com outra de que cada idade do mundo duraria cerca de 5.125 anos, fazendo uma correlação polêmica. A onda profética tem pego informações com séculos de diferença para se ancorar na história”, explica o professor do Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos da USP, Eduardo Natalino dos Santos.

Mesmo para quem cisma em acreditar que algo acontecerá em 2012, os estudiosos deixam uma esperança. “Para nós, o tempo é linear, para os povos da mesoamérica, não. Quando se terminava uma era, começava outra”, conta a historiadora Gláucia Monteiro, da UFF, que não dá importância às teorias apocalípticas.

Cerco contra excesso de multas de rodoviários


Rio - Alerta nos ônibus do Município do Rio. Dados do Sindicato dos Rodoviários revelam que metade dos 30 mil motoristas de ônibus que trabalham na capital tem mais de 20 pontos na carteira de habilitação. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, todos podem ter o direito de dirigir suspenso. A punição paralisaria o serviço de ônibus na cidade. Nos últimos 12 dias, quatro pessoas morreram em três acidentes envolvendo ônibus na Região Metropolitana do Rio.

Preocupado com os números do sindicato, o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, prometeu apertar o cerco aos infratores: “A prefeitura não tem atribuição para checar a documentação dos motoristas, apenas as condições dos coletivos. Mas vamos nos reunir com representantes do Detran e do Detro para definir estratégia para corrigir este problema gravíssimo”.

Segundo o vice-presidente do sindicato, Oswaldo Garcia, apesar da restrição, as empresas de ônibus estariam fazendo “vista grossa” para o problema. O motivo seria a falta de profissionais disponíveis no mercado de trabalho para substituir os motoristas punidos. Em junho de 2008, O DIA mostrou que havia mais de três mil vagas disponíveis só na capital. Hoje, o déficit já seria de seis mil motoristas.

“Essa é a nossa realidade. Os motoristas estão cheios de multas e correndo o risco de perder a carteira de habilitação. Mas, como os empresários sabem que se demitirem esses profissionais a cidade vai ficar praticamente sem ônibus nas ruas, eles preferem fingir que não sabem de nada, já que motoristas de ônibus nunca são parados em blitz”, destaca Garcia, que acusa os empresários do setor.

“Se não obrigassem os motoristas a correr tanto para recuperar o tempo perdido no trânsito, sob pena de serem até demitidos, nada disso estaria acontecendo”, dispara Garcia.

Diretor de Marketing da Fetranspor, João Augusto Monteiro nega a acusação. “Ninguém é obrigado a desrespeitar as leis para cumprir horário”.

Média de infrações dos condutores chega a 14 por hora

Estatísticas do Detran mostram que de janeiro a abril foram registradas 40.503 infrações cometidas por motoristas de ônibus no estado, média de 14 por hora. A maioria por excesso de velocidade (9.445) e avanço de sinal vermelho (6.938). Parar sobre a faixa de pedestres aparece logo em seguida no ranking das infrações, com 3.158.

Apesar dos números, o diretor da Fetranspor, João Augusto Monteiro, afirma que “todas as empresas são orientadas a acompanhar a ficha de seus motoristas, para assegurar que estejam de acordo com a lei. Afinal, estão transportando vidas”.

Passageiros irritados e com medo

A performance dos motoristas de ônibus do Rio ao volante assusta e irrita os passageiros. Para Sivanil Alves, 36 anos, que trabalha em distribuidora de bebidas, os condutores profissionais necessitam de reciclagem. “Eles precisam ser mais bem treinados. Já cansei de ver ônibus mudando de pista sem dar seta, furando o sinal e dando freadas bruscas. Muita gente ainda vai se machucar se isso continuar assim”, preocupa-se Sivanil.

A estudante Marina Barros, 23 anos, também critica os rodoviários. “O serviço é péssimo. Freiam de repente e não param nos pontos. Para eles, o errado é certo e o certo, errado”, opina ela, que, na noite de sexta-feira, na Praça da República, já perdera a conta de quantos coletivos não pararam quando fez sinal.

Pontos de ônibus sem informações e abrigo

Vida de passageiro no Rio não é fácil. Pesquisa feita pelo Rio Ônibus mostra que, além dos atrasos e do desrespeito aos locais de parada, eles também têm que enfrentar a precariedade dos pontos de ônibus. Segundo o estudo, apenas 102 dos 9.227 pontos da capital (1,1%) estão em boas condições, oferecendo abrigo, cadeiras e informações sobre as linhas.

Já o número de pontos que possuem abrigos para os passageiros que aguardam a condução não passa de 2.974 (32,23%). Em 29,83% das paradas também não há nenhuma indicação sobre os coletivos que passam pelo local.

Na tentativa de corrigir o problema, o Rio Ônibus informou que até o fim de junho as informações estarão disponíveis na Internet. Os usuários poderão pesquisar os trajetos mais rápidos e baratos. Próximo estudo fará mapeamento sobre problemas de iluminação nos pontos, e o dados serão repassados à Secretaria de Obras.

