quinta-feira, 30 de abril de 2009
Homem com sintomas de gripe suína foge do hospital em SE
Silva veio ao Brasil para apresentar a noiva alemã à família, em Aracaju. Nesta quarta, ele e a irmã Juliana Santos, 22 anos, que mora na capital, começaram a apresentar os sintomas da gripe suína e procuraram o serviço de saúde. Por questões preventivas, de imediato, os irmãos foram isolados numa sala do Hospital Municipal Nestor Piva.
Em seguida, os dois foram transferidos para o Huse e colocados em uma área de isolamento, sendo monitorados por uma equipe especializada da Vigilância Sanitária do Estado e submetidos a uma bateria de exames. Segundo informações da assessoria de comunicação do Huse, Silva estava agressivo e bastante assustado com toda a repercussão da imprensa local.
Na manhã desta quinta, o jovem fugiu do hospital e a irmã permaneceu no local. Os órgãos responsáveis da Prefeitura Municipal de Aracaju fizeram uma visita à casa dele e aconselharam o isolamento. A equipe de epidemia da cidade continuará fazendo o acompanhamento na residência.
Atirador comete massacre em universidade do Azerbaijão
Baku (Azerbaijão) - Um atirador ainda não identificado matou, nesta quarta-feira, pelo menos 13 pessoas ao abrir fogo contra estudantes e professores da Universidade do Petróleo de Baku (Azerbaijão), informaram fontes policiais e médicas. O edifício foi cercado por agentes da polícia, segundo informou a imprensa local.
Além dos mortos, segundo informações locais, várias ficaram feridas. De acordo com relatos de testemunhas, tudo começou com uma acalorada discussão entre vários estudantes no pátio da universidade, e em seguida um deles sacou uma pistola, disparou contra demais, entrou no prédio e prosseguiu com massacre.
Parte da imprensa local informa que o desconhecido se suicidou após perceber que estava cercado pela Polícia, enquanto o site Trend News afirma que ele foi morto pelos agentes.
O ministro do Interior azerbaijano, Ramil Usubov, foi à universidade para liderar a investigação.
Conheça as fases de uma pandemia, segundo a OMS
Fase 1:
Na natureza, diversas variações do vírus circulam entre os animais, principalmente pássaros. Nessa fase, não existe registro de infecção de humanos.
Fase 2:
Na fase 2, é registrada a infecção de humanos por alguma variação do vírus que circulava entre animais domésticos ou selvagens. Dessa forma, fica constatada a possibilidade de uma pandemia.
Fase 3:
Na fase 3, a doença se manifesta em casos isolados ou se restringe a pequenas concentrações de pessoas doentes. A transmissão entre humanos se dá apenas em casos muito específicos, não sendo suficiente para levar a doença a toda uma comunidade ou região.
Fase 4:
É na fase 4 que o vírus adquire maior capacidade de transmissão, o que torna difícil seu controle. O vírus passa a ser capaz de infectar comunidades ou regiões inteiras. A fase indica alto risco de pandemia.
Fase 5 ( atual ):
A fase 5 é marcada pela disseminação do vírus em pelo menos 2 países de uma mesma região. Significa que o mundo está a um passo da pandemia.
Fase 6:
A fase 6 indica que o mundo atravessa uma pandemia, com o vírus já disseminado por diferentes países de um mesmo continente.
Após o pico:
Após o pico no numero de casos atingidos durante a epidemia, o número de infecções vai descer a níves observados antes da pandemia. No entanto, ainda há possibilidade de surtos e os países precisam estar preparados para eventual nova onda da doença.
Pós-pandemia:
mesmo após a pandemia, a OMS sugere que os países mantenham em alerta suas redes de saúde e atendimento, mesmo com a incidência da doença reduzida a casos isolados
Entenda o como ocorre o contagio da gripe suína
TRANSMISSÃO
O contágio entre humanos se dá através do contato com a pessoa infectada, pois o vírus não fica em suspensão no ar. “O contágio ocorre quando a pessoa infectada tosse ou espirra e as gotículas de saliva atingem outra pessoa. Além disso, o contato com as mãos da pessoa doente também pode transmitir a gripe suína”, informou a infectologista Andréia D´Ávila Freitas.
COMO EVITAR
Usar sempre lenço ao assoar o nariz e tossir
Estar com as mãos sempre limpas
Estar a uma distância maior do que 90 centímetros da pessoa infectada
SINTOMAS
Febre repentina, superior a 38 graus, acompanhada de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse, dificuldade respiratória, dor de cabeça, musculares e nas articulações. Pessoas que preencham a definição e que vieram do México ou das áreas afetadas nos Estados Unidos e no Canadá, nos últimos 10 dias, devem procurar atendimento médico e informar o roteiro de viagem.
TRATAMENTO
O tratamento é feito, normalmente, através de medicamentos antivirais.
DISQUE-SAÚDE
Atendentes do Disque-Saúde (0800 61 1997) podem tirar mais dúvidas.
VACINA
Ainda não existe uma vacina contra esse tipo de gripe. A dose contra a gripe sazonal (aplicada anualmente em idosos) protege apenas contra a gripe humana. Medicamentos podem tratar paciente com a doença.
VIAGEM CANCELADA: REEMBOLSO
O Código de Defesa do Consumidor garante ao passageiro receber de volta o valor total que pagou à empresa de turismo, caso desista de viajar pelo risco de contágio. “Outra opção é trocar por nova data ou novo destino”, diz o advogado Bruno Pinho Gomes.
MÁSCARAS PROTEGEM MESMO?
As mais indicadas para evitar a contaminação são as chamadas N95, segundo o infectologista Edmison Migowski, da UFRJ. Elas têm filtro melhor do que as demais e por isso têm capacidade de reter partículas menores do que as que cirúrgicas, comumente usadas, por exemplo. As de filtro ou de tecido são menos eficientes, mas ajudam.
O VÍRUS FICA EM SUPERFÍCIES?
O vírus é sensível e não se mantém por muito tempo em superfícies, como telefones e mesas. Segundo o professor Davis Ferreira, da UFRJ, ele só fica nos objetos enquanto houver umidade, como secreções.
Carro atropela público em desfile da família real holandesa.
Apeldoorn (Holanda) - Hoje quatro pessoas morreram e cinco ficaram gravemente feridas após serem atropeladas por um carro enquanto presenciavam o desfile da família real ,celebrando o Dia da Rainha no país. Outras oito pessoas se feriram levemente, informaram as autoridades locais, em entrevista coletiva.
O motorista, cidadão holandês de 38 anos que esta entre os muito feridos, disse que fez aquilo por querer, mas sem explicar seus motivos. Ele não tinha passagem na policia e nem problemas psiquiátricos
O incidente ocorreu quando o veiculo que levava a rainha beatrix e sua família viajavam pelas ruas de Apeldoorn ( a 90 km de Amsterdã ) passava por ali.
Nesse momento um carro preto veio de um cruzamento, atropelou parte do publico e bateu em uma coluna.
O veículo da família real foi imediatamente ao próximo Palácio de Het Loo, de onde foi dada ordem de cancelar todos os atos festivos nos quais a família real participaria hoje.
A rainha Beatrix, que estava junto com a família no local do atropelamento, compareceu à televisão para expressar seu pesar e transmitir solidariedade às vítimas e parentes.
"O que começou como um dia tão bonito terminou como um drama", disse a soberana.
As informações são da EFE