terça-feira, 9 de junho de 2009

Ossada de elefante de 200 mil anos é achada na Indonésia

Indonésia - O esqueleto de um elefante gigante de 200 mil anos, o mais completo já achado na Indonésia, foi encontrado na ilha de Java, segundo anunciaram nesta terça-feira pesquisadores australianos.

"Trata-se de uma espécie extinta e é enorme, muito maior que os elefantes asiáticos de hoje. Somente o fêmur mede 1,2 m", indicou a universidade australiana de Wollongong em comunicado.

Alguns ossos do paquiderme foram descobertos no ano passado quando uma pedreira de areia desmoronou, o que causou a morte de dois trabalhadores. A tarefa desenterrar o esqueleto por completo, que durou quatro semanas, ficou com uma equipe de pesquisadores da Universidade de Wollongong e especialistas do Instituto de Pesquisa Geológica da Indonésia.

Os ossos, revestidos em gesso para sua proteção, foram enviados ao Museu de Geologia de Bandung, em Java Ocidental. Acredita-se que o animal morreu na margem do rio Solo e a areia o cobriu rapidamente, protegendo seu corpo de ser devorado, segundo a hipótese citada pelo paleontólogo Gert Van den Bergh, da Wollongong.

As informações são da EFE

Suposta assassina usou roupas de bebê para atrair grávida

Estados Unidos - A americana Korena Elaine Roberts, 28 anos, foi presa no Estado americano de Oregon, acusada de matar uma mulher grávida de oito meses e tentar roubar o bebê, que também morreu.

Segundo a polícia de Oregon, a suspeita e seu namorado ligaram para os serviços de emergência na última sexta-feira, dizendo que havia um bebê com dificuldades na casa.

Quando a equipe de socorro chegou, Roberts disse que o bebê era seu filho que acabara de nascer. Enquanto isso, seu namorado tentava ressuscitar a criança em meio a uma poça de sangue.

Roberts e o bebê foram levados para o hospital, onde a criança morreu. Médicos examinaram a suspeita e concluíram que ela não havia dado à luz recentemente e advertiram a polícia de que pudesse haver alguém ferido na casa de Roberts.

Voltando ao local, a polícia encontrou o corpo de Heather Megan Snively, que havia sido morta por "violência homicida", de acordo com a autópsia.

A vítima sofreu ferimentos na cabeça e cortes no abdômen. Roberts foi presa imediatamente, sem direito à fiança.

Segundo a polícia, há informações de que a suspeita teria atraído a vítima para sua casa com a promessa de vender roupas usadas de bebês em um site de classificados na internet.

A polícia acredita que a suspeita havia dito ao namorado, família e amigos que estava grávida, e pretendia roubar o bebê da vítima.

Com informações das agências internacionais

Bush pai vai comemorar 85 anos pulando de pára-quedas

EUA - O ex-presidente dos Estados Unidos, George H. W. Bush, planeja comemorar seu 85º aniversário nesta sexta-feira saltando de pára-quedas no Maine, Estado onde fica a residência de verão do ex-líder.

O porta-voz de Bush pai, Jim Appleby, confirmou nesta terça-feira que o ex-chefe de Estado repetirá a maneira como comemorou seu 75º e 80º aniversários, desta vez acompanhado de um membro da equipe paraquedista da Divisão Dourada do Exército.

Os dois aterrissarão perto de uma igreja da localidade de Kennebunkport, segundo informou a imprensa local. A comemoração escolhida por Bush pai é bem diferente da forma como sua mulher, Barbara, festejou seu 84º aniversário na última segunda-feira. Ela passou a data lendo para crianças na unidade do hospital de Portland que leva seu nome.

O primeiro salto de pára-quedas de Bush foi forçado, quando um míssil atingiu o avião da Marinha que pilotava durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 1997, o ex-presidente decidiu repetir a experiência por própria vontade. Desde então, saltou várias vezes, a última em 2007, na reabertura de sua biblioteca presidencial na Universidade do Texas.

As informações são da Agência EFE

Avião cai em picape em Johannesburgo e todos sobrevivem

África do Sul - Cinco pessoas sobreviveram milagrosamente a um acidente totalmente fora do comum, no último domingo, em Johannesburgo, África do Sul. O piloto de um avião tentava uma aterrissagem de emergência quando colidiu contra uma picape, segundo o jornal britânico Mirror.

