sábado, 13 de junho de 2009

Ciência comprova que o amor é cego

Cérebro de apaixonados ‘desativa’ a visão crítica sobre a pessoa amada

Rio - Que o amor é cego, todo mundo já ouviu dizer. Mas ontem, durante o 5º Congresso Brasileiro do Cérebro, Comportamento e Emoções, em Gramado (RS), pesquisadores comprovaram que a pessoa apaixonada dificilmente consegue ver os defeitos do parceiro.

“Estudos com imagens mostram que os mecanismos cerebrais que nos fazem ter uma visão crítica sobre as atitudes dos outros são desativados quando estamos com a pessoa amada”, justificou o neurologista André Palmini, da Faculdade de Medicina da PUC do Rio Grande do Sul.

De acordo com a médica Carmita Abdo, da Universidade de São Paulo (USP), o cérebro se comporta de maneira diferente na paixão e no amor. Segundo ela, mecanismos de defesa passam a ficar mais “atentos” com o passar do tempo.

“Podemos concluir que durante a paixão o organismo produz dopamina, substância responsável pela atração. Já os relacionamentos duradouros contam com a ocitocina, hormônio capaz de estimular a fidelidade”, contou. Pesquisas mostram que a ocitocina é mais facilmente encontrada no organismo das mulheres.

Homem mata adolescente porque conversava alto na França

Paris (França) - Um homem foi preso nesta sexta-feira em uma vila na França depois de matar um adolescente. Segundo informou a polícia à agência AFP, ele teria disparado contra um grupo alegando que conversavam alto demais. O disparo ocorreu em Guemas, por volta da 1h.

Após o crime, o homem de 59 anos se trancou em casa, de onde só saiu hoje pela manhã, depois que forças especiais da polícia cercaram a residência.

Além do adolescente, outra pessoa, que estava em um carro na hora da confusão, foi ferida por um disparo do homem, não identificado pela polícia. 

As informações são do Terra

Mãe simula crime em família

Mulher é indiciada no Mato Grosso do Sul por divulgar na Internet fotos de filhos com armas e neto fumando narguilé

Campo Grande (MS) - Uma mulher de Campo Grande (MS) divulgou fotos dos próprios filhos, de 12, 13 e 16 anos, empunhando armas no site de relacionamento Orkut. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente do Mato Grosso do Sul. A polícia esteve na casa dela, no bairro Parque Lageado, na periferia da cidade, mas não encontrou as armas que aparecem nas mãos das crianças. Ela vai responder em liberdade a processo por apologia ao crime e maus-tratos.



Nas imagens, os garotos fazem poses com pistolas, revólveres e espingardas de fabricação caseira e outras que a polícia ainda não descobriu se são de verdade ou de brinquedo. Em algumas fotografias, eles simulam cenas de assalto. Em outra, que mais chamou a atenção dos policiais, Ester Mendonça de Barros, a mãe dos garotos, estaria ensinando ao neto, de apenas 3 anos, a fumar narguilé — uma espécie de cachimbo.

“É uma pessoa desqualificada para exercer a maternidade. Certamente ela já prepara os seus filhos para o crime, para a delinquência e para o vício”, afirmou, revoltado, o promotor da Infância e da Juventude de Campo Grande, Sérgio Harfouche. Segundo a delegada Regina Márcia Motta, Ester disse que “achou bonitinho”. “A criança pediu o narguilé para fumar, ela deu e tirou a fotografia. Tanto achou bonito que está no Orkut até hoje”, contou a delegada.

As investigações, segundo ela, prosseguem, para apurar “se houve o crime de fornecer substância, que possa causar dependência física ou psíquica em um menor de 18 anos”.

 Ester chegou a ser presa dia 29, depois que policiais militares apreenderam dois menores, um de 15 e outro de 16 anos, com uma pistola de brinquedo que era utilizada para assaltos. Os dois contaram que praticavam roubo a mando de Ester, para pagar aluguel do quarto onde moravam na casa dela. No local, foram encontrados vários objetos furtados. Ester foi presa por receptação, mas acabou liberada por determinação judicial.

