A polícia informou que foram encontrados na zona oeste de São Paulo os quadros roubados da casa da família Maksoud no último domingo. As obras ainda devem ser periciadas para que seja comprovada a autenticidade.
Naquele dia, um grupo de assaltantes invadiu uma mansão nos Jardins, região nobre da capital paulista. Eles levaram telas de Candido Portinari ("O Cangaceiro" e "Retrato de Maria"), uma pintura de Tarsila do Amaral ("Figura em Azul"), além de uma obra de Orlando Teruz. Jóias e dinheiro também foram roubados.
Ontem, a Polícia Civil divulgou o retrato falado de três suspeitos. Anteriormente, a Secretaria de Segurança Pública chegou a afirmar que só divulgaria as imagens em um momento oportuno para não atrapalhar as investigações.
O crime
De acordo com a Polícia Civil, os assaltantes chegaram à residência no domingo pela manhã. Eles estavam com um vaso de flores e disseram que seria uma entrega de Dia das Mães. Foi quando renderam a dona da casa, a nora e quatro empregados. Os homens ficaram na casa por mais de uma hora e ainda teriam feito um lanche antes de sair.
Os depoimentos dos reféns divergem sobre o número de criminosos, mas a quadrilha tinha pelo menos dez pesssoas fortemente armadas. Inicialmente, o delegado do 78° Distrito Policial (Jardins), Celso Damasceno, afirmou não acreditar que se trata de especialistas em roubos de quadros famosos.