quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Blogueiro denunciado por imagem de Cristo armado

Internauta criticava candidatura à Olimpíada

Rio - A imagem do Cristo Redentor de colete à prova de balas e armado até os dentes levou o Ministério Público (MP) a oferecer denúncia contra o blogueiro Alberto Murray Neto. O promotor Alexandre Murilo Graça, da 1ª Central de Inquéritos, afirmou que Alberto “escarneceu publicamente e vilipendiou objeto de culto religioso”, crime previsto no artigo 208 do Código Penal. A pena é de até um ano de prisão ou multa.



Alberto critica no blog a candidatura do Rio à sede da Olimpíada de 2016 e afirma haver outras prioridades. Ele costuma fazer críticas ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), presidido por Carlos Arthur Nuzman, que sucedeu a seu avô, Sílvio Padilha, no comando do esporte olímpico, no início da década passada. “Nuzman não está preocupado com a imagem de Cristo, mas com a possibilidade de a candidatura do Rio ser derrotada”, disse Alberto, que é advogado.

Segundo o promotor, o caso fora levado à Delegacia de Repressão a Crimes de Informática, no Rio, pelo presidente do COB, contrariado com os ataques. As críticas ao COB estão fora da alçada do MP, mas o ataque à figura religiosa se configura crime. Alberto, porém, alega que a imagem circula pela Internet em vários sites. Se a Justiça aceitar a denúncia, será aberto processo contra Alberto.

Twitter volta a funcionar e internautas brincam com suposto ataque hacker

Rio - A queda na conexão do Twitter pela manhã, ocasionada pelo ataque de hackers, já foi aparentemente solucionada. O serviço do microblog funciona normalmente, apesar de alguma lentidão.

A pane, obviamente, serviu de pauta para os internautas. Muitos tentaram inventar teorias conspiratórias para a queda no serviço. Outros levantaram questões e até sugestões para os invasores, para que levassem a zero todos os perfis e apagassem os seguidores de todos os usuários.

"Ele devia apagar todas as listas de seguidores! Já pensou se todo mundo começa no twitter ao mesmo tempo do zero?', brinca Pedro Tourinho.

"Esse baque foi bom pra nós pensarmos sobre nossos níveis de dependência do pássaro azul", alerta a internauta Priscila Souza.

O serviço de microblog saiu do ar por conta de um ataque de “negação de serviço” (Distributed Denial of Service), segundo o blog de status do próprio Twitter.

O termo logo se tornou o mais citado e virou um "trending topic", ou seja, o assunto mais discutido.

Angelina Jolie vira estátua


EUA - Angelina Jolie virou estátua. Criada pelo artista plástico Daniel Edwards será inaugurada nos Estados Unidos, em setembro para marcar o início da Semana Mundial de Amamentação. Na obra, a atriz aparece amamentando dois bebês. A peça, esculpida em bronze, tem tamanho natural e foi inspirada em uma capa da revista 'W', de 2008, que mostrou fotos da intimidade de Angelina e Brad Pitt. A estátua deve ser colocada no banco de uma praça em Oklahoma.

Blusa com sangue é encontrada no quarto de Michael Jackson

Londres (Inglaterra) - Uma blusa feminina, ainda com a etiqueta da compra, foi encontrada suja de sangue no armário de Michael Jackson. Segundo o tablóide inglês The Sun, a peça teria sido usada para limpar o sangue o cantor no dia de sua morte, em 25 de junho. A foto publicada no jornal, que mostra a roupa pendurada no armário, foi tirada poucos dias depois da morte de Jackson, ainda em junho.

O advogado Craig Silverman, que não está envolvido no caso, questionou o fato de a blusa não ter sido usada na investigação da morte do cantor. "É extraordinário que uma blusa cheia de sangue não foi tomada como evidência". Silverman acredita que a peça poderia desvendar o que aconteceu entre Michael Jackson e o médico Conrad Murray no dia da morte do cantor.