Usuários se queixam do serviço

Conforto é uma palavra praticamente desconhecida para quem espera ônibus nos pontos do Rio. Em vez de bancos, teto e informações sobre as linhas que passam pelo local, o que se vê é a falta de respeito com os passageiros. Para uma cidade que deve ser o principal palco da Copa de 2014 e candidata a sediar a Olimpíada de 2016, ainda falta muito a ser feito.

“Sou da Bahia e estou conhecendo o Rio agora. Se não fosse minha amiga seria impossível pegar ônibus aqui. Não tem placa para ajudar”, lamenta a funcionária pública Agostinha Bonfim, 50.

A falta de informação prejudica até mesmo os cariocas. “Estou no ponto há mais de 40 minutos e não aguento mais. Várias pistas na Presidente Vargas vão para o Centro e só Deus sabe por qual o ônibus passará”, reclama o instalador hidráulico Geraldo de Assis, 57.

Até agosto, GPS na frota intermunicipal

Segunda reclamação mais registrada no Detro, a irregularidade dos horários dos ônibus está com os dias contados. De hoje até agosto, todos os 6.665 coletivos intermunicipais do estado deverão ter GPS — aparelho que monitora a localização e ajuda a manter a pontualidade. 

Quando técnicos do Detro constatarem atraso, as empresas serão multadas em R$ 428,76 na hora — e não é preciso pôr fiscal na rua. Já a viação que ignorar o GPS pagará R$ 1.616. “Vimos que tem ônibus em excesso em horário de pouco movimento e falta de carros em outros horários”, observa o presidente do Detro, Rogério Onofre. 
Passageiros veem a novidade com bons olhos. Gisele Sant’Anna Estefanio, 28 anos, mora no Jardim Tropical, em Nova Iguaçu, e estuda no Centro do Rio. “Às vezes, fico 50 minutos no ponto. Tomara que melhore”.

Pela primeira vez, duas mulheres ingressam na tropa de elite da Guarda Municipal do Rio

Rio - Lábios pintados com batom clarinho e um discreto rímel nos olhos são o máximo de vaidade permitida a Elizângela e Andreia. As duas mulheres superaram a barreira do preconceito e conquistaram pela primeira vez na História da Guarda Municipal do Rio um lugar no seleto Grupamento de Ações Especiais, o GAE, a ‘tropa de elite’ da corporação, antes exclusiva dos homens.

Com uma rotina pesada de exercícios físicos e rígida disciplina, que incluiu testes de sobrevivência na mata e operações simuladas com gás de pimenta, elas foram aprovadas no curso de ações táticas do GAE que formou 92 homens. À custa de muita determinação e vários choros contidos. “Nos treinamentos há muita pressão psicológica. Dá vontade de chorar. Várias vezes, as lágrimas vinham e eu tinha que engolir”, lembra Andreia Pereira Rodrigues, 35 anos, que, entre outras tarefas árduas, teve que subir o pico da Tijuca para simular um acidente na floresta. Mãe de Isabela, 13, e de Carlos, 7 anos, teve o apoio incondicional do marido, o inspetor Carlos Cristo, que é o comandante do GAE. “Tive que me superar em dobro. Por ser mulher e por ser esposa do comandante”, diz Andreia, casada há 10 anos e há 11 na Guarda.

Como ela, a agente Elizângela Rodrigues Sobrinho, 37 anos, mãe de Estephany, 19, acostumou-se ao armamento pesado que compõe o uniforme do grupamento — o mesmo para homens e mulheres. Assim como eles, Andreia e Elizângela estão preparadas para ficar mais de 10 horas caminhando com dois quilos de escudo nos braços e mais três quilos de roupas e capacetes. Nos treinamentos, a mesma carga física acompanha eles e elas. “As duas aguentaram firme. Ficaram esgotadas, mas em nenhum momento pediram para sair. Nas operações mais tensas, venceram o medo. No rapel, quando tiveram que descer 13 metros, achamos que elas fossem desistir, mas nos surpreenderam”, contou o subinspetor, José Caires. O grupamento é o mais especializado da Guarda. Quando tudo dá errado, o GAE é acionado para acabar com os confrontos urbanos. Nos últimos anos, o grupamento entrou em cena para enfrentar ambulantes no Centro.

Com fôlego para dupla e dura jornada

Os hematomas no corpo e as bolhas nos pés após treinamentos intensivos não desanimam as mulheres do GAE. “Um dia eu estava exausta e tinha que rastejar na lama. Só pensava no dia seguinte, no trabalho que teria para lavar o uniforme”, conta Elizângela. 

Para Andreia, mais difícil que respirar os gases de pimenta e lacrimogêneo é se desdobrar na dupla jornada. “A gente dava voltas na Quinta da Boa Vista nos treinos. Minha unha do pé quase caiu. À noite, chegava em casa e ainda tinha que fazer janta, cuidar dos filhos, e no dia seguinte começar tudo de novo”, comemora Andreia.

Crazy Notice