sexta-feira, 17 de julho de 2009

Ensaio para Marte

Astronautas passam 3 meses confinados em aparelho que simula viagem ao planeta, para testar resistência física e emocional

Rio - Os seis voluntários da simulação de voo ao Planeta Marte, que estavam isolados do mundo exterior há 105 dias, foram “soltos” ontem. Observados diariamente, eles participavam de uma espécie de ‘Big Brother’ com o objetivo de estudar os efeitos no homem do isolamento de longa duração.

A tripulação (quatro russos, um francês e um alemão) saiu do módulo do Instituto de Problemas Biomédicos (IPBM) da Academia de Ciências da Rússia sorridente e aparentemente em boas condições físicas.

O russo Serguei Riazanski, 34 anos, comandante da operação, disse estar “perfeitamente bem”. Iniciada em 31 de março, a experiência foi dividida em três partes: simulação do voo da nave pela órbita terrestre, trajeto a Marte e estadia do aparelho na órbita marciana.

Os seis viveram estes três meses em minúsculos cômodos individuais, de cerca de 3 metros quadrados. Desde que a escotilha foi fechada, suas únicas possibilidades de deixar o módulo eram em caso de doença ou outros fatores que pudessem forçar um voluntário a abandonar a experiência. No entanto, todos conseguiram chegar até o final.

A experiência foi uma prévia do projeto “Marte-500”, que simulará um voo ao Planeta Vermelho com outra tripulação e de início previsto para o final deste ano ou 2010. A próxima etapa consistirá em fechar seis pessoas no módulo durante 520 dias, duração total de uma missão a Marte. Um voo de ida e volta da Terra a Marte, que a Agência Espacial Europeia crê que terá condições de realizar em 2030, levaria 520 dias: 250 para a ida, 30 no local e 240 para a volta.

Entre os efeitos psicológicos e fisiológicos observados durante o período de isolamento no módulo estão o estresse, a regulação hormonal, a imunidade, a qualidade do sono e o humor da tripulação.

Agentes de endemias cruzam os braços em favelas, por medo

Responsáveis pelo combate ao mosquito da dengue, 100 servidores decidem parar depois que colega foi morto no lugar de estuprador

Rio - O desaparecimento do agente de controle de endemias Júlio Baptista Almeida da Silva Barroso, 29 anos, que teria sido confundido com um estuprador e sequestrado por traficantes da Favela Nova Brasília, no Complexo do Alemão, levou os supervisores dos mata-mosquitos a suspender o combate a focos do Aedes aegypti nas comunidades da área programática 3.1, que abrange os complexos do Alemão, da Penha e da Maré, as favelas de Manguinhos, Vigário Geral e Parada de Lucas e da Ilha do Governador. Cerca de cem agentes estarão fora das comunidades e serão remanejados.



Assustados com a barbárie, colegas do funcionário público contam muitos outros casos de violência e constrangimento em comunidades dominadas pelo tráfico. No Complexo do Alemão, por exemplo, há cerca de três meses, os mata-mosquitos passaram a trabalhar com agentes do Programa de Saúde da Família na tentativa de, em grupos, evitar riscos.

“As comunidades são nossa prioridade, principalmente pelas condições do sistema sanitário, mas os agentes de endemias não têm como trabalhar hoje nessas áreas. Todos serão transferidos para a área urbana até que haja resposta para esta situação”, afirmou um dos coordenadores da AP 3.1.

O índice de infestação considerado aceitável pela Organização Mundial de Saúde é de até 1% das residências e nessas comunidades, segundo os agentes, a taxa está em torno de 7%. Cada funcionário, que trabalha diariamente das 8h às 17h, visita 25 casas por dia.

Como O DIA noticiou ontem, Júlio teria sido confundido com um estuprador que se disfarçava de mata-mosquitos para atacar mulheres na região. Ele desapareceu na tarde do último dia 9, depois do trabalho. Segundo informações passadas à polícia, uma mulher teria apontado para o rapaz quando ele passava perto da antiga fábrica de refrigerantes na Estrada do Itararé, esquina com a Rua Jehovan Costa. Pelo menos sete homens que estavam em um ponto de mototáxi teriam abordado Júlio e o levado para dentro da favela.