Questionado sobre o porquê de a roupa não fazer parte da investigação, um porta-voz da família Jackson disse: "não sei". "Nossos detetives não estão falando com a mídia sobre a investigação, então não temos respostas no momento. Não posso prever nada", concluiu.


As informações são do Terra

Governo britânico solta Ronald Biggs, o 'ladrão do século'



Londres - O ministro da Justiça do Reino Unido, Jack Straw, ordenou hoje a libertação do inglês Ronald Biggs, conhecido como o "ladrão do século" por ter assaltado o trem pagador de Glasgow (Escócia), em 1963.

Biggs, também conhecido como Ronnie e que neste fim de semana completará 80 anos, foi libertado pela compaixão das autoridades em relação ao seu delicado estado de saúde.

No último dia 28, o assaltante inglês, que passou anos foragido no Brasil, foi transferido de sua cela na prisão de Norwich, no leste da Inglaterra, para um hospital próximo.

Os médicos que atenderam Biggs, internado com pneumonia severa, disseram que "não há muita esperança" quanto à recuperação dele. Em 1º de julho, Straw chegou a negar a liberdade ao famoso criminoso, por este "não ter se arrependido do crime" que cometeu.

Mas, aparentemente, "questões médicas" fizeram o ministro mudar de opinião. "Os testes médicos mostram claramente que Biggs está muito doente e que seu estado se agravou recentemente, o que culminou em sua volta ao hospital. Não há esperanças que seu estado melhore", afirmou o ministro na decisão de hoje.

"Por esse motivo, concedo a Biggs uma liberdade compassiva, baseada em razões médicas", concluiu Straw. O assaltante inglês passará a noite no hospital, sob a supervisão de três funcionários do sistema carcerário. Ele só poderá sair à rua de manhã. No sábado, dia em que comemorará seu aniversário, ele já será um homem livre.

Michael, filho que Biggs teve no Brasil e que nos anos 1980 participou do programa infantil "Balão Mágico", se disse "maravilhado" com a decisão. "Espero que meu pai sobreviva o suficiente para comemorar seus 80 anos no sábado".

Já o advogado do inglês, Giovanni Di Stefano, afirmou que seu cliente "foi libertado para morrer", o que "não pode ser considerado uma vitória, embora represente o triunfo do bom senso". Nas atuais condições, parece pouco provável que Biggs realize seu último desejo, confessado a um jornal: "entrar num pub em Margate (localidade litorânea) como um inglês e pedir um caneco".

Da EFE

Polícia Militar constrói favela cenográfica para treinar policiais

A expectativa é de que até 2010 sete mil novos policiais usem as instalações para treinamento

Rio - A Polícia Militar está construindo em Sulacap, Zona Norte, uma favela cenográfica para treinar policiais.



Nesta quarta-feira, dez policiais participaram de uma simulação de conflito. Um grupo se passava por criminosos armados e outro por policiais mesmo.

Eles puderam por em prática instruções de abordagem, defesa e tiro e usavam coletes, máscaras e armas que disparam balas de tinta.


A expectativa é de que até 2010 sete mil novos policiais usem essas instalações para treinamento.

Cidades de SP confirmam mais 2 mortes por gripe suína

São Paulo - As secretarias de saúde das cidades de Campinas e de Nova Odessa, em São Paulo, confirmaram nesta quinta-feira duas mortes por gripe suína. Com mais esses óbitos, o número de vítimas fatais pela doença na região chega a 16. Campinas ainda investiga cinco óbitos suspeitos de terem sido causados pela Influenza A.

Em Campinas, a vítima foi um homem de 35 anos que faleceu no dia 20 de julho e apresentava doenças preexistentes. Segundo a prefeitura de Nova Odessa, o morador da cidade era um homem de 45 anos que morreu no Hospital Estadual de Sumaré na quarta-feira.

A cidade de Campinas foi a que registrou o maior número de mortes na região (8), seguida de Valinhos, com duas. Mogi Guaçu, Sumaré, Amparo, Cosmópolis, Indaiatuba e Nova Odessa tiveram um óbito cada.

