sábado, 2 de maio de 2009

Confrontos marcam Dia do Trabalho na Alemanha.



Berlim (Alemanha) - Os distúrbios protagonizados por radicais de esquerda e arruaceiros, assim como os bloqueios a várias passeatas de neonazistas, dominaram o Dia do Trabalho na Alemanha, em um dia de pouca mobilização de sindicatos.

Nas cidades de Berlim,Mainz,Ulm e Hamburgo, milhares de manifestantes de esquerda impediram os protestos convocados pelo ultra direitista Partido Nacional Democrático Alemão (NPD).

Na capital alemã, centenas de jovens ocuparam as pçataformas de estação do metrô e outros acessos à central do NPD, onde o presidente do partido, Udo Voigt, pretendia falar.

Um poderoso contingente policial agiu com rigor para impedir que os manifestantes de esquerda chegassem até a sede do NPD.

Cenas parecidas ocorreram em Mainz, onde centenas de jovens ocuparam acessos e plataformas de estação do trem, e também em Ulm, onde diversas organizações se uniram para fazer frente a extrema-direita.

Tanto em Berlim, quanto em Mainz, menos de 200 neozistas conseguiram chegar aos locais de suas convocações.

Ontem à noite, houve duros confrontos em Berlim e em Hamburgo entre agentes antidistúbios e centenas de radicais de esquerda, misturados a arruaceiros.

Segundo dados policias, 48 agentes ficaram feridos e 57 manifestantes ficaram detidos em Berlim.

Os incidentes ocorrem por volta da 0 hora local quando cerca de 200 pessoas lançaram garrafas e paralelepípedos contra os policiais, além de atear fogo a vários contêineres de lixo.

Já a Confederação de Sindicatos Alemães (DGB, em alemão) reuniu sete mil trabalhadores em seu comício central, em Bremen, onde o presidente da organização, Michael Sommer, pediu uma rápida reforma do sistema financeiro do país, chamado por ele de "Capitalismo de cassino".

A estimativa é de que quase 400 mil pessoas tenham participado dos 40 atos convocados em toda a Alemanha, frente às 530 mil do ano anterior.

fonte: EFE

Meu Comentario: Isso nada mais é do que um bando de gente que não sabe defender seu ponto de vista político de modo pacífico e tem que apelar para se juntar com outros grupos e fazer confrontos com a polícia local achando que isso vai adiantar de algo, no final simplismente algumas dezenas ou centenas vão acabar se ferindo ou até morrendo por o que poderia ser discutido e resolvido com um bom diálogo.

Crazy Notice