Júlio teria tentado argumentar, mostrando sua identificação. Moradores e pessoas que passavam pela rua teriam sido espantadas pelo grupo. A mãe de Júlio, Dona Elenice Almeida da Silva, 71 anos, se agarra à religião para confortar o sofrimento. “Não tenho ilusão de que vou encontrá-lo. Nem sei se o corpo dele vai aparecer porque a gente sabe do que esses bandidos são capazes. Como sou espírita, sei que o espírito dele sempre estará por perto e por isso preciso ter e guardar apenas boas lembranças”, disse ela.

O prefeito Eduardo Paes cobrou a investigação do caso. “Não há certeza nisso, por enquanto é especulação. Eu fiz um pedido à polícia para que continue investigando”, disse Paes. Presidente do Movimento Popular de Favelas, William de Oliveira questionou a paralisação do serviço nas comunidades. “Somos solidários à dor da família, mas o trabalho não pode parar. As comunidades têm poucos serviços públicos e os focos do mosquito estão espalhados”. O secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, disse que não há determinação para retirar os agentes. “ Eles vão continuar entrando na comunidade porque precisamos fazer esse trabalho. Mas vamos dar a eles a condição de segurança”, afirmou.

Servidores denunciam falta de segurança

Agentes de controle de endemias vão se reunir hoje, às 9h, na porta da prefeitura, na Cidade Nova. Eles vão cobrar mais segurança e empenho nas buscas por Júlio. Os servidores também sugerem que agentes comunitários sejam capacitados para atuar nas comunidades e evitar situações de risco.

“Já ficamos sob fogo cruzado em confrontos e muitas vezes ficamos sob a mira de armas. Eu mesma passei um dia inteiro trabalhando no Alemão com um bandido armado atrás de mim. Ele queria que eu recolhesse caramujos africanos, apesar de essa não ser nossa função”, contou uma funcionária pública.

Outra agente de endemias disse que uma colega foi feita refém, enquanto cuidava de uma casa na Ilha . “Os bandidos invadiram a casa onde ela colocava o larvicida e a mantiveram presa por mais de meia hora”, lembrou.

Servidores também reclamam das condições de trabalho. Há postos instalados nas comunidades que funcionam, segundo os agentes, no banheiro de uma associação de moradores e até debaixo das escadas de uma igreja.

INVESTIGAÇÃO

INQUÉRITO EM TRÊS DELEGACIAS
Depois de passar por três delegacias, o inquérito sobre o desaparecimento de Júlio voltou para a 44ª DP (Inhaúma). Hoje, um amigo do agente de saúde, que recebeu a informação sobre sua suposta morte, será ouvido. Ontem, a irmã de Júlio prestou depoimento na delegacia.

CASO PARADO
As vítimas do estuprador que se passava por mata-mosquito viram a foto de Júlio e negaram que ele fosse o criminoso. “Esta certeza eu já tinha. Julinho era muito correto em tudo. A mãe sabe o filho que tem. Mas quero que todas as pessoas saibam quem ele era. Não quero que ele fique com nenhuma mancha”, disse Elenice Almeida, mãe do rapaz. “Infelizmente, o inquérito está parado. Três suspeitos detidos não foram reconhecidos”, disse o delegado Felipe Curi. Digitais coletadas na casa de uma vítima serão confrontadas com banco de dados do Detran.

ORDEM DO TRÁFICO
O agente de saúde teria sido morto por traficantes do Complexo do Alemão, por ter sido confundido com o criminoso que atacou sete vítimas disfarçado de mata-mosquito. A ordem para a suposta morte de Júlio pode ter partido do chefe do tráfico do local, Luciano Martiniano da Silva, o Pezão.

Palco do show de Madonna na França afunda e deixa 1 morto

Paris (França) - O afundamento do palco em fase de montagem para o próximo show em Marselha, sul da França, da cantora americana Madonna causou hoje a morte de uma pessoa, informaram fontes policiais. Várias pessoas também ficaram feridas no incidente, e ainda não se sabe as circunstâncias que o causaram.

