sexta-feira, 19 de junho de 2009

Homem se passava por mãe morta para receber benefícios, nos EUA

EUA - Thomas Prusik-Parkin, de 49 anos, foi preso nos EUA por fingir ser a própria mãe e receber benefícios em seu nome desde que ela morreu, em 2003. 

Promotores de Justiça disseram que o acusado forneceu número de previdência e data de nascimento falsos. Desta forma a morte de Irene Prussik, sua mãe, não apareceria nos registros do governo.


Parkin usava peruca, vestido e maquiagem para execução do plano, além de uma bengala e uma falsa carteira de identidade. Um conhecido dele, Mhilton Rimolo, o acompanhava e fingia ser sobrinho de Prusik.

Segundo a polícia, desde o falecimento da mãe, Thomas recebeu diversos benefícios em seu nome, esteve em agências bancárias e até em um tribunal, fazendo se passar por Irene.

Parkin recebia 700 dólares, aproximadamente R$ 1,4 mil mensais, em nome da falecida e teria solicitado pedido de falência, também em nome dela, para poder receber mais US$ 39 mil (77 mil reais) em subsídios e pagar o aluguel de sua casa.

Parkin foi indiciado nesta quarta-feira por roubo, falsificação e conspiração. Se for condenado, pode ficar até 25 anos preso, e Rimolo também foi indiciado. Após ser detido Thomas tentou se justificar.

"Eu segurei minha mãe quando ela estava morrendo e respirei seu último suspiro, então, eu sou minha mãe", disse ele segundo a polícia local.

Com Agências

Morre no Japão o homem mais velho do mundo

Tóquio (Japão) - O homem mais velho do mundo segundo o Guinness, Tomoji Tanabe, morreu nesta sexta-feira por causas naturais aos 113 anos, em sua casa de Miyakonojo, na província de Miyazaki (sul do Japão), informou a agência local Kyodo.

Nascido em 18 de setembro de 1895, na mesma cidade onde morreu, Tanabe costumava dizer que o segredo de sua saúde era "não fumar e não beber".

Uma das rotinas diárias de Tanabe, engenheiro civil aposentado e que cultivava hortas, era beber leite durante a tarde, enquanto lia os jornais do dia.

O idoso japonês, que escrevia um diário pessoal, sofreu um ataque cardíaco em maio, por isso tinha permanecido na cama desde então, com dificuldades para comer normalmente, até que finalmente morreu hoje, enquanto dormia.

Tanabe foi designado o homem mais idoso da terra em junho de 2007, depois de morte de seu antecessor, um porto-riquenho de 115 anos.

As informações são da EFE

DNA descarta que homem seja menino sumido nos EUA há 54 anos

MIchigan (EUA) - Testes de DNA descartaram a hipótese de que um homem do Estado americano de Michigan seja um menino desaparecido em 1955 no Estado de Nova Iorque, disse o FBI, a Polícia Federal americana.

Segundo informações da BBC, John Barnes havia dito na quinta-feira que tinha 99% de certeza de que era Steven Damman, um garoto que tinha apenas 2 anos quando levado, junto com a irmã, Pamela, num momento de distração da mãe. A garota foi encontrada a alguns quarteirões de distância, mas Steven nunca mais foi visto.

Os testes, porém, comprovaram que John Barnes e Pamela "não compartilham a mesma maternidade".

Com informações de agências

Moussavi participa de manifestaçao em Teerã

Teerã - Mir Hossein Moussavi, o candidato que foi declarado perdedor nas eleições iranianas de 12 de junho, se somou aos manifestantes em um protesto organizado pelo sexto dia consecutivo em Teerã contra os resultados das eleições, segundo testemunhas.

"Estávamos sentqdos diante do ministério das Telecomunicações. Moussavi chegou às 18h local (10h30 de Brasília). Saiu do carro e falou com a multidão", declarou a testemunha.