O número de mortes confirmadas pelas secretarias estaduais da Saúde no País chegou a 132 nesta quinta-feira, quando foram confirmadas mais três mortes no Rio Grande do Sul, que teve 32 óbitos. As outras mortes confirmadas no Brasil foram registradas em São Paulo (50), Paraná (25), Rio de Janeiro (19), Santa Catarina (3), Bahia (1), Pernambuco (1) e Paraíba (1).

Sarney diz que não deixa cargo e Conselho arquiva quatro ações

Atores bigodudos Marcius Melhem e André Gonçalves estão indignados com escândalos. Presidente do Senado responde ainda por sete denúncias

Brasília - A estratégia de defesa do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), está dando resultados. Ontem, depois de ocupar a tribuna da Casa por quase uma hora reafirmando que não vai renunciar, desdenhando das acusações e afirmando ser vítima de perseguição, Sarney viu serem derrubados os primeiros quatro dos 11 pedidos de investigação contra ele. Confirmando as expectativas, o presidente do Conselho de Ética, Paulo Duque (PMDB-RJ), não se constrangeu, usou de sua prerrogativa e determinou o arquivamento sumário das representações contra o colega. Tímida, a oposição anunciou que vai recorrer.

Sarney acumula vencimentos que ultrapassam teto de R$ 24,5 mil



A sucessão de escândalos também choca os famosos, como os atores Marcius Melhem e André Gonçalves, que interpretam personagens de bigode, semelhantes ao de Sarney, na novela ‘Caminho das Índias’. Melhem, que aderiu à campanha ‘Fora, Sarney’, vociferou: “A cara de pau dele está perdendo o limite”.

Paulo Duque arquivou uma representação protocolada pelo PSOL e três denúncias apresentadas individualmente pelo líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM). Uma representação ingressada pelo PSOL contra o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), também foi engavetada. O senador fluminense alegou que as ações não têm amparo jurídico e jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF).

“A representação não pode ser mera coletânea de recortes de jornais”, resumiu Duque, integrante da tropa de choque de Sarney. Demóstenes Torres (DEM-GO) chegou a interromper Duque para dizer que o STF aceita recortes de jornal para abertura de investigação. O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) classificou a reunião do conselho nesta quarta-feira como um “espetáculo deprimente”.

Foram arquivadas as acusações contra Sarney no caso em que teria beneficiado o neto José Adriano Sarney em operações de crédito consignado de funcionários da Casa, duas por irregularidades na Fundação José Sarney e uma que o responsabilizava pelos atos secretos. Neste caso, Calheiros também se beneficiou.

A sessão no Conselho de Ética só ocorreu depois do pronunciamento de Sarney no plenário do Senado. Ele apelou para a camaradagem e o corporativismo em seu discurso. “Todos aqui somos iguais. Nenhum senador é maior do que o outro e, por isso, não pode exigir de mim que cumpra a sua vontade política de renunciar.

"Permaneço pelo Senado para que ele saiba que me fez presidente para cumprir o meu mandato”, afirmou Sarney, logo após enumerar atos de seu passado, como sua oposição ao AI-5, seu papel na redemocratização do País e medidas tomadas no período em que foi presidente da República (1985-1990).

Com o pronunciamento, Sarney buscou antecipar sua linha de defesa. Alegou que assinou apenas 34 atos secretos nos três mandatos que exerceu na Presidência do Senado e afirmou que o fez sem saber que eram secretos. Também negou que praticasse nepotismo. Dos 17 supostos apadrinhados que teria nomeado, Sarney disse que desconhecia a maioria e também negou que tenha favorecido o neto nas operações com crédito consignado.

Apenas o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) questionou a linha de defesa apresentada por Sarney. Constrangido, apontou o que considerou contraditório. Afirmou que alguns dos apadrinhados que Sarney alegou desconhecer eram, sim, ligados a ele. “O seu próprio neto, e essa é a parte mais constrangedora, ele próprio admitiu haver intermediado crédito consignado no Senado”, disse o tucano.