Em nota transmitida pela Live Nation France, filial que organiza seus espetáculos, Madonna disse que está arrasada com a tragédia. "Acabo de saber da notícia trágica e estou prostrada. Minhas preces estão voltadas para os feridos e suas famílias, e expresso minha simpatia profunda por todos os envolvidos por esta notícia dilacerante", declarou a diva.

O palco para o show, previsto para 19 de julho, estava sendo montado no estádio Velodrome dessa cidade francesa.

Ex-guarda de prisão reclama de perseguição por 'ser sexy'

Londres (Inglaterra) - Uma ex-funcionária de uma prisão na Grã-Bretanha está processando seus antigos empregadores alegando ter se sentido forçada a pedir demissão após ter sofrido perseguição dos colegas por causa de sua beleza.

Segundo a BBC Brasil, Amitjo Kajla, 27 anos, afirma ter sido vítima de perseguição e assédio moral na prisão de Brindsford, em Wolverhampton, dedicada a jovens criminosos, pela maneira como se comportava e se vestia.

Mas nas primeiras audiências, vários de seus ex-colegas questionaram seu comportamento com os prisioneiros e deram a entender que ela se recusou a adotar sugestões sobre como se apresentar diante deles.

Eles alegam ter ouvido um prisioneiro dizer a ela: "A senhorita é muito sexy". Os ex-colegas também afirmaram que muitos dos prisioneiros sabiam onde Kajla morava.

A BBC Brasil ainda informa, que outra colega disse que Kajla não seguia as recomendações de manter o cabelo e a maquiagem discretos, e que usava um "uniforme justo".

Com informações de agências internacionais

Austrália: turista sobrevive por 12 dias perdido em montanha

Austrália - Um turista do Reino Unido de 19 anos foi encontrado hoje com vida depois de 12 dias perdido nas Montanhas Azuis, a oeste da cidade australiana de Sydney.v

Jamie Neale tinha sido visto pela última vez no último dia 3 quando saiu de seu albergue em direção ao cume do monte Solitary, uma excursão que habitualmente dura cerca de dez horas. Apesar de ser um turista com experiência, ele não retornou naquele dia.

Após o resgate, Neale foi encaminhado para um hospital. Seu pai e um tio chegaram a viajar à Austrália esta semana para se unir à equipe de buscas, formada por quase 60 pessoas.

As informações são da EFE

Bordel dá desconto para clientes que usam bicicleta em Berlim

Berlim (Alemanha) - Um bordel de Berlim, na Alemanha, encontrou um modo criativo de atrair clientes preocupados com o aquecimento global e com a crise econômica: o estabelecimento oferece desconto para clientes que usarem bicicletas para chegar ao local, informou a Reuters, nesta segunda-feira.

"A recessão atingiu o nosso ramo", disse Thomas Goetz, dono do bordel Maison d'Envie. "Esperamos que o desconto atraia mais pessoas. É bom para o meio ambiente, é bom para os negócios e é bom para as garotas".

Os clientes que chegarem ao bordel em uma bicicleta ou puderem provar que usaram um meio de transporte público ganharão um desconto de 5 euros (cerca de R$ 13) nos programas.

"Nós temos cerca de três a cinco novos clientes por dia que aproveitam o desconto", disse Thomas. Ele também garantiu que o trânsito nas imediações melhorou nas redondezas.

As informações são do Terra

Buquê de casamento causa acidente de avião na Itália

Roma (Itália) - A tradição de jogar buquês de flores durante casamentos causou a queda de um avião na noite do último sábado na Itália, informou o jornal Corriere della Sera.

Segundo a BBC Brasil, um acidente teria acontecido no parque Montioni, na cidade de Suvereto, na região da Toscana, depois que um casal de noivos contratou um avião para jogar as flores para as mulheres convidadas.

No entanto, elas teriam sido sugadas pelo motor da pequena aeronave no momento em que foram jogadas, causando um incêndio e uma explosão.

