Blogueiro se finge de mulher e ‘namora’ filho de Fidel por 8 meses
Rio - No país em que o acesso à Internet é controlado com mãos de ferro, o filho de seu maior líder caiu no trote de um blogueiro. Luis Dominguez, cubano exilado em Miami, criou uma personagem e manteve namoro on line durante oito meses com Antonio Castro Soto de Valle, 40 anos, herdeiro de Fidel Castro. Além de furar o cordão de segurança em torno da família presidencial de Cuba, o blogueiro postou fotos e conversas do cubano com a ‘amiga’.
Luis se recusou a pedir desculpas pelo trote, afirmando que queria mostrar o “estilo de vida opulento” dos Castro. As autoridades cubanas não comentaram o caso. O blogueiro se passou por Cláudia, uma “jornalista esportiva da Colômbia, de 27 anos”. A personagem entrou em contato com Antonio dizendo que os dois haviam se conhecido nos Jogos do Caribe, em 2006. Eles trocaram fotos e chegaram a planejar encontros em Varadero, praia cubana, em que Antonio serviria de guia para Claudia.
Nas postagens, há fotos de Antonio sem camisa, além de imagens dele na Olímpíada de Beijing, ano passado. Luis publicou também um bate papo entre Cláudia e o filho de Fidel, onde aparecem dois números de telefone de Antonio, além de seus endereços eletrônicos.
Na conversa, Antonio fala sobre seu estilo de vida em Cuba e sobre viagens com o tio Raúl Castro, presidente do país. Num trecho de ‘paquera’, Antonio é chamado de “bombom” pela ‘amiga’ e responde: “estamos na mesma caixa, porque você é outro bombom”.
“Sou cubano-americano e não pude voltar ao meu país desde que o deixei, em 1971. Uso qualquer ferramenta para atingir essas pessoas. Em Cuba pessoas são presas sem razão. Seus direitos são violados. Então, por que não posso fazer o mesmo com eles? Não tenho remorso”, disse Luis.