segunda-feira, 13 de julho de 2009

Terceira vítima de gripe suína é um menino de 9 anos

Porto Alegre - A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul informou na tarde desta segunda-feira que o terceiro caso fatal da gripe suína no País é de um menino de 9 anos de idade. Em entrevista coletiva, o secretário de saúde do município, José Wink, informou que a morte ocorreu no último dia 5 e o resultado positivo para o vírus Influenza A (H1N1), realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O garoto morava com a família na cidade de Sapucaia do Sul. A criança teve contato com um irmão adolescente, que apresentou sintomas leves de gripe em 27 de junho. O rapaz é contato de uma professora que também apresentou sintomas da gripe e realizou viagem à Argentina. Um familiar da professora também teve confirmação por laboratório para influenza A (H1N1).

A vítima teve pneumonia e ficou internado na UTI do Hospital de Clínicas, em Porto Alegre, onde morreu. A primeira morte confirmada pela doença foi também no Rio Grande do Sul. Este, era um caminhoneiro que havia chegado a pouco tempo também da Argentina. O segundo caso confirmado pelo Ministério da Saúde é de uma menina de 11 anos, moradora de Osasco, que veio a óbito dois dias depois dos primeiros sintomas da gripe.

Balanço do governo federal aponta que no Brasil existem 1.027 casos de Influenza A confirmados no Brasil.

Mais de 1000 casos

Nesta sexta-feira foram confirmados mais 52 casos confirmados de gripe suína no Brasil. Número de casos chega a 1027 casos no País. De acordo com nota divulgada pelo Ministério da Saúde na tarde desta sexta, as vigilâncias epidemiológicas do estado de SP e do município, onde foi registrada a nova morte, estão investigando os contatos da menina e da família para encontrar possíveis vínculos com pacientes vindos do exterior ou com pessoas sintomáticas de gripe.



Os novos casos registrados nesta sexta-feira estão em São Paulo (13), Minas Gerais (11), Rio Grande do Sul (11), Rio de Janeiro (9), Pará (3), Tocantins (3), Alagoas (1) e Pernambuco (1). Também nesta sexta, dois casos do Paraná foram excluídos por erro no preenchimento do banco de dados.

As informações das autoridades sanitárias são de que os principais locais de provável infecção dos casos importados foram Argentina (359 casos), Estados Unidos (97) e Chile (61). Com exceção do óbito registrado nesta sexta, e familiares da vítima infectados, cuja transmissão ainda está em investigação, todos os casos autóctones (de pessoa para pessoa) têm vínculos epidemiológicos com pacientes procedentes do exterior.

Segundo a última atualização da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 6 de julho, havia 94.512 casos da nova gripe, em 122 paíse. O número de óbitos foi de 429, com uma taxa de letalidade de 0,45%.

Crazy Notice