Chile - Hortensia Bussi, viúva do ex-presidente chileno Salvador Allende, morreu nesta quinta-feira em casa em Santiago, aos 94 anos, como informaram fontes ligadas a sua família. De acordo com elas, no momento da morte, por causas que ainda não foram informadas, Hortensia estava em companhia de suas filhas Carmen Paz e Isabel Allende, que é deputada.
Nascida em 22 de julho de 1914, Hortensia Bussi foi professora de história e geografia e após o golpe militar que custou a vida de seu marido, em 11 de setembro de 1973, se exilou no México. Em 1940, se casou com Salvador Allende, com quem teve três filhas: Carmen Paz, Beatriz, já falecida, e Isabel.
Durante a ditadura de Augusto Pinochet, a viúva de Salvador Allende se comprometeu de forma decidida com as forças políticas que, do exílio, lutaram pela recuperação da democracia. Para seu 94º aniversário, em julho do ano passado, a atual presidente do Chile, Michelle Bachelet, enviou para Hortensia uma carta de saudações em que transmitiu sua admiração, "por seu exemplo de integridade".
A presidente chilena louvou também a viúva de Allende pelo que chamou "de enorme compromisso com a democracia". Segundo pessoas próximas, Hortensia morreu de forma tranquila e se manteve absolutamente lúcida até os últimos momentos de sua vida.
As informações são da EFE