quarta-feira, 3 de junho de 2009

Tensão no Pacífico

Com ameaças da Coreia do Norte, Obama se compromete a proteger a Coreia do Sul com ‘guarda-chuva nuclear’ e envia caças ao Japão


Pyongyang e Washington - Ante à ameaça da Coreia do Norte ao seu vizinho, o presidente dos EUA, Barack Obama, deve assinar compromisso referente à permanência de seu “guarda-chuva nuclear” sobre a Coreia do Sul. Segundo fontes do governo de Seul, pela primeira vez os Estados Unidos poderiam comprometer-se a proteger a Coreia do Sul com seu chamado guarda-chuva, algo que já acontecia de maneira tácita desde o fim da Guerra da Coreia em 1953.

No encontro entre o presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, e seu colega Barack Obama na Casa Branca, dia 16, os dois líderes discutirão medidas de resposta à Coreia do Norte pelo teste nuclear. 

No sábado, o governo americano decidiu reforçar sua presença no Pacífico com o envio de 12 caças F-22 Raptors ao Japão. Os aviões chegaram à base aérea de Kadena, na província japonesa de Okinawa. “Não ficaremos parados enquanto a Coreia do Norte desenvolve capacidade para semear a destruição", disse o secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates. Porta-voz do Pentágono informou, no entanto, que a prioridade para resolver a questão nuclear é a “diplomacia”.

As medidas dos EUA foram tomadas depois que fonte de Washington disse a um jornal sul-coreano que Pyongyang prepara a transferência de um míssil balístico intercontinental de uma fábrica próxima à capital para uma base de lançamento na costa Leste.

Nesta semana, a Coreia do Norte alertou sobre a possibilidade de um conflito, dizendo que não estava mais amarrada a um armistício que encerrou com a Guerra das Coreias (1950 a 1953).

Crazy Notice