O acidente aconteceu próximo ao Aeroporto Krugersdorp. Os dois ocupantes da aeronave ficaram feridos, mas foram retirados do local momentos antes do avião pegar fogo. A motorista do veículo, a portuguesa Mônica Bragança, e os outros dois passageiros saíram ilesos.

O piloto, John Thompson, e o passageiro do avião, George Carney, foram levados a um hospital e o estado de saúde dos dois é estável, segundo declarou Darryl, filho do piloto, ao jornal The Times.

A Autoridade de Aviação Civil está investigando o acidente. Pieter Kriel, proprietário do avião, acredita que tenha ocorrido uma falha no sistema de decolagem, que teria forçado o piloto a tentar fazer uma aterrissagem de emergência em uma superfície plana.

A motorista envolvida no acidente atribuiu ao veículo que usava o fato da tragédia não ter sido maior. "Tivemos muita sorte de estar no carro que estávamos. A picape tem umas barras de ferro que impediram que a batida fosse ainda mais desastrosa", disse.

As informações são do Terra

Explosão em hotel de luxo mata 11 no Paquistão

EUA - Pelo menos 11 pessoas foram mortas e dezenas ficaram feridas em uma explosão em um hotel de luxo na cidade de Peshawar, no noroeste do Paquistão, na noite desta terça-feira (no horário local).

Segundo informações de uma emissora de televisão local, homens armados invadiram o hotel Pearl Continental momentos antes da explosão. Jornalistas próximos ao local afirmam que há vários estrangeiros entre os feridos. O Pearl Continental é apontado como o hotel mais luxuoso de Peshawar.

Equipes da polícia investigam informações de que a explosão foi provocado por um caminhão detonado pelos homens armados. Até agora, nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo ataque.

O primeiro-ministro paquistanês, Yusuf Raza Gilani, condenou o ataque, mas - de acordo com o correspondente da BBC, Chris Morris - o episódio não é uma surpresa para o governo.

Ataques têm sido registrados em diversas cidades do Paquistão desde que as autoridades intensificaram o combate a militantes do grupo Talebã, no mêspassado.

Com informações da BBC Brasil

Réu vindo de Guantánamo se declara inocente em Nova York

EUA - Os Estados Unidos transferiram na terça-feira pela primeira vez um preso da base de Guantánamo para que seja julgado em um tribunal civil norte-americano, num caso que serve de teste para os planos do presidente Barack Obama para desativar a prisão para suspeitos estrangeiros de terrorismo.

O tanzaniano Ahmed Khalfan Ghailani, preso em Guantánamo desde 2006, declarou-se inocente num tribunal de Manhattan das acusações de conspirar para os atentados de 1998 contra embaixadas norte-americanas na África, que mataram 224 pessoas.

Ele chegou ao tribunal com um macacão azul de presidiário, escoltado por agentes federais, para responder pelas 286 acusações formais, a maioria delas por homicídio, mas também por conspiração com Osama bin Laden e outros membros da Al Qaeda para matar norte-americanos em qualquer lugar do mundo.

Ordenar a desativação da polêmica prisão de Guantánamo, encravada em Cuba, foi um dos primeiros atos de Obama após sua posse, em janeiro. Mas vários parlamentares, inclusive do Partido Democrata, questionam a conveniência de trazer suspeitos de terrorismo para o território continental dos EUA.

A prisão foi aberta no governo de George W. Bush para abrigar suspeitos de terrorismo detidos depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, especialmente na guerra do Afeganistão.

Ghailani é acusado de ajudar na compra de um caminhão e de tanques de oxigênio e acetileno que foram usados no atentado contra a embaixada dos EUA na Tanzânia. Semanas antes da explosão, teria também ajudado a carregar o caminhão-bomba.

Numa audiência em 2007 para determinar se ele se enquadrava na categoria de "combatente inimigo", Ghailani confessou e pediu desculpas por ter fornecido equipamentos usados no atentado da Tanzânia, mas afirmou que não sabia que os produtos teriam essa finalidade, segundo transcrições dos militares.