Na semana passada, em Santa Catarina, um caso envolvendo crianças já havia chocado o País. O sequestrador Rafael Borba, 28 anos, apareceu em vídeo caseiro ensinando técnicas de assalto e agressão ao filho de 4 anos e à sobrinha de 3. Ele foi preso e os filhos foram recolhidos pela Justiça em um abrigo. A mulher dele e a cunhada, mãe da menina que aparece no vídeo, também foram presas.

Serviço secreto britânico quer recrutar professores

Londres (Inglaterra) - O serviço de contraespionagem britânico MI5 acredita que os professores têm as qualidades necessárias para ser de utilidade aos serviços secretos, conforme se depreende de seu último anúncio de recrutamento, inserido em uma publicação para o setor.

O anúncio, publicado nesta sexta no "imes Educational Supplement, diz aos professores que, embora não tenham se "dado conta", a vida lhes deu "as qualidades necessárias" para ser um "oficial de inteligência operacional" na instituição.

"A maioria das pessoas pensa que para conhecer alguém é preciso fazer muitas perguntas. Você sabe que não é assim", afirma o texto, que ressalta que, com sua experiência, os professores são capazes de "ganhar a confiança e construir relações com todo tipo de indivíduos".

Esta habilidade os torna candidatos ideais para "conseguir a informação" necessária para "proteger a segurança nacional".

O salário inicial para ser oficial de inteligência, sem incluir benefícios, é de 35.425 libras anuais (41.514 euros), similar ao que recebe um professor de ensino médio com experiência. 

As informações são da EFE

Preconceito expulso da escola

Travestis e transexuais poderão trocar de nome na caderneta escolar e na lista de chamada na rede pública estadual

Rio - Quando voltar às aulas, em agosto, Flávio Ferreira Rodrigues, 24 anos, vai, finalmente, se apresentar como Kakau Ferreira Rodrigues — e assim ser chamada por colegas e professores. Ela é uma das dezenas de jovens travestis e transexuais que vão ganhar o direito de ver na caderneta escolar e na lista de chamada o nome com o qual querem ser reconhecidos. Além disso, poderão se vestir de acordo sua identidade de gênero. A medida vale para toda a rede estadual de Educação e em breve valerá também para ações da Secretaria Estadual de Saúde. 



“Muitos jovens deixaram a escola por não respeitarem a opção sexual deles”, informou o superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos do estado, Cláudio Nascimento, um dos mais atuantes ativistas gays do País. 

“Estamos empenhados para colocar isso em prática ainda no próximo semestre. Adotamos essa ideia, porque, além de ser uma excelente proposta, essa era uma das maiores vontades apontadas pelos alunos no Programa Verdade e Consequência”, afirmou a secretária estadual de Educação, Tereza Porto. O programa consiste em conscientizar estudantes sobre sexualidade. 

Os interessados em ter nas cadernetas e na ficha de chamada o nome substituído devem procurar a secretaria da unidade onde estudam. Há 6 anos, Kakau luta para ser chamada assim. “Já que dizem que os direitos devem ser iguais, quero ser chamada de Kakau e poder me sentir feminina também na escola. Quero que minha opção seja respeitada”, disse ela, que fora da colégio usa roupas femininas. Kakau conta que as colegas e algumas professoras da Faetec já não a chamam de Flávio: “Ser chamada pelo nome de registro me incomoda muito”.

Nasa suspende lançamento do Endeavour

EUA - A Nasa suspendeu o lançamento do ônibus espacial Endeavour, previsto para este sábado para uma missão de 16 dias à Estação Espacial Internacional (ISS), após detectar um vazamento de hidrogênio.

Em comunicado, a Nasa explicou que o vazamento de combustível, descoberto na madrugada (local) deste sábado durante a operação de reabastecimento, é similar ao que atrasou uma viagem do Discovery há alguns meses.

Os diretores da missão "se reunirão esta manhã para decidir os próximos passos, entre eles fixar uma nova data de lançamento". O Endeavour tinha previsto entregar e instalar os últimos módulos do laboratório científico Kibo durante cinco caminhadas espaciais, levar novos equipamentos ao complexo e substituir um dos ocupantes da ISS.