No PMDB e entre os líderes da base aliada, era visível a sensação de que o pronunciamento de Sarney aumentou sua musculatura para sobreviver à crise. O mais entusiasmado era o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). “Ele tomou conta da cena!”.

Crise na Casa preocupa bigodudos famosos

A crise no Senado também mexeu com bigodudos famosos, como o ator Marcius Melhem, que interpreta Radesh, na novela ‘Caminho das Índias’. Ele foi contundente nas críticas e disse que Sarney deve perder o mandato, não apenas a presidência da Casa.

“Ele (Sarney) não tem estatura moral para estar ali”, acusou. Segundo o ator, o presidente do Senado se comporta como se “o cargo fosse dele, e não do povo. Aquele lugar é nosso”, sentenciou. O ator, que chegou a ser apelidado de Sarney no início das gravações, hoje se envergonha de ser comparado ao senador. “Estou louco para tirar o bigode”, disse.

André Gonçalves, 33 anos, o Gopal, outro bigodudo da novela, disse que a campanha do blog na Internet ‘Só tiro meu bigode quando o Senado tirar o dele’ reproduz o espírito do brasileiro, com uma pitada de humor. “Eu sou a favor da campanha. Acho que ele deve sair. O Brasil pede que ele saia, para o bem da Casa e do País”, defende.

Moradores do Rio ficam indignados

A pizza preparada pelo Conselho de Ética do Senado ao arquivar denúncias contra Sarney teve sabor amargo para o funcionário público Wilson Rogério Rios de Barros, 59 anos, e o aposentado Alberto Ramos Simões, 55. “O Senado está um esculacho”, protesta Alberto, indignado com a permanência de Sarney na presidência da Casa. “Ele já deveria ter saído há muito tempo. Alegar que não sabia de nada é muita cara de pau”, completa Wilson. Dono de bigode semelhante ao de Sarney, Wilson diz que tira o dele se o peemedebista cair. “Raspo na hora”, afirma o aposentado.

Indignação também foi o que sentiram o gerente de bar Manoel Lopes de França, 48, e o aposentado José Pereira, 69. “É uma vergonha. Como presidente da República, ele (Sarney) não fez nada, e agora no Senado é só escândalo”, afirma o aposentado. “Fico até irritado quando falam o nome de Sarney do meu lado. É uma vergonha para o País, ele não deveria estar lá”, protesta Manoel.

A estudante de Gastronomia Eleonora Duarte, porém, disse que não se surpreendeu com o desfecho inicial do caso. “O Sarney não vai renunciar, vai resistir. Se ele tivesse dignidade já deveria ter saído, mas lamentavelmente vai ficar”, opina a estudante.

DUVIDA: SARNEY: “DO QUE ME ACUSAM?”

Omissão de propriedade de R$ 4 milhões da Justiça Eleitoral

Desvio de R$ 500 mil em verbas públicas destinadas à Fundação José Sarney

Nepotismo cruzado e direto beneficiando parentes e amigos. Um deles, namorado da neta

Edição de atos secretos que garantiam benefícios a aliados. Entre eles, nomeações de amigos e parentes, regularização de horas extras e ampliação de plano de saúde

Tráfico de influência para que seu neto José Adriano operasse esquema de crédito consignado no Senado

Apreendido o ‘trio-elétrico’ do tráfico

Polícia encontra Fox com R$ 15 mil em aparelhos de som com ‘laranja’ de Mica

Rio - Com a prisão de Roberto Barbosa Gama, o Betinho, homem que servia de ‘laranja’ e ‘secretário’ do chefe do tráfico do Morro da Chatuba, no Complexo da Penha, Paulo Rogério de Souza Paz, o Mica, a 38ª DP (Brás de Pina) conseguiu apreender uma moto avaliada em R$ 35 mil e um Fox preto, ambos modelo 2009, que teriam sido adquiridos com dinheiro do crime. Mas o que mais chamou a atenção foi a sofisticada aparelhagem de som do veículo, que mais parece um pequeno trio-elétrico.