O piloto, Luciano Nannelli, de 61 anos, escapou sem ferimentos, mas o passageiro responsável por jogar o buquê sofreu traumatismos craniano e na face e fraturas em ambas as pernas.

Nenhuma das pessoas que estava na pousada onde a aeronave caiu sofreu ferimentos.

Mulher mais velha a dar à luz morre em decorrência de tumor

Los Angeles (EUA) - A espanhola Carmen Bousada, que se tornou a mulher mais velha do mundo a dar à luz, com 67 anos de idade, morreu em decorrência de um tumor, apenas dois anos e meio depois de ser mãe de gêmeos.

Poucos detalhes sobre a morte foram divulgados. O óbito foi informado pelo irmão de Carmen, ao jornal espanhol Diario de Cádiz.

Nem lugar onde Carmen morreu, aos 70 anos, foi divulgado, somente que aconteceu no sábado e que a mulher foi diagnosticada com um tumor poucos meses depois de ser mãe, de acordo com o jornal.

Segundo disse à imprensa quando foi mãe, a espanhola, da cidade de Cádiz, no sul da Espanha, teve que mentir sobre sua idade para receber um tratamento de fecundação in vitro, em uma clínica de Los Angeles, já que o limite legal é de 55 anos.

Após receber o tratamento, os gêmeos Pau e Christian nasceram em uma clínica de Barcelona, pesando 2,1 kg e 2,3 kg, respectivamente.

Os meninos, que nasceram sete semanas antes do previsto, ficaram hospitalizados durante três semanas, mas deixaram o hospital em bom estado de saúde.

O caso de Carmen a colocou no Livro Guinness dos Recordes como a "mãe mais velha do mundo", já que é 130 dias mais velha que a romena Adriana Iliescu, quem deu à luz a menina, Eliza, em 2005, aos 66 anos.

A gravidez e o parto de Carmen geraram debates sobre os aspectos éticos e humanos de uma maternidade tão tardia.

As informações são da EFE

FBI procura professor americano acusado de pedofilia

Washington (EUA) - O FBI incluiu nesta quinta-feira em sua lista dos mais procurados dos Estados Unidos Enric Justin Toth, um professor de 27 anos acusado de produzir pornografia infantil e que poderia estar se oferecendo na internet para dar aulas particulares.

A polícia informou que Toth, que trabalhava como professor em uma escola particular na área metropolitana de Washington, é procurado pelas acusações de pornografia infantil.

O FBI divulgou os dados e as fotografias do suspeito porque teme que ele possa se oferecer como professor particular na internet e pede a colaboração dos cidadãos para conseguir qualquer dado que possa levar à detenção dele.

Toth, 27 anos, mede 1,60 m e pesa 70 kg. Tem o cabelo curto e castanho, olhos verdes e, segundo as fotos distribuídas, costuma usar óculos.

O FBI desconhece o lugar de seu nascimento e sua nacionalidade, mas adverte que "pode ser considerado perigoso e poderia ter tendências suicidas".

Toth foi acusado por um júri do Tribunal Federal do Distrito de Maryland em 1º de dezembro de 2008 de ter produzido pornografia infantil no estado de Maryland e em outros lugares.

Naquele mesmo dia, foi publicada uma ordem federal de detenção, mas o professor segue em paradeiro desconhecido.

As infomrações são da EFE

Raio fere 25 durante jogo de futebol na Áustria

Estíria (Áustria) - Um raio feriu levemente 25 pessoas que disputavam ou assistiam a uma partida de futebol na região austríaca de Estíria, informou nesta quarta-feira a polícia.

O acidente aconteceu ontem à tarde, na cidade de Leoben, nas instalações da Associação Atlética da polícia local. Segundo informações, um grupo de pessoas foi treinar e decidiu passar a tarde jogando bola.

Depois de alguns minutos em campo, um raio caiu perto de uma das entradas do local, sem acertar ninguém. O impacto do raio, no entanto, derrubou vários jogadores e espectadores, que sentiram enjôos. Quatro pessoas foram levadas para um hospital, mas já receberam alta.