Com agências internacionais

Côrtes e a gripe

Rio - Com suspeita de gripe suína, o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes está, desde o início da noite de ontem, em quarentena domiciliar. Ele chegou na terça-feira dos Estados Unidos, para onde foi na véspera do dia de Corpus Christi. A mulher de Côrtes, que viajou com ele, também ficará em casa até que saia o resultado do exame para detectar a doença.

Ontem, o secretário começou a ter sintomas de gripe: febre, dores e rouquidão. Como esteve em uma área de risco, foi submetido ao exame (coleta de material do nariz e da boca) para checar a presença do vírus. O resultado deve sair hoje. Em abril, Côrtes passou a comandar ações de prevenção à doença no Estado.

Gripe suína no Brasil

O Brasil tem 114 casos confirmados do vírus Influenza A (H1N1), que causa a gripe suína, segundo nota do Ministério da Saúde divulgada na tarde desta quinta-feira.

Foram registrados sete novos casos nos Estados de São Paulo, cinco em Minas Gerais, dois no Espírito Santo, dois em Santa Catarina e um no Rio de Janeiro. Todos passam bem, de acordo com nota do ministério. Dos novos casos, dois são de transmissão autóctone (ocorrida dentro do território nacional). Os outros 16 casos são de pessoas que estiveram fora do país.  

Mulher se suicida na piscina onde seus filhos se afogaram

Dallas (EUA) - Uma mulher do estado do Texas cometeu suicídio na mesma piscina onde há quase um ano se afogaram seus dois filhos, informou hoje o médico legista do condado de Dallas ao fornecer os resultados da autópsia.

A mulher, identificada como Van Ha Stocco, de 35 anos, foi tirada da piscina na quarta-feira por seu marido.

Ela foi levada imediatamente a uma clínica, mas os esforços para salvá-la foram inúteis, disse o subchefe da Polícia da localidade de Copell.

Stocco perdeu a vida pouco antes do primeiro aniversário de morte de seus filhos Marcus, de 3 anos, e Catherine, de apenas 1.

Segundo o relatório policial, as crianças estavam sob os cuidados de seu pai quando deixaram a casa e caíram na piscina, no dia 8 de julho do ano passado.

Os dois foram levados a um hospital local, mas Marcus morreu na mesma noite e sua irmã na manhã seguinte. 


As informações são da EFE

Policiais israelenses gravam vídeo de abuso a palestino

Jerusalém (Israel) - Policiais israelenses publicaram um vídeo no YouTube no qual mostram imagens de vários de seus companheiros humilhando e abusando de um jovem palestino, a quem obrigam a repetir insistentemente a frase "Eu amo a Polícia de Fronteiras".

A existência do vídeo, de 44 segundos e colocado no portal há cerca de um ano, vazou hoje em uma informação do jornal Haaretz sobre o fenômeno de agentes desse corpo de segurança israelense que gravam imagens de humilhações a palestinos para depois compartilhá-las.

Os agentes também falam repetidamente que se dê tapas cada vez mais fortes no palestino, até que aos 40 segundos permitem que ele siga seu caminho.

O jornal denuncia que se trata de um fenômeno preocupante entre os membros da Polícia de Fronteiras, uma corporação que atua nas zonas fronteiriças e integrado majoritariamente por jovens marginalizados. 

As informações são da EFE

Príncipe William diz que pretende seguir passos do irmão

Londres (Inglaterra) - O príncipe William disse em encontro com a imprensa nesta quinta-feira que gostaria de seguir os passos do irmão, Harry, e servir o país nas Forças Armadas. Os príncipes britânicos falaram com jornalistas na base aérea da Royal Air Force (RAF) em Shropshire, onde divulgaram fotos de seus treinamentos militares.

Enquanto William, 26 anos, prepara-se para se tornar um piloto de busca e salvamento da RAF, Harry, 24 anos, faz um curso de seis meses para pilotar helicópteros da Força Aérea.