As informações são do Terra

Polícia Civil confirma prisão de 34 milicianos na Zona Oeste nesta terça

Dos 66 mandados expedidos, 43 já foram cumpridos desde o início das investigações

Rio - Em entrevista coletiva, a Polícia Civil confirmou que 34 milicianos foram presos, nesta terça-feira, na Zona Oeste, durante uma megaoperação que contou com cerca de 400 agentes. Dos 66 mandados expedidos, 43 já foram cumpridos desde o início das investigações da operação Têmis. Entre os presos, há 16 policiais militares, três policiais civis, um bombeiro, um ex-militar do exército e um bombeiro. 

"O jogo está claro, o policial que estiver ao lado da milícia é nosso inimigo. A Polícia Civil, nessa segunda missão bem sucedida, deixa explícita a escolha do combate a esses grupos como prioridade nesta gestão”, comentou o Chefe da Polícia Civil, delegado Allan Turnowski. 

O objetivo da polícia era desarticular o bando chefiado pelo ex-policial militar, Ricardo Teixeira da Cruz, o Batman, e cumprir 66 mandados de prisão preventiva (desses, 33 contra policiais). Eles são investigados por terem cometido cerca de 30 homicídios em Campo Grande, nos últimos 6 meses.

Também na operação desta terça-feira, as autoridades apreenderam computadores, armas, munição e um colete à prova de balas com numeração da Polícia Civil. O trabalho foi marcado pelo sigilo - os mandados só foram emitidos na noite de segunda-feira e os policiais envolvidos só ficaram sabendo dos detalhes horas antes da ação.

O Secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, acredita que a Polícia tenha dado um forte golpe nas atividades da Liga da Justiça.

"Com as prisões acredito que tenhamos conseguido eliminar a Liga da Justiça. Com a prisão deste grupo, esse inquérito elucida mais de 30 homicídios cometidos na região em 2008", disse Beltrame.

Beltrame afirmou também que a prioridade da Polícia continua sendo o combate às milícias. No total, 114 pessoas ligadas ao grupo foram capturadas apenas nos seis primeiros meses de 2009. O número é maior do que todo o ano anterior.

Megaoperação prendeu até miliciano em motel

De acordo com a Secretaria de Segurança, os mandados de prisão tinham como alvo 27 civis, 26 policiais militares, cinco policiais civis, um bombeiro e um agente penitenciário. Completam a lista oito pessoas que já se encontram presas no sistema penitenciário.

Entre os presos está Leandro Gomes da Silva, que foi preso embaixo da cama do motel Aghadyr, em Campo Grande. Ocimar da Silva, vulgo "Hamburgão", considerado um dos braços armados de Batman, também foi preso. Maciel Valente de Souza, considerado como segundo homem na quadrilha, com participação em vários crimes, está foragido.

Entre os policiais civis envolvidos está José Lino Filho, lotado na 63 ° DP (Japeri) e que já foi lotado na Delegacia de Homicídios da Zona Oeste. Na casa dele os agentes apreenderam uma espada ninja atrás do armário.

Os presos foram encaminhados para a Delegacia de Homicídios da Zona Oeste (DH/Oeste), na Avenida Cesário de Mello, 4138, em Campo Grande. Os policiais militares foram levados para o Batalhão Especial Prisional (BEP).

Senador Demóstenes Torres apresenta denúncias sobre a nova ferramenta do Google

Programa criava atalho e facilitava a pedofilia

Brasília - O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) apresentou nesta terça-feira no plenário as denúncias feitas por O Dia sobre a nova ferramenta do Google, que criava atalho para a pedofilia na Internet.



"O jornal O Dia descobriu que, ao invés de criar todos os mecanismos para impedir o acesso à pedofilia na Internet, o Google desenvolveu uma ferramenta que, ao contrário, quando começamos a digitar um nome aparecem dez outros que muitas vezes induzem à pedofilia. Digitamos a expressão: meninas de e já entram outras denominações como: meninas de 13 anos transando ou meninas de calcinha ou meninas de 15 anos fazendo sexo ou meninas de 13 anos fazendo sexo, e assim por diante", disse o senador".

Site "completa" palavras para oferecer ao usuário buscas mais digitadas, mas não filtra conteúdo ilegal, como a pornografia infantil. O senador contou ainda que entrou em contato com o advogado do Google, que disse "estar arrumando uma ferramenta para corrigir o problema".

O recurso responsável pelas dicas foi lançado no último dia 25. Batizado de Google Suggest (Sugestões Google), a nova ferramenta oferece aos usuários do site 10 opções de frases que são apresentadas à medida que ele digita o termo que deseja pesquisar.