Trata-se do engenheiro japonês Kohichi Wakata, que voltará à Terra como tripulante do Endeavour depois de permanecer quatro meses na ISS.

As informações são da EFE

Anne Frank completaria 80 anos nesta sexta-feira

São Paulo - Se estivesse viva, a alemã Anneliese Marie Frank completaria 80 anos nesta sexta-feira. Poucos dias antes do aniversário de uma das mais conhecidas vítimas do Holocausto, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, motivou protestos pelo mundo ao afirmar que o extermínio de judeus em campos de concentração nazistas foi "uma grande fraude".

No mesmo dia em que Anne Frank se tornaria uma octogenária, se tivesse sobrevivido ao Holocausto, os eleitores iranianos decidem se mantém ou não Ahmadinejad na presidência. Segundo pesquisa divulgada pelo jornal The New York Times, Mir Hussein Moussavi superava o atual presidente nas intenções de voto, no início da semana. Caso consiga ultrapassar o adversário e se manter a frente do governo iraniano, Ahmadinejad não deve mudar a postura radical que adotou contra o Ocidente e Israel e que, segundo seus adversários, tem isolado o Irã.

A história de Anne Frank
Anne Frank nasceu em 12 de junho de 1929 em Frankfurt, na Alemanha. Aos 5 anos, ela mudou-se para Amsterdã, na Holanda, com a família para fugir das perseguições do regime nazista aos judeus. Seis anos mais tarde, em 1940, os alemães invadiram a Holanda, onde os judeus passaram novamente a ser alvo de leis segregacionistas.

Em julho de 1942, a família Frank foi comunicada que seria obrigada a se mudar para um campo de trabalhos forçados. Na tentativa de fugir, Otto Frank, se escondeu com a mulher e as duas filhas em um anexo nos fundos do prédio onde funcionava seu escritório.

Antes de se esconder, a família tentou despistar os nazistas. Para isso, deixaram o apartamento desarrumado, como se tivessem escapado às pressas, e Otto fez um bilhete falso, dando a entender que tentariam fugir para a Suíça. Já no anexo, os Frank foram auxiliados por antigos funcionários de Otto, que levavam comida e os mantinham informados sobre a guerra.

No fim do mesmo mês de julho, o sócio de Otto, Frank van Pels, a mulher, Auguste, e o filho, Peter, também buscaram refúgio no anexo. Em novembro, um amigo da família, o dentista Fritz Pfeffer, passou a integrar o grupo. Como era de se esperar, não tardou para que surgissem problemas de convivência entre o grupo. Além disso, a comida ficava cada vez mais escassa, dificultando a vida dos fugitivos.

Em um diário, que ganhou pouco antes de se mudarem para o esconderijo, ao completar 13 anos, e deveria servir apenas para narrar os acontecimentos corriqueiros na vida de uma adolescente, Anne passou a descrever a dificuldade da vida no esconderijo. Com o passar do tempo, a menina percebeu a importância de suas anotações e chegou a reescrever algumas partes, já pensando em publicar um livro quando a guerra terminasse.

Mais tarde, ela também substituiu todos os destinatários de suas mensagens por "Kitty", como passou a se referir ao diário, como se fosse uma amiga. "Querida Kitty, imagine que interessante seria se eu escrevesse um romance aqui na casa dos fundos. Pelo título, as pessoas pensariam tratar-se de um caso de detetive. Mas, falando sério, cerca de dez anos depois do fim da guerra, vai parecer esquisito quando se disser como nós judeus vivemos, comemos e conversamos aqui. Não quero ter vivido inutilmente, como a maioria das pessoas. Quero continuar vivendo, mesmo depois da minha morte", escreveu a menina em uma passagem que reflete os planos que fazia para depois que a guerra terminasse, sem saber que que sua história realmente se tranformaria em livro, mas sem que ela pudesse acompanhar .

Em 4 de agosto de 1944, a polícia nazista invadiu o esconderijo após a denúncia feita por alguém que nunca foi identificado. Todos foram levados para interrogatórios, incluindo os quatro funcionários de Otto. Miep Gies e Bep Voskuijl acabaram sendo libertadas e voltaram ao anexo, onde encontraram as anotações de Anne e fotografias da família. O material foi reunido na esperança de ser entregue à família depois do fim da guerra.