William afirmou que, embora diferente de ir ao Afeganitão, como fez Harry, o trabalho que pretende executar é importante. "A busca e salvamento, embora, obviamente, seja diferente de ir ao Afeganistão, é um trabalho importante", disse.

No ano passado, Harry serviu durante dez semanas no Afeganistão. O príncipe foi retirado imediatamente do país asiático depois que a notícia de seu envio vazou para a imprensa de todo o mundo. O Ministério da Defesa temia que Harry se tornasse um alvo dos talibãs.

Hoje, Harry destacou que pretende voltar à frente de batalha. O objetivo do filho mais jovem do príncipe Charles é especializar-se como piloto de helicópteros Lynx, e não dos helicópteros de ataque Apache. "Estou realmente aproveitando, como todos sabem. É a maneira mais fácil de voltar à linha de frente. Talvez mais seguro, talvez não, eu não sei", disse.

As informações são do Terra

Libertados dois jornalistas da 'Al Jazira' presos em Cabul

Afeganistão - Os jornalistas da rede de TV Al Jazira, presos no domingo passado pelo serviço secreto afegão, em Cabul, foram libertados nesta quarta-feira, informou a própria emissora em seu canal em inglês.

Segundo a emissora, as autoridades afegãs não deram nenhuma explicação sobre o motivo da detenção dos jornalistas Hamidulá Shah e Qais Azimy, ambos de nacionalidade afegã.

Shah trabalha para o serviço em árabe da emissora e Azimi é produtor do canal da Al Jazira em inglês.

Azimy foi preso depois de ter sido convocado três dias antes pelas autoridades a ir à sede do serviço secreto em Cabul, enquanto dois soldados das forças de segurança buscaram Shah no escritório da emissora árabe na capital afegã.

Segundo o correspondente da Al Jazira em inglês em Cabul, David Chater, as autoridades afegãs poderiam ter se incomodado com uma reportagem, transmitida na sexta-feira passada e produzida por Azimy, no qual o jornalista reuniu com talibãs da localidade de Kunduz, no norte do país.

As informações são da Agência EFE

Sexta cirurgia para voltar a ser virgem leva russa à UTI

Moscou - Uma russa foi parar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) depois de ter se submetido seis vezes a cirurgias para restabelecer sua virgindade, informa nesta quinta o portal Spike. Natalie K. recorreu à operação pela primeira vez logo após o casamento, quando seu marido mostrou-se contrariado com o fato de ela ter se relacionado com outros homens antes da união.

O marido de Natalie gostou tanto do fato de sua mulher ter "voltado a ser virgem" que decidiu presenteá-la com uma nova himenoplastia em seu aniversário. O procedimento tornou-se rotina, e a cada aniversário seguinte Natalie ganhou uma nova cirurgia de reconstituição do hímen.

O médico alertou o casal sobre o risco de repetir tantas vezes o procedimento e, na sexta vez, Natalie precisou assinar um documento responsabilizando-se pela decisão. O temor do médico acabou por se concretizar. A paciente teve complicações e seu sistema imunológico não conseguiu combater uma infecção. Natalie está agora em terapia intensiva, lutando para sobreviver. 

As informações são do Terra

Presidente americano chama atenção até quando mata mosca

Washington - O dia estava marcado para o presidente dos Estados Unidos detalhar uma reforma no setor financeiro, mas foram a agilidade e a simpatia de Barack Obama que chamaram a atenção ontem. Durante uma entrevista, o governante matou uma mosca que o atrapalhava com um tapa, impressionando todos os observadores.

O feito aconteceu durante entrevista para o repórter John Harwood, da emissora CNBC, no salão executivo da Casa Branca. Irritado com o inseto, o presidente primeiro interrompeu sua fala e disse: “Saia daqui!”. Sem perder a concentração, ficou em silêncio e ergueu a mão direita, aguardando que a mosca pousasse. Com um golpe rápido, matou o bicho e emendou para o jornalista: “Bem, onde nós paramos?”.