Demóstenes disse ainda que "vai convocar uma audiência para solucionar definitivamente o problema".

Militares localizam mais quatro corpos do Oceano Atlântico

Rio - Os comandos da Marinha e da Aeronáutica informaram na manhã desta terça-feira que mais quatro corpos das vítimas do voo AF 447 da Air France foram regatados no Oceano Atlântico pela Fragata Bosísio. Assim, o número de vítimas encontradas subiu de 24 para 28.
Já a Fragata Constituição, que foi até as proximidades de Fernando de Noronha, para entregar os primeiros 16 corpos recolhidos, deve voltar à área de busca, segundo o capitão de fragatas Giucemar Tabosa, assessor de comunicação da Marinha.

Também nesta manhã, o helicóptero Black Hawk com os primeiros corpos de vítimas do acidente com o vôo AF 447 chegou ao arquipélago de Fernando de Noronha, por volta das 9h30.


O acidente

O Airbus A330 saiu do Rio de Janeiro no domingo, 31 de maio, às 19h (de Brasília), e deveria chegar ao Aeroporto Roissy - Charles de Gaulle de Paris no dia 1º às 11h10 locais (6h10 de Brasília).

De acordo com nota divulgada pela FAB, às 22h33 (horário de Brasília) o vôo fez o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta III). O comandante informou que, às 23h20, ingressaria no espaço aéreo de Dakar, no Senegal.

Às 22h48 (horário de Brasília) a aeronave saiu da cobertura radar do Cindacta, segundo a FAB. Antes disso, no entanto, a aeronave voava normalmente a 35 mil pés (11 km) de altitude.

A Air France informou que o Airbus entrou em uma zona de tempestade às 2h GMT (23h de Brasília) e enviou uma mensagem automática de falha no circuito elétrico às 2h14 GMT (23h14 de Brasília). A equipe de resgate da FAB foi acionada às 2h30 (horário de Brasília). Na última sexta-feira foi confirmado, oficialmente, que os destroços encontrados no Oceano Atlântico eram do voo AF 447. Na manhã seguinte, a Marinha e a Aeronáutica localizaram os primeiros corpos das vítimas.

Sobe para 41 o número de corpos encontrados no Atlântico

Rio - Os comandos da Marinha e da Aeronáutica informaram nesta terça-feira que o total de corpos de vítimas do acidente com o vôo AF 447 resgatados até agora chegou a 41. Vinte e cinco deles estão embarcados na fragata Bosísio, em direção à Fernando de Noronha.

Desses 41 cadáveres, 25 estão embarcados na Fragata Bosísio. Os 16 primeiros corpos resgatados, que estão em Fernando de Noronha, serão transportados por uma aeronave Hércules C-130 para a Base Aérea de Recife nesta quarta-feira, 10 de junho, no período da tarde.

As ações de busca e resgate continuarão durante a noite de hoje, a exemplo do que tem ocorrido, e estarão concentradas nos pontos onde foram localizados os corpos.

O governo Francês solicitou o ingresso, em águas jurisdicionais brasileiras, de dois rebocadores de alto-mar contratados pela França: o Fairmount Expedition e o Fairmount Glacier, que levarão a bordo 40 toneladas de equipamentos para auxílio às buscas dos destroços. Além disso, o Submarino Nuclear Émeraude, o Navio de Pesquisa Porquoi Pás e o Navio Anfíbio Mistral estão seguindo para a área das buscas.

O acidente

O Airbus A330 saiu do Rio de Janeiro no domingo, 31 de maio, às 19h (de Brasília), e deveria chegar ao Aeroporto Roissy - Charles de Gaulle de Paris no dia 1º às 11h10 locais (6h10 de Brasília). 

De acordo com nota divulgada pela FAB, às 22h33 (horário de Brasília) o vôo fez o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta III). O comandante informou que, às 23h20, ingressaria no espaço aéreo de Dakar, no Senegal. 

Às 22h48 (horário de Brasília) a aeronave saiu da cobertura radar do Cindacta, segundo a FAB. Antes disso, no entanto, a aeronave voava normalmente a 35 mil pés (11 km) de altitude. 