As informações são da EFE

Mulher perde 50 kg para adotar criança na Grã-Bretanha

Londres (Inglaterra) - Uma mulher da cidade de Beechwood, no interior da Grã-Bretanha, foi aconselhada a emagrecer para poder adotar uma criança. Melanie King pesava 127 kg e sofria de problemas de saúde decorrentes da obesidade, como asma.

Segundo a BBC Brasil, a mulher foi recusada para um tratamento de inseminação artificial na Grã-Bretanha por causa de seu peso, além de ter sofrido um aborto espontâneo ao fazer uma tentativa em outro país. Então, ela e o marido optaram pela adoção.

Mas para conseguir adotar ela teve que perder cerca de 50 kg, o que levou aproximadamente oito meses.

Um representante do Conselho de Middlesbrough, que cuidou do processo de adoção, explicou ao jornal local Evening Gazette que o bem-estar da criança é o principal critério na avaliação dos possíveis pais adotivos.

Com informações de agências internacionais

Carcereiro de Ingrid Betancourt é extraditado aos EUA

Bogotá (Colômbia) - O ex-chefe das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) Gerardo Antonio Aguilar, conhecido como "César", um dos carcereiros da ex- candidata presidencial colombiana Ingrid Betancourt e de três americanos, foi extraditado nesta quinta-feira aos EUA, confirmaram fontes policiais.

Cerca de 50 homens da polícia escoltaram "César" até o avião do departamento antidrogas americano (DEA) que o transferirá a Washington para que seja julgado por um tribunal do Distrito de Columbia pelos crimes de narcotráfico e lavagem de ativos.


As informações são da EFE

Explosão em fábrica de fogos de artifício mata 6 no Paquistão

Islamabad (Paquistão) - Pelo menos seis pessoas morreram nesta quarta-feira e várias ficaram feridas numa explosão que destruiu uma fábrica de fogos de artifício no leste do Paquistão, informou a emissora Geo TV.

O acidente aconteceu na localidade de Muridke, perto da cidade de Lahore, capital da província de Punjab, no leste do país. A fábrica funcionava numa casa alugada. Além de derrubar o imóvel, a explosão causou danos às residências próximas.

No sul da Ásia, são frequentes os acidentes em fábricas de explosivos, fogos de artifício e morteiros. Geralmente, estes estabelecimentos desrespeitam as normas de segurança estipuladas pelas autoridades.

As informações são da EFE

Farc libertam 2 engenheiros civis sequestrados há 8 meses

Bogotá (Colômbia) - Dois engenheiros civis sequestrados pela guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) há oito meses foram libertados nas últimas horas em uma estrada do Departamento (Estado) colombiano de Arauca, na fronteira com a Venezuela.

De acordo com informações da Radio Caracol, os dois libertados, identificados como Lina María Mogollón Vargas e Sergio Antonio Cobos Gómez, foram sequestrados por guerrilheiros das Farc em 20 de novembro de 2008 nos arredores do complexo petroleiro de Arauca, onde trabalhavam.

Cobos Gómez disse à rádio que viver em cativeiro "é difícil" e que não deseja isso para "nenhum ser humano". Livre, ele afirmou sentir "uma felicidade enorme".

O engenheiro civil não sabe se a empresa pagou um resgate para que eles fossem libertados.

Segundo números oficiais, as Farc mantêm mais de 700 pessoas sequestradas em todo o país.

As informações são da EFE

Equipes encontram 2 caixas-pretas de avião no Irã

Teerã (Irã) - Autoridades do Irã anunciaram que foram encontradas duas das três caixas-pretas do avião da Caspian Airlines que caiu no norte do país, na quarta-feira, com 168 pessoas a bordo.

Segundo informações da BBC Brasil, pelo menos uma das duas caixas estava danificada. As caixas-pretas devem ser enviadas para análise na Rússia, pela fabricante do avião - um Tupolev Tu-154 com 22 anos de uso.

Os destroços da aeronave estão espalhados por uma grande área rural da província de Qazvin, a 120 km a noroeste de Teerã.