Após ser cumprimentado pelo entrevistador, Obama ainda ‘tirou onda’: “Isso foi bastante impressionante, não? Eu a peguei de jeito”. Com a câmera ainda filmando, Obama insistiu que a equipe registrasse o episódio e, apontando para o tapete, pediu que o cinegrafista gravasse a mosca morta no chão. Após a entrevista, recolheu o inseto morto com um papel para jogá-lo fora.

Não foi a primeira vez esta semana que Obama ganha destaque no mundo inteiro por motivos que nada têm a ver com política ou economia.

ESTILOSO

Na terça-feira, ele desbancou o galã Brad Pitt, e foi eleito o homem mais estiloso do mundo. Além de Brad Pitt, que ficou em segundo lugar, Obama ainda derrotou o jogador David Beckham, entre outros. “Obama possui enorme senso de estilo, o que sem dúvida aumenta sua popularidade. Líderes mundiais e políticos não são conhecidos por seu senso de vestuário, então é animador ter Obama, que parece genuinamente cuidar de sua aparência”, disse Jonathan Heilbron, presidente da marca de camisas de luxo britânica Thomas Pink, que fez a pesquisa.

Piloto morre durante voo entre a Bélgica e os EUA

Estados Unidos - Um voo da Continental Airlines foi declarado em emergência depois que o piloto morreu, durante o trajeto entre Bruxelas, na Bélgica, e Newark, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada à imprensa internacional pela Federal Aviation Administration (FAA). A aeronave pousou com segurança às 12h49 (horário de Brasília), no aeroporto de Newark.

Outros dois pilotos que faziam parte da tripulação a bordo da aeronave assumiram o voo 61, de acordo com um porta-voz da FAA. Segundo a companhia, havia 247 passageiros a bordo.

O Boeing 777 deixou o aeroporto em Bruxelas às 9h45 (horário local), segundo a Fox. A Continental Airlines divulgou uma nota dizendo que o piloto, que tinha 60 anos e não teve a identidade revelada, morreu de causas naturais. Ele trabalhava há 32 anos na companhia e não 21, como a empresa divulgara anteriormente.

Ainda de acordo com a empresa aérea, o voo prosseguiu em segurança assim que os outros pilotos assumiram o comando. A Continental Airlines afirmou que está entrando em contato com as famílias dos passageiros a bordo do avião para tranquilizá-los e com a família do morto para prestar condolências.

Antigamente, pilotos de aviões comerciais só podiam exercer a profissão nos EUA até os 60 anos, mas em dezembro de 2007 foi aprovada uma lei que ampliava a idade-limite de aposentadoria obrigatória desses profissionais para 65 anos.

Com Agências

Viúva do ex-presidente chileno Allende morre aos 94 anos

Chile - Hortensia Bussi, viúva do ex-presidente chileno Salvador Allende, morreu nesta quinta-feira em casa em Santiago, aos 94 anos, como informaram fontes ligadas a sua família. De acordo com elas, no momento da morte, por causas que ainda não foram informadas, Hortensia estava em companhia de suas filhas Carmen Paz e Isabel Allende, que é deputada.

Nascida em 22 de julho de 1914, Hortensia Bussi foi professora de história e geografia e após o golpe militar que custou a vida de seu marido, em 11 de setembro de 1973, se exilou no México. Em 1940, se casou com Salvador Allende, com quem teve três filhas: Carmen Paz, Beatriz, já falecida, e Isabel.

Durante a ditadura de Augusto Pinochet, a viúva de Salvador Allende se comprometeu de forma decidida com as forças políticas que, do exílio, lutaram pela recuperação da democracia. Para seu 94º aniversário, em julho do ano passado, a atual presidente do Chile, Michelle Bachelet, enviou para Hortensia uma carta de saudações em que transmitiu sua admiração, "por seu exemplo de integridade".

