Irã - Torcedores iranianos se manifestaram nesta sexta-feira contra a reeleição de Mahmoud Ahmadinejad, durante partida entre Irã e Coreia do Sul, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo, em Seul.
Na noite de terça-feira, iranianos recorreram a uma antiga forma de protesto, usada há 30 anos, durante a revolução islâmica. Os manifestantes foram para as janelas de suas casas gritar slogans contra Ahmadinejad.
A oposição iraniana convocou para hoje novos protestos para pedir a anulação dos resultados das eleições presidenciais da sexta-feira, por considerar que o processo foi fraudulento. Mir Hossein Moussavi denunciou uma fraude eleitoral em favor de Ahmadinejad, que venceu o pleito em primeiro turno, segundo o Ministério do Interior iraniano.
Desde então, o Irã foi palco de protestos e distúrbios entre a oposição e as forças de segurança - apoiadas por milicianos islâmicos Basij - que deixaram pelo menos sete mortos.
Diante da tensão no país, o Conselho de Guardiães - órgão que deve validar os resultados eleitorais - decidiu realizar uma apuração parcial das urnas que apresentem irregularidades, medida que a oposição considera insuficiente.
Com agências internacionais