Entre amplificadores, caixas e módulos, os policiais calcularam que cerca de R$ 15 mil foram investidos somente com o sistema de som do carro. Os bandidos instalaram ainda DVDs no painel e na parede de som, no porta-malas do Fox. “Só de módulo aqui tem uns R$ 4 mil. Pela aparelhagem que tem aqui, ele sozinho já garante um baile funk”, disse um dos investigadores.

TRANSPORTE DE BANDIDOS

O carro fazia sucesso na favela não apenas por causa do som. Vários acessórios transformaram o modelo numa cópia do CrossFox, o carro mais moderno desta linha. As investigações da 38ª DP indicam ainda que, neste Fox preto, Betinho costumava transportar Mica e outros bandidos de um lado para o outro, atravessando inclusive para o Complexo do Alemão. Além deste Fox, Betinho, que não tem carteira assinada, é investigado por ter outros dois Fox, um quadriciclo e até um apartamento na Penha.

Estelionatário é preso ao tentar abrir conta em banco

Rio - Policiais da 29ª DP (Madureira) prenderam em flagrante, na quarta-feira, Fábio Campos Veloso, 35 anos, no momento em que ele tentava abrir uma conta corrente, em uma agência do Banco do Brasil, usando documento falso.

O criminoso apresentou identificação em nome de Fábio Costa Soares. Com a fraude, ele poderia obter linhas de crédito de até R$ 50 mil. Os agentes investigam a participação de Fábio em outros crimes de estelionato naquele bairro.

Gripe suína: Grávidas com sintomas gripais farão exame

Estado negocia com laboratórios particulares e o governo federal para fazer o exame em todos os pacientes graves

Rio - A partir de hoje todas as grávidas do Rio com sintomas gripais farão exame para H1N1 e começarão a ser medicadas com Tamiflu. Se o resultado der negativo para gripe suína, a medicação será interrompida. “Antes só pacientes graves e internados faziam os exames”, disse o secretário estadual de Saúde, Sergio Côrtes.

O Estado também negocia com laboratórios particulares e o governo federal para fazer o exame em todos os pacientes graves. Até então, apenas a Fiocruz fazia os exames. Com o aumento da demanda, os resultados demoram até duas semanas, em vez de 48 horas.

Mais de 80% dos pacientes internados com sintomas gripais graves estão com gripe suína, segundo a cordenadora de infectologia da Secretaria Estadual de Saúde, Mariza Santos. O índice é maior do que a média nacional (60%). Isso indica que a suína está ocupando o lugar da comum. Ela diz também que o nível de infecção no Rio é proporcionalmente maior que em São Paulo, que tem mais mortes. Mariza afirma ainda que, no Brasil, 70% das pessoas com sinais de agravamento da gripe suína não são dos grupos de risco (grávidas, idosos, crianças abaixo de 2 anos e imunodeprimidos). O porcentual de casos graves de gripe suína dobrou em duas semanas: passou de 14,2% para 28,5% das infecções. 



OUTRA MORTE

A família de uma moradora de Japeri que morreu ontem suspeita que ela pode ter sido vítima da gripe suína. Segundo Ângela Maria Canedo Veríssimo, 57 anos, sua filha Eliane, 31, internada desde o dia 18 no Hospital Mário Lioni, em Caxias, não tinha histórico de problemas graves de saúde até ser diagnosticada com pneumonia na unidade. O hospital informou que a causa da morte foi pneumonia, mas repassou dados do caso para a Secretaria Estadual de Saúde, por se tratar de um óbito com complicações respiratórias. A família quer saber o diagnóstico.

Educação: Férias longas e forçadas

As férias na rede estadual do Rio e em pelo menos oito municípios foram prorrogadas mais uma vez por causa da gripe suína. Ontem o Governo estadual anunciou que o retorno às aulas, antes previsto para esta segunda-feira, foi remarcado para dia 17. As autoridades não descartam a hipótese de prolongar ainda mais o recesso, o que será definido quarta-feira. O novo adiamento vai atingir os cerca de 1,5 milhão de alunos dos colégios estaduais. Na capital, serão afetados 711 mil estudantes. Para as 30 mil crianças e bebês das creches municipais o retorno será ainda mais tarde: dia 24.