Inicialmente, o grupo foi levado para o campo de concentração de Auschwitz, na Polônia. Em outubro, Anne e a irmã, Margot, foram transferidas para o campo de Bergen-Belsen, na Alemanha. Em março de 1945, uma epidemia de tifo espalhou-se pelo local. As duas meninas estiveram entre as vítimas da doença.

Otto foi o único membro da família que sobreviveu ao Holocausto. A mulher, Edith, morreu em Auschwitiz. Ele voltou para a Holanda, onde seu antigo funcionário lhe entregou o diário de Anne. Depois de uma tentativa sem sucesso da historiadora Annie Romein-Verschoor, o diário foi finalmente publicado pela primeira vez em 1947, após a divulgação de um texto sobre o assunto pelo marido de Annie, o jornalista Jan Romein. O Diário de Anne Frank já foi traduzido para mais de 60 línguas e mais de 30 milhões de exemplares foram vendidos.

As informações são do Terra

Estuprador usa disfarce de mata-mosquito

Falso agente de saúde se apresenta como se fosse aplicar inseticida, ganha a confiança da vítima e volta para violentá-la e roubar objetos de valor. Receptador já está identificado

Rio - A polícia procura um homem acusado de estuprar e roubar mulheres disfarçado de mata-mosquito. Pelo menos sete vítimas do abusador registraram queixa na 21ª DP (Bonsucesso) e ajudaram na confecção do retrato falado, divulgado ontem pela polícia. Elas relataram que ele se apresenta como agente de saúde da prefeitura e entra nas casas com a desculpa de que fará uma aplicação de inseticidas. Quando percebe que as mulheres estão sozinhas, o estuprador ataca, ameaçando-as com uma arma. 

As investigações apontam que o falso agente de endemias ataca desde outubro. Nesse período, fez vítimas em Jacarepaguá, Bonsucesso, Penha, Ramos e Vila Valqueire. Vestido com calça escura, camisa branca e uma mochila, ele se apresenta e pede para colocar um pó inseticida para mosquitos e parasitas. O criminoso se aproveita da desinformação e da ingenuidade das vítimas, pois não apresenta qualquer documento que o identifique como agente de saúde — um procedimento obrigatório para ter acesso às residências visitadas por equipes da prefeitura.

“O agressor entra na casa e procura ganhar a confiança das pessoas. Depois de observar se há uma vítima em potencial ali, ele retorna para cometer o crime. Geralmente escolhe mulheres jovens e que estão sozinhas em casa”, explicou o delegado Felipe Curi.

A maioria das vítimas contou que foi obrigada a fazer sexo sob ameaça de ser morta a tiros. “Ele trancou a porta, disse que era um assalto e mostrou a arma na mochila. Ele ficou uma hora e meia na casa, tempo em que me violentou e roubou celular, computador e a chuteira do meu namorado”, disse B., 19 anos, contando que nunca mais voltou para casa e que pretende deixar o estado.

Segundo o delegado, uma das vítimas chegou a ser amarrada com fios do computador. Outra das jovens apresentou à polícia lençol com vestígios de sêmen do estuprador. O material foi encaminhado à perícia para análise e possível coleta de DNA do criminoso. 

Depois de violentar as mulheres, o falso mata-mosquito ainda roubou celulares, dinheiro, laptops, TVs de plasma e computadores, entre outros pertences. Investigações apontam que os aparelhos eram repassados a um receptador, já identificado pela polícia.

Atentados deixam ao menos dez mortos no Paquistão

lambad (Paquistão) - Pelo menos dez pessoas morreram nesta sexta-feira e dezenas ficaram feridas em dois atentados suicidas contra mesquitas no leste e no noroeste do Paquistão, informaram fontes oficiais.

Quatro pessoas morreram quando um suicida detonou a carga que transportava em um escritório da mesquita Jamia Naeemia na cidade oriental de Lahore, segundo as fontes citadas pelo canal privado Dawn.