A presidente chilena louvou também a viúva de Allende pelo que chamou "de enorme compromisso com a democracia". Segundo pessoas próximas, Hortensia morreu de forma tranquila e se manteve absolutamente lúcida até os últimos momentos de sua vida.

As informações são da EFE

Aumento pode sair só em 2010

Ministro informa que lei não obriga governo a pagar reajuste salarial este ano, mas não descarta cumprir compromisso

Brasília - Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo afirmou ontem que o governo poderá não conceder este ano o reajuste dos servidores federais previsto para entrar em vigor no dia 1º de julho. Segundo ele, a lei que estabeleceu os novos salários não determina que o aumento tenha que ser pago até dezembro de 2009. A principal ameaça ao reajuste é a queda na arrecadação tributária.

As declarações foram feitas no Rio de Janeiro, onde o ministro esteve com o secretário estadual de Planejamento, Sérgio Ruy Barbosa, no 38º Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento. Questionado sobre a nova data para os acertos salariais com o funcionalismo federal, caso o governo adie o aumento, Bernardo informou que não tem definição sobre quando será pago, caso seja suspenso: “Principalmente porque seria necessário enviar uma mensagem para o Congresso Nacional, fixando um novo prazo”.

Ele admitiu que os novos salários podem ser creditados na conta do dos servidores somente em 2010. Bernardo informou que na próxima semana o governo deverá fazer os primeiros anúncios de ajustes no Orçamento da União.

Apesar de não dar boas notícias aos servidores, o ministro reiterou a intenção do governo de pagar o aumento em julho, mesmo que dispositivo na lei permita adiar os novos salários em caso de extrema dificuldade fiscal.

Bernardo também confirmou que o recadastramento dos servidores inativos e pensionistas vai começar no dia 20 de julho. Eles deverão comparecer ao Banco do Brasil e à Caixa. Serão divididos em três grupos. Os critérios ainda estão sendo analisados.

Estado: reajuste menor que em 2008

O secretário estadual de Planejamento e Gestão do Rio, Sérgio Ruy Barbosa, afirmou ontem que o governo não vai conceder este ano o mesmo índice de aumento de 2008. Ou seja, servidores estaduais terão reajuste salarial abaixo de 8%. 

“Em 2004, quando estávamos apertadíssimos, demos 4% de aumento. No ano seguinte, quando a receita teve um desempenho extraordinário, nós dobramos isso. Reajuste de 8% não será possível este ano. É uma hipótese muito difícil, impossível de acontecer”, declarou. Sérgio Ruy disse que não existe razão para comparar o aumento do Executivo com o dos serventuários, de 5%, a partir de maio, data-base da categoria.

Greve do INSS adia em 10 dias atendimento

Com o aumento da adesão de 17 para 22 estados, servidores do INSS afirmam que a greve continua por tempo indeterminado. No Rio, a paralisação será reforçada na Baixada. Hoje, o Sindsprev-RJ fará assembleia estadual. O comando de greve quer retomar a negociação com o governo.

O INSS começou a remarcar para daqui a dez dias os atendimentos não realizados por causa da greve. Porém, não há garantias de que essas pessoas sejam atendidas na data reagendada, pois a paralisação é por tempo indeterminado. O segurado que não conseguir ser atendido deve remarcar horário na própria agência.

ONU: total de desnutridos no mundo este ano deve passar de 1 bilhão por causa da crise

Brasília - O total de pessoas subnutridas no mundo este ano deverá ultrapassar a marca de 1 bilhão, de acordo com estimativa divulgada hoje (19) pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

O aumento da fome no mundo, segundo a organização, não se deve apenas ao mau desempenho da agricultura, mas também à crise econômica “que reduziu a renda e o emprego e provocou a falta de acesso a uma alimentação adequada para as pessoas mais pobres”.