A Air France informou que o Airbus entrou em uma zona de tempestade às 2h GMT (23h de Brasília) e enviou uma mensagem automática de falha no circuito elétrico às 2h14 GMT (23h14 de Brasília). A equipe de resgate da FAB foi acionada às 2h30 (horário de Brasília). Na última sexta-feira foi confirmado, oficialmente, que os destroços encontrados no Oceano Atlântico eram do voo AF 447. Na manhã seguinte, a Marinha e a Aeronáutica localizaram os primeiros corpos das vítimas.

Jornalistas dos Estados Unidos são condenadas a 12 anos na Coreia do Norte

Washington (EUA) - Ameaçada por sanções da ONU devido ao teste nuclear do mês passado, a Coreia do Norte comprou uma briga ainda maior com os EUA ontem, ao condenar duas jornalistas norte-americanas a 12 anos de trabalhos forçados. A americana-coreana Euna Lee e a sino-americana Laura Ling, repórteres do canal californiano Current TV, foram detidas no dia 17 de março por terem cometido “atos hostis”, segundo o país comunista, e pela suposta entrada de forma ilegal no território norte-coreano.

Na ocasião, elas estavam fazendo uma reportagem na fronteira entre China e Coreia do Norte. A emissora é dirigida pelo ex-vice-presidente americano Al Gore, que poderá negociar pessoalmente a liberação das jornalistas. Euna e Laura, que ficarão num campo de trabalhos forçados, falaram com as famílias pela última vez dia 26 e estavam apavoradas.

Jornalistas que desejam entrar na Coreia do Norte, um dos países mais fechados do mundo, devem solicitar um visto especial, e são estreitamente vigiados. A condenação de ontem, porém, foi considerada mais dura que o normal.

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, pediu ontem “clemência” ao governo norte-coreano. O presidente Barack Obama disse estar muito preocupado com o caso.

Obama fará o possível para libertar jornalistas condenadas na Coreia do Norte

EUA — O presidente americano, Barack Obama, está muito incomodado com a condenação a 12 anos de prisão de duas jornalistas americanas na Coreia do Norte por entrarem de forma irregular no país asiático, e se empenhará ao máximo para libertá-las, divulgou a Casa Branca.

"O presidente está muito preocupado com a condenação contra duas jornalistas americanas pelas autoridades norte-coreanas, e estamos fazendo todo o possível para garantir libertação", disse nesta segunda-feira o porta-voz da Casa Branca, Bill Burton.

O fato
A americana-coreana Euna Lee e a sino-americana Laura Ling, repórteres do canal californiano Current TV, fundado pelo ex-vice-presidente americano e Prêmio Nobel da Paz , Al Gore, foram detidas no dia 17 de março por terem cometido "atos hostis", segundo Pyongyang, e pela entrada de forma ilegal no território norte-coreano. Os "atos hostis" citados pelos coreanos são um documentário sobre tráfico humano que as jornalistas produziam.

Com Agências

Cuba diz que não voltará à OEA e anuncia derrota dos EUA

Havana - O governo de Cuba reiterou nesta segunda-feira que não voltará à Organização dos Estados Americanos (OEA) e considerou o fim da suspensão imposta pelo órgão à ilha como uma derrota de Washington, em uma declaração divulgada hoje por todos os veículos da imprensa oficial cubana.

O texto repete argumentos expostos nas últimas semanas em artigos do ex-presidente Fidel Castro e agradece aos países da América Latina que, na semana passada, apoiaram o retorno de Cuba à OEA.

"Cuba acolhe com satisfação esta expressão de soberania e civismo, e agradece aos Governos que, com espírito de solidariedade, independência e justiça, defenderam o direito de Cuba a retornar", diz o documento.

"Cuba, no entanto, ratifica mais uma vez que não voltará à OEA", prossegue o texto. Segundo a declaração, "a decisão de deixar sem efeito a resolução VI da Oitava Reunião de Consulta de ministros das Relações Exteriores da OEA (de 1962) constitui um desacato inquestionável à política seguida pelos Estados Unidos contra Cuba desde 1959".


O documento continua ao dizer que, "apesar do consenso alcançado no último minuto, essa decisão se adota contra a vontade de Washington e frente às intensas pressões exercidas sobre os governos da região. Ocorre assim uma derrota do imperialismo utilizando seu próprio instrumento".