Entre as vítimas fatais, está o clérigo da mesquita Sarfraz Naeemi, que tinha condenado as atividades da insurgência e se mostrou favorável à ofensiva militar em grande escala que o Exército desenvolve contra os talibãs no distrito de Swat, indicou o canal Express TV.

O responsável do distrito de Lahore Sajjad Bhutta disse que o clérigo era o alvo do ataque.

Em consequência da explosão, que foi registrada ao final das orações da sexta-feira, dez pessoas ficaram feridas e várias paredes e parte do teto do templo desabaram.

As autoridades declararam estado de emergência nos hospitais da cidade.

O primeiro-ministro paquistanês, Yousuf Raza Gillani, e o presidente do país, Asif Ali Zardari, condenaram o ataque.

Na cidade de Nowshera, pertencente à Província da Fronteira Noroeste, seis pessoas morreram e 90 ficaram feridas em outro atentado suicida contra uma mesquita.

Segundo o canal privado Geo TV, um suicida jogou o veículo com explosivos que dirigia contra os muros do templo.

De acordo com esta versão, mais de 100 pessoas se encontravam dentro da mesquita no momento da explosão.

O exército paquistanês realiza atualmente uma operação contra os talibãs no Vale de Swat e em outros distritos vizinhos, que causou a morte de 1,4 mil fundamentalistas desde o final de abril, segundo números oficiais.

O líder dos talibãs paquistaneses, Baitullah Mehsud, e outros líderes insurgentes ameaçaram responder à ação militar com atentados em grandes cidades do país. 

As informações são da EFE

Mulher morre após lipoaspiração em Guarulhos

Guarulhos - Uma dona de casa de 29 anos morreu na tarde de ontem em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, após se submeter a uma cirurgia de microlipoaspiração em uma clínica. Segundo a polícia, os médicos informaram que ela não resistiu a uma parada cardíaca.

Ainda de acordo com a polícia, a mulher estava na sala de repouso quando sofreu complicações. Ela foi levada novamente para a sala de cirurgia e a equipe informou que tentou reanimá-la.

A Polícia Militar foi acionada para a rua Eugênio Machado da Silva, no bairro de Vila Galvão. A Polícia Civil investiga o caso, que foi registrado como morte suspeita no 2° Distrito Policial de Guarulhos.

As informações são do Terra

Helicóptero deixa ilha para buscar corpos de vítimas

Recife - Um helicóptero Black Hawk H-60 da Força Aérea Brasileira (FAB) levantou voo nesta manhã em Fernando de Noronha e seguiu em direção à fragata Constituição, da Marinha, às 8h45. A aeronave vai transportar mais três corpos de vítimas da queda do avião Airbus do voo AF 447 da Air France.


O navio segue logo após ao Recife, onde deixará destroços do Airbus que foram encontrados no oceano Atlântico. Entre o material transportado, está a cauda da aeronave.

O acidente

O Airbus A330 saiu do Rio de Janeiro no domingo (31), às 19h (horário de Brasília), e deveria chegar ao aeroporto Roissy - Charles de Gaulle de Paris no dia 1º às 11h10 locais (6h10 de Brasília).

De acordo com nota divulgada pela FAB, às 22h33 (horário de Brasília) o voo fez o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta III). O comandante informou que, às 23h20, ingressaria no espaço aéreo de Dakar, no Senegal.

Às 22h48 (horário de Brasília) a aeronave saiu da cobertura radar do Cindacta, segundo a FAB. Antes disso, no entanto, a aeronave voava normalmente a 35 mil pés (11 km) de altitude.

A Air France informou que o Airbus entrou em uma zona de tempestade às 2h GMT (23h de Brasília) e enviou uma mensagem automática de falha no circuito elétrico às 2h14 GMT (23h14 de Brasília). A equipe de resgate da FAB foi acionada às 2h30 (horário de Brasília).

Desde a manhã de sábado, foram localizados 44 corpos próximos ao local onde a aeronave emitiu as últimas notificações. As vítimas são levadas até Fernando de Noronha por embarcações da Marinha.

As informações são do Terra

Crazy Notice