Em nota, o diretor-geral da FAO, Jacques Diouf, destaca que a “perigosa combinação” entre a redução do ritmo da economia global e a alta dos preços dos alimentos resultou em quase 100 milhões de pessoas desnutridas a mais na comparação com os dados de 2008.

"A crise silenciosa da fome, que afeta um sexto da humanidade representativa, é um grave risco para a segurança e a paz mundial. Precisamos gerar urgentemente um amplo consenso para a completa e rápida erradicação da fome no mundo”, disse. 

As informações são da Agência Brasil

Pai de jovem nega ‘sexo forçado’

Na Barra, jovem diz ter sido violentada após bebedeira. Os quatro acusados negam violência

Rio - Pais de dois dos menores envolvidos no possível estupro negaram ontem que a menina tenha sido forçada a manter relações sexuais com os adolescentes.

“Essa acusação não tem nenhum fundamento. Conheço os meninos, são todos bons garotos. Meu filho disse que ela não fez nada à força. Mas, como o pai a encontrou numa situação muito delicada, pode ter resolvido inventar esta história”, disse o pai de um dos meninos, de 17 anos.

A mãe de outro jovem, o único que não mora no condomínio, disse que o filho teria conhecido a jovem naquela noite.

Vítima trocava mensagens com acusados

A moça que diz ter sido violentada era amiga de pelo menos dois dos menores acusados do crime no site de relacionamentos Orkut, onde trocavam mensagens constantemente. Ontem, os dois manifestaram seu descontentamento com os comentários de moradores do Península na comunidade do condomínio no site.

“Vocês (...) não sabem exatamente o que aconteceu”, disse um deles. O outro completou: “Estão muito mal-informados dos fatos para estar (sic) falando dessa forma”.

Moradores comentam na página do condomínio no Orkut que teria havido flagrante de jovens com maconha no bosque do Península e ocorrido outro estupro no local há cerca de dois meses.

Entenda o caso

Moradora de um condomínio de luxo, jovem de 19 anos acusa quatro rapazes — todos menores de idade — de estupro na noite de quarta-feira. Em depoimento à 16ª DP (Barra da Tijuca), ela disse ter consumido grande quantidade de vodca com energético e ter “ficado” com um dos rapazes, antes de ser impedida pelos jovens de sair do bosque do Condomínio Península. A jovem disse que ficou desacordada e, ao retomar a consciência, estava em “conjunção carnal” com um dos adolescentes, de quem não sabia sequer o nome. O crime teria sido cometido por volta das 21h.

O exame de corpo de delito confirmou que houve rompimento recente do hímen e que a menina apresentava hematomas nos braços, pernas e pés. Os jovens, que estão sendo investigados por estupro e lesão corporal, negaram ter cometido violência sexual. O delegado Carlos Augusto Nogueira disse que fará ainda esta semana uma acareação entre todos os envolvidos, para esclarecer contradições nos relatos da vítima e dos acusados. Ele também pretende repetir os exames no IML. O DNA dos jovens será recolhido para ser comparado com o do sêmen encontrado no corpo da vítima.

“Estamos tratando este caso como crime de estupro. O que nos intriga é a informação de que o jovem que manteve relação sexual com ela estaria usando preservativo. Por isso, queremos saber de quem seria o sêmen”, afirma o delegado.

Em seus depoimentos, os jovens negam a violência e dizem que a menina teria feito sexo com apenas um deles, por vontade própria. A vítima disse se lembrar de ter feito sexo apenas com um deles — o que admite a relação sexual. Os acusados afirmam que a jovem criou a versão de estupro para justificar o fato de ter sido flagrada pelo pai, seminua, ao chegar ao local.

Segundo os jovens, a menina estava ‘ficando’ com um dos meninos — ex-morador do condomínio e que reside atualmente em São Paulo — na trilha que dá acesso ao bosque interno do Península. Quando este rapaz decidiu ir embora, ela teria chamado então um dos menores — que não mora no condomínio — para acompanhá-la e fazer sexo. Os demais teriam ficado no ‘espaço zen’ do condomínio, onde foram recolhidas garrafas de vodca e latas de energético.