O texto também chama de "vergonhosa" e de "infame e ilegal" a suspensão de Cuba em 1962, quando Fidel Castro se aliou com o bloco soviético em plena Guerra Fria.

A suspensão da OEA foi "coerente com seu papel de instrumento da hegemonia americana no hemisfério, e com a capacidade de Washington de impor sua vontade sobre a América Latina no momento histórico em que triunfa a Revolução Cubana", acrescenta a declaração.

Hoje, a América Latina e o Caribe vivem "outra realidade", assegura Havana, acrescentando que a decisão da OEA "é fruto da vontade de governos mais comprometidos com seus povos, com os problemas reais da região e com um sentido de independência que infelizmente não prevalecia em 1962".

"As reivindicações para que se ponha fim, de uma vez por todas, ao criminoso bloqueio econômico dos EUA contra Cuba, refletem o crescente sentimento de todo um hemisfério. O espírito de independência ali representado por muitos dos que falaram é com o qual Cuba se sente identificada", afirma o texto.

As informações são da EFE

ONG evacua elefantes de área de conflito com agricultores

Estimativa é que em três semanas todos os exemplares da região tenham sido transferidos

Malawi, África - Uma ONG, que defende o tratamento ético aos animais, está evacuando dezenas de elefantes de uma zona de conflito mortal com agricultores no Malawi, sul da África. A intenção do International Fund for Animal Welfare (IFAW, na sigla em inglês) é deslocar mais de 60 paquidermes do vilarejo de Phirilongwe, ao sul do lago Malawi, para uma reserva de vida selvagem. As informações são da agência AP.

Os agricultores locais recorrem à violência para proteger as plantações da invasão dos elefantes. Em enfrentamentos recentes, pelo menos dez pessoas e animais morreram.

Segundo Jason Bell-Leask, diretor do IFAW, a evacuação teve início nesta segunda-feira quando nove elefantes, incluindo três filhotes, foram adormecidos com tranquilizantes e transportados em caminhões durante as seis horas de viagem até a reserva Majete. A ONG estima que em três semanas todos os exemplares da região tenham sido transferidos.

Alegando defender suas plantações da invasão dos paquidermes, agricultores da região já mataram 10 pessoas e animais

Incêndio em creche mata 35 crianças

Cidade do México - Um incêndio em uma creche no Norte do México matou 35 crianças e deixou 41 feridas, sendo 20 em estado grave, que foram levadas a hospitais especializados em queimados. As crianças, com idades entre quatro meses e três anos, morreram por asfixia pela fumaça e devido a queimaduras de 1º e 2º graus, numa creche em Hermosillo, situada a 1,959 km da Cidade do México, após o início do incêndio em um prédio vizinho.

As autoridades mexicanas não esclareceram as causas do incidente, mas a versão de testemunhas indica que o fogo começou em um depósito de pneus. O incêndio atingiu o prédio vizinho, onde funcionava a creche ABC do Instituto Mexicano do Seguro Social. O local não tinha saídas de emergência e foi preciso derrubar muros com um veículo para retirar as crianças. Segundo fontes não oficiais havia 150 menores no local.

O presidente mexicano, Felipe Calderón, disse estar “entristecido e consternado” pela tragédia e ordenou à Procuradoria Geral da República (PGR) investigar as causas do acidente.

Jornalistas dos Estados Unidos são condenadas a 12 anos na Coreia do Norte

Washington (EUA) - Ameaçada por sanções da ONU devido ao teste nuclear do mês passado, a Coreia do Norte comprou uma briga ainda maior com os EUA ontem, ao condenar duas jornalistas norte-americanas a 12 anos de trabalhos forçados. A americana-coreana Euna Lee e a sino-americana Laura Ling, repórteres do canal californiano Current TV, foram detidas no dia 17 de março por terem cometido “atos hostis”, segundo o país comunista, e pela suposta entrada de forma ilegal no território norte-coreano.

Na ocasião, elas estavam fazendo uma reportagem na fronteira entre China e Coreia do Norte. A emissora é dirigida pelo ex-vice-presidente americano Al Gore, que poderá negociar pessoalmente a liberação das jornalistas. Euna e Laura, que ficarão num campo de trabalhos forçados, falaram com as famílias pela última vez dia 26 e estavam apavoradas.

