quarta-feira, 24 de junho de 2009

Tempestade 'Andrés' vira furacão perto da costa mexicana

México - A tempestade "Andrés" se tornou hoje um furacão de categoria 1 com ventos máximos de 120 km/h e sequências de 140 quilômetros, perto da costa do estado mexicano de Jalisco, informou à Agência Efe uma fonte do Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

O SMN explicou que "Andrés", que passou esta tarde de tempestade tropical para furacão, está a 100 quilômetros da localidade de Cihuatlán (Jalisco) e que se desloca para noroeste a 20 km/h.

No entanto, o SMN previu em seu último boletim (19h, Brasília) que "Andrés" voltará à categoria de tempestade tropical no início da quarta-feira (3h), quando poderá ter ventos sustentados de 110 km/h e sequências de 140 quilômetros.

Para a quinta-feira, se espera que toque terra na península de Baixa Califórnia, onde existe uma exclusiva zona turística.

Poucas horas antes da confirmação do surgimento do furacão, categoria um na escala Saffir Simpson, as autoridades do estado de Jalisco tinham decretado alerta máximo.

O diretor-geral de Defesa Civil do estado de Jalisco, Trinidad López, indicou que já foi pedido aos hotéis da região que os turistas permaneçam em seus quartos e não vão às praias.

O funcionário disse que hoje foram canceladas as aulas nessa região do país e que também "seguramente" amanhã acontecerá o mesmo.

A passagem de "Andrés" pelo Pacífico mexicano produziu danos pequenos nos estados litorâneos.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil do estado de Guerrero, onde foram abertos dois refúgios temporários, reportou árvores, postes de luz, afundamentos de ruas e inundações de casas na cidade de Acapulco.

Fontes do organismo disseram à Agência Efe que um homem identificado como Raúl Cortés, que foi pescar na praia, acabou arrastado por uma onda e está desaparecido.

Espera-se que em poucos minutos o SMN publique um boletim com detalhes da evolução do furacão "Andrés".

As informações são da EFE

Crazy Notice