A menina foi levada por policiais militares para o Hospital Lourenço Jorge, na Barra, onde recebeu aplicação de glicose. Na delegacia, o pai de um dos jovens ameaçou agredir os jornalistas enquanto um dos adolescentes mandava beijo para as câmeras.

Luciano Huck comenta no Twitter roubo de casa alugada por ele

Rio - O apresentador Luciano Huck comentou em seu Twitter o roubo da casa que ele aluga no Distrito de Araras, em Petrópolis. "Trata-se de uma casa que alugamos com frequência. Até onde soube levaram quase nada, pois pelo o que conheço, havia pouca coisa dentro. De qualquer forma, sinto muito pelo dono. É uma sensação de impotência ter a casa invadida, ainda mais em uma cidade tão pacata quanto Araras."

Ladrões invadiram e roubaram o imóvel, em um condomínio de luxo, na madrugada de quinta-feira. No momento do furto não havia ninguém na casa; por isso, o crime só foi descoberto por volta das 7h, quando o caseiro percebeu a porta dos fundos arrombada e com os vidros quebrados. Os bandidos também reviraram vários cômodos da casa.

Alisador proibido na mira da lei

Polícia Civil abre investigação para identificar salões que usam produto tóxico. Quem for flagrado pode ser preso

Rio - Inquérito para apurar o uso do glutaral como alisador de cabelo nos salões de beleza do Rio foi aberto ontem pelo delegado Fábio Cardoso, da Delegacia de Crimes Contra Saúde Pública. Quem for flagrado adicionando a substância a produtos capilares será preso sem direito a fiança, segundo ele. Como O DIA mostrou, o glutaral é 10 vezes mais tóxico que o formol, pode causar desde coceira no couro cabeludo até câncer e, em alguns casos, levar à morte. Apesar disso, vem sendo usado nas escovas progressivas, já que o formol foi proibido por lei.

Segundo o delegado, sua equipe trabalha para identificar cabeleireiros que utilizem de modo inadequado glutaral, formol e outras substâncias. “Adulterar cosméticos e remédios é crime hediondo, porque afeta diretamente a saúde das pessoas. É crime inafiançável, e a pena vai de 10 a 15 anos de reclusão”, disse Cardoso, acrescentando que os consumidores finais não serão presos.

Segundo a Anvisa, o glutaral é conservante, e não alisador, e só pode ser usado em cosméticos na concentração máxima de 0,1%. Ele só funciona como alisador, porém, se empregado em maior quantidade, o que é ilegal. A Vigilância Sanitária Municipal, que fiscaliza estabelecimentos comerciais, informou que vai intensificar ações contra formol e glutaral.

O deputado Dionísio Lins (PP), autor da lei que proibiu o formol, apresentou ontem na Alerj projeto de lei que determina criação de cadastro para quem comprar produtos como formol e glutaral. O objetivo, segundo ele, é inibir a compra. O cadastro ficaria nos próprios pontos de venda e, se no momento da fiscalização o dono não apresentá-lo, será multado. Denúncias sobre o uso de substâncias de maneira ilegal podem ser feitas para a Delegacia de Crimes contra a Saúde Pública (2263-9873) ou para a Comissão Antipirataria da Alerj (0800-282-6582).

Anvisa proíbe o comércio de formol

 A Anvisa publicou ontem determinação proibindo o comércio de formol e formoldeído (solução com 37% da substância) em mercados, farmácias, armazéns e lojas de conveniência. Os estabelecimentos têm 180 dias para retirar o produto das prateleiras. Quem desobedecer está sujeito a pagar multa de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão. Em breve, a proibição também poderá se estender ao glutaral, o que está em estudo desde o início do ano.

Crazy Notice