terça-feira, 9 de junho de 2009

Senador Demóstenes Torres apresenta denúncias sobre a nova ferramenta do Google

Programa criava atalho e facilitava a pedofilia

Brasília - O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) apresentou nesta terça-feira no plenário as denúncias feitas por O Dia sobre a nova ferramenta do Google, que criava atalho para a pedofilia na Internet.



"O jornal O Dia descobriu que, ao invés de criar todos os mecanismos para impedir o acesso à pedofilia na Internet, o Google desenvolveu uma ferramenta que, ao contrário, quando começamos a digitar um nome aparecem dez outros que muitas vezes induzem à pedofilia. Digitamos a expressão: meninas de e já entram outras denominações como: meninas de 13 anos transando ou meninas de calcinha ou meninas de 15 anos fazendo sexo ou meninas de 13 anos fazendo sexo, e assim por diante", disse o senador".

Site "completa" palavras para oferecer ao usuário buscas mais digitadas, mas não filtra conteúdo ilegal, como a pornografia infantil. O senador contou ainda que entrou em contato com o advogado do Google, que disse "estar arrumando uma ferramenta para corrigir o problema".

O recurso responsável pelas dicas foi lançado no último dia 25. Batizado de Google Suggest (Sugestões Google), a nova ferramenta oferece aos usuários do site 10 opções de frases que são apresentadas à medida que ele digita o termo que deseja pesquisar.

Demóstenes disse ainda que "vai convocar uma audiência para solucionar definitivamente o problema".

Crazy Notice