O avião fazia o voo entre a capital iraniana e Yerevan, na Armênia, quando caiu 16 minutos após a decolagem. Testemunhas afirmam ter visto a aeronave descer "de bico", com a cauda em chamas.

Com informações de agências internacionais

Foco na Zona Sul

Rio - As favelas Pavão, Pavãozinho e Cantagalo, em Ipanema e Copacabana, serão as próximas a receber uma Unidade de Polícia Pacificadora — o programa que tem ocupado comunidades e expulsado traficantes de drogas.

A ocupação, que ocorrerá ainda em 2009, reforçará a tendência de priorizar o trabalho em favelas da Zona Sul — Dona Marta, em Botafogo, e Chapéu Mangueira/Babilônia, no Leme, já estão sob o controle da PM. As outras comunidades beneficiadas são o Batan, em Realengo, e Cidade de Deus, em Jacarepaguá.

Protesto do crime

A ocupação do Pavão/Pavãozinho era prevista por traficantes dos morros. Eles chegaram a promover uma reunião com moradores para que estes reclamassem de algumas obras do PAC nas comunidades e fizessem um abaixo-assinado contra a ida da polícia.

Quarentena para pessoas próximas à paciente

Rio - Pessoas que tiveram contato com a paciente do Rio estão sendo monitoradas. Um parente dela apresentou sintomas leves e passa bem. O secretário Hans Dohmann argumentou que, quando buscou o PAM, a vítima não preencheu os critérios para uso do medicamento Tamiflu. “Tomamos todas as medidas necessárias”, garante.

A confirmação da morte não muda a estratégia adotada no Rio, segundo Dohmann, que disse não temer aumento de procura nos hospitais por conta de casos de gripe. “Essa é uma gripe que em 99,55% dos casos o paciente passa sem complicação, e a letalidade ocorre em cerca de 0,45%, igual à gripe comum. Essa mulher faz parte da minoria que morre sem ser do grupo de risco e que tem o tipo agressivo da gripe”, disse.

Morta não era do grupo de risco

O Rio registrou a primeira morte por gripe suína. Uma mulher de 37 anos morreu segunda-feira de pneumonia depois de passar oito dias internada em um hospital particular da Zona Norte da cidade. Em todo o Brasil, já são 11 óbitos pela doença — 7 no Rio Grande do Sul, 3 em São Paulo e um no Rio. Do total, 7 foram confirmados ontem. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou que o vírus já circula no País. Ou seja: não é transmitido apenas a quem viaja ao exterior ou tem contato com quem viajou.

Segundo o secretário municipal de Saúde do Rio, Hans Dohmann, a primeira vítima da doença na cidade não viajou recentemente para outros países, nem teve contato com pessoas que vieram do exterior. A mulher não se encaixa no perfil de risco da doença, pois não tinha fragilidade de saúde pré-existente que pudesse agravar seu estado. Além dela, outras duas das sete pessoas que tiveram as mortes confirmadas ontem também não seriam do grupo de risco.

A paciente procurou um PAM no dia 3, onde foi medicada contra gripe comum e orientada a retornar em caso de piora. Dia 5, já com sintomas de pneumonia, foi para o hospital particular. A confirmação da gripe suína veio dia 10 e ontem foi concluído outro exame.

Segundo Temporão, o histórico de um paciente de São Paulo, que morreu dia 30, foi o que fez subir o alerta em relação ao contágio no Brasil. “O caso confirma que o novo vírus circula em território nacional. Após profunda análise da vida do paciente, não foi possível encontrar qualquer vínculo com alguém que tenha viajado. Essa é a primeira evidência de que o vírus circula no País”, afirmou.

A constatação coloca o Brasil como o oitavo país do mundo a ter transmissão sustentada da doença, além de EUA, México, Canadá, Chile, Argentina, Austrália e Reino Unido — países para onde o ministério desaconselhou brasileiros a viajarem. Além de São Paulo, há evidências de que o vírus também já circula no Rio Grande do Sul, diz Temporão.

Crazy Notice