O ano letivo na rede estadual termina em 22 de dezembro se os estudantes voltarem dia 17. A reposição das aulas tomará oito sábados. Caso seja decidido um terceiro adiamento, é possível que seja usada parte de janeiro. O secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, classificou a decisão como “exagero de zelo”, principalmente com as crianças e servidoras grávidas.

A medida foi tomada na reunião que teve com os secretários de Educação, Tereza Porto, de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, e o governador Sérgio Cabral. “Fizemos comparação da evolução da nova gripe com a antiga, e não identificamos alteração grave no acometimento dos pacientes, exceto com relação às gestantes, que têm preocupado mais”, disse Côrtes.

Tereza Porto informou que 80% dos funcionários são mulheres, e muitas gestantes, que integram o grupo de risco. Na capital, a secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, informou que professoras, funcionárias e alunas grávidas só retornam dia 24. Ela disse ainda que os professores não aceitarão alunos com sintomas de gripe. “Aluno assim deve ser mantido em sala a dois metros de distância dos outros”, disse o secretário municipal de Saúde, Hans Dohman.

O presidente do Sindicato das Escolas Particulares, Edgar Flexa Ribeiro, diz que os estabelecimentos têm autonomia para decidir. “Se as autoridades dizem que é perigoso retomar às aulas na rede pública, é perigoso também na rede particular. Mas tem o Enem, que não será adiado. Por isso, a decisão é das direções”, disse.

O presidente do Cremerj, Luis Fernando Moraes, ressalta que a medida é eficaz porque as crianças se contaminam no colégio e levam a doença para casa.

VOLTA ÀS AULAS

DIA 10
Belford Roxo.

DIA 17
Rio (Ensino Fundamental); Campos; Nova Iguaçu; São João de Meriti; Mesquita (Fundamental); Queimados; Paracambi; Angra.

CAP UFRJ, CEL, Liceu Franco Brasileiro, Sesi, Senai

UFRJ, UFF, Rural, Uezo

Faetec

DIA 24
Rio (Creches e Educação Infantil); Mesquita (Creches e Educação Infantil).

SEM DATA DEFINIDA

Municípios que farão reuniões para definir: Nilópolis, Caxias, São Gonçalo, Niterói, Petrópolis, Teresópolis, Itaguaí, Itaboraí.

SEM SUSPENSÃO
A Prefeitura de Rio das Ostras não suspendeu as aulas, já que não registra casos suspeitos e notificados da doença.

ROTINA ALTERADA PELO VÍRUS

CAXIAS FECHA TEATRO
A Prefeitura de Duque de Caxias suspendeu eventos em espaços públicos, como os teatros Raul Cortês e Armando Mello e a biblioteca Leonel de Moura Brizola. Já a Secretaria Municipal de Educação autorizou que professoras grávidas fiquem trabalhando em casa.

GRÁVIDAS DE LICENÇA
A Prefeitura de Nova Iguaçu concedeu licença, por tempo indeterminado, a todas as servidoras gestantes. A medida será publicada no Diário Oficial desta quinta-feira. Dos 43 pacientes internados desde 23 de julho no Hospital Geral de Nova Iguaçu com sintomas da nova gripe, 50% eram grávidas. Do total, 18 permanecem internados, sendo oito gestantes.

MINISTÉRIO PÚBLICO
O Ministério Público Federal recomendou a creches, escolas e universidades públicas e privadas de Campos, Cambuci, Itaocara, Quissamã, São Fidélis, São Francisco do Itabapoana e São João da Barra que adiem a volta às aulas para o dia 17.

AUDIÊNCIA NA ALERJ
Hoje a Comissão de Educação da Alerj discute a possibilidade de adiamento mais longo do início das aulas no 2º semestre.

Crazy Notice