Jornalistas que desejam entrar na Coreia do Norte, um dos países mais fechados do mundo, devem solicitar um visto especial, e são estreitamente vigiados. A condenação de ontem, porém, foi considerada mais dura que o normal.

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, pediu ontem “clemência” ao governo norte-coreano. O presidente Barack Obama disse estar muito preocupado com o caso.

MP cobra mudança no Google

Procuradoras exigem que site remova expressões que facilitem a navegação em páginas que induzam à prática de crimes ligados à pedofilia. Decisão foi tomada após identificação de falhas em novo programa de buscas da empresa

Rio - O Ministério Público Federal encaminhou ontem ofício ao Google Brasil solicitando a retirada de “todas as expressões que induzam à prática de crimes de pedofilia e pornografia infantil” no site. A decisão foi tomada após a verificação de falhas existentes no novo programa da empresa — Google Suggest (Sugestões do Google) — que desde domingo vêm sendo reveladas por O DIA.

A nova ferramenta adotada no último dia 25 oferece até 10 sugestões de buscas antes mesmo que o usuário termine de digitar sua pesquisa. Os trechos sugeridos correspondem, segundo o Google, às frases mais pesquisadas na Web.

Impressionadas com as sugestões feitas a quem começa a pesquisar sobre ‘meninas d’ e ‘adolescentes’, por exemplo, as procuradoras da República Neide Cardoso e Daniella Dias Sueira afirmaram que vão tomar providências. Elas também destacaram a necessidade de aumentar a fiscalização sobre o material disponível nas páginas indicadas pelo site.

“Estou assustada com o que vi. Não podemos permitir que materiais como esses continuem sendo exibidos, quem dirá sugeridos numa pesquisa na Internet”, afirma a Procuradora Daniella Sueira.

“Se acesso um site e abro uma tela onde há cenas de meninas de 13, 14 ou 15 anos, enfim, de uma menor de idade transando com um adulto mesmo que seja com o seu consentimento, eu estarei assistindo a um estupro. E isso é crime”, ressalta a Procuradora Neide Cardoso.

“Quem acessa com frequência esse tipo de site, ou até mesmo mantém material pornográfico em seu computador, também pode ser indiciado por crime de pornografia infantil na Internet. Portanto a punição não é só para quem produz ou aparece nas cenas. Mas também para quem as divulga ou as guarda”, explica.

Em novembro do ano passado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva alterou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), aumentando a punição para estes tipos de crimes. A pena para quem produz material de pornografia infantil agora varia de 6 a 8 anos de prisão.

Para fazer denúncias de sites que divulgam material proibido é só enviar um e-mail para disquedenuncia@sedh.gov.br ou ligar para o número 100.

“Brasil está muito avançado no combate à pedofilia”

Coordenadora do Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, Sheila Paiva, também criticou as mudanças recentes no sistema de buscas do Google. E cobrou agilidade na solução do problema.

“O Brasil está muito avançado no combate à pornografia infantil e à pedofilia, se comparado a outros países. Mas não podemos permitir falhas como essa. É fundamental que o Google altere este sistema novo o quanto antes”, frisou Leila.

Ligado à Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, o Programa atua no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o Brasil. As denúncias de abusos recebidas pelo programa também seguem para a Polícia Federal.

Empresa resolverá problema detectado no programa

De acordo com as Procuradoras do Ministério Público Federal no Rio, todos os dias são enviadas novas denúncias de sites com conteúdo de pornografia infantil. As informações são repassadas à Polícia Federal, que inicia as investigações.

Procurado por nossa equipe, o diretor de comunicação do Google Brasil, Félix Ximenes, informou que todas as providências para solucionar os problemas detectados por O DIA no Suggest já estão sendo tomadas pela empresa.

“Nós não vamos nos eximir das nossas responsabilidades. Estamos com nossas equipes de engenheiros tanto no Brasil como no exterior trabalhando para fazer os ajustes necessários no programa”, disse.

BUSCAS POLÊMICAS

367 MIL RESULTADOS
Com ‘meninas de 13 anos fazendo sexo’ são apresentados a quemdigita simplesmente ‘meninas d’, sem completar a frase

104 MIL RESULTADOS
Número de sites identificados pelo programa com o termo ‘adolescente nua’. Para receber esta sugestão o usuário do site só precisa digitar a palavra ‘adol’. O restante é indicado pelo Suggest